15 10 2021
| Atualizado em
14 02 2022

Google Ads para Empresas: O que é preciso saber?

Google Ads para Empresas: O que é preciso saber?
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O Google Ads, é uma ferramenta do Google, desenvolvida para ser uma solução de publicidade on-line onde empresas disponibilizam seus produtos e serviços na pesquisa do Google, YouTube e demais sites.

Com o Google Ads é possível definir metas para os anúncios como gerar visitas ao site e chamadas telefônicas, além de personalizar o orçamento por segmentação e iniciar, ou interromper, a exibição de anúncios quando quiserem.

Conforme o Google, cerca de 90% das pesquisas são feitas através dele, 9 em cada 10 sites são parceiros do Google e a empresa é a ferramenta número 1 em vendas. Para que seu anúncio tenha um bom desempenho, precisa ser definido um objetivo de campanha e aplicadas estratégias, otimização e análises durante a campanha.

As vantagens para as empresas anunciarem no Google Ads

O Google é atualmente a maior rede de pesquisas do mundo digital. Os anúncios realizados na plataforma são importantíssimos para os negócios que buscam um bom crescimento no mercado. Separamos aqui as principais vantagens de anunciar no Google Ads: ?

  • Fornecimento de dados: o Google disponibiliza diferentes tipos de métricas para que sejam feitas as análises de resultados, possibilitando ver tudo o que funciona e o que não funciona;
  • Aumento de leads: é possível gerar leads em grande escala;
  • Reconhecimento: o Google gera maior credibilidade e segurança, o que facilita no reconhecimento e fortalecimento da marca; 
  • Maior flexibilidade: o mecanismo permite a personalização de campanhas e anúncios que agem de acordo com as necessidades da empresa.

Como os anúncios são cobrados no Google Ads?

Você paga apenas pelos resultados reais mensuráveis, como cliques no site e ligações comerciais. A forma de cobrança mais comum do Google Ads é o custo por clique, mais conhecido por sua sigla CPC.

No CPC, podemos definir um valor máximo que estamos dispostos a investir por cada clique. Aqui não é uma boa colocar um valor muito baixo, se o mercado for bem concorrido, pois isso não irá ajudar muito para que o seu anúncio apareça nas posições de destaque da primeira página. Lembrando que, segundo pesquisas, quase 90% das pessoas não passam da primeira página do Google em suas pesquisas.

Também é possível definir um orçamento total para o investimento, ou escolher um valor a ser investido por dia e também os horários que você deseja que o seu anúncio apareça.

Como usar as palavras-chave?

As palavras-chave, são importantíssimas em um anúncio realizado no Google Ads, portanto, utilize as palavras relacionadas ao seu negócio, no campo de pesquisa do Google. Para isso, conheça alguns tipos de anúncios que a plataforma oferece:

Existem três tipos básicos de anúncio do Google Ads:

  • Campanhas da rede de pesquisas: os anúncios são exibidos em formato de texto nas páginas de resultados da Pesquisa do Google, quando um alguém faz uma busca por um produto ou serviço semelhante ao seu;
  • Campanhas da rede de display: normalmente mostram anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos que os clientes visitam. Segundo o Google, essa especialidade de anúncio tem um alcance de um pouco mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo;
  • Campanhas de vídeo: em geral, exibem anúncios em vídeo de até 15 segundos antes ou durante a reprodução do conteúdo do YouTube e em sites e apps de parceiros de vídeo do Google.

As opções de correspondência de palavra-chave no Google Ads

Palavras-chave são frases ou palavras que descrevem seu produto ou serviço. Elas são usadas para exibir seus anúncios para as pessoas. Por isso, é de extrema importância selecionar palavras-chave relevantes, de alta qualidade e com um número significativo de buscas, visando alcançar os usuários e com uma possibilidade maior de se tornarem seus consumidores.

Lembre-se que uma lista eficaz de palavras-chave pode ajudar a melhorar o desempenho dos seus anúncios. Conheça os tipos de correspondência de palavras-chave:

  • Ampla - Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas relacionadas à sua palavra-chave, incluindo buscas que não contêm os termos dela. Para utilizar este tipo de correspondência, deve-se colocar as palavras-chave dessa maneira: Palavras-chave. Ou seja, sem utilizar nenhum ponto, aspas, parênteses, etc. Diferentemente das outras correspondências, nas quais precisamos adicionar alguns símbolos para serem validadas;
  • De Frase - Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem o significado da sua palavra-chave. Para utilizar este tipo de correspondência, deve-se colocar as palavras-chave, entre aspas. Exemplo: “Palavras-chave”;
  • Exata - Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que tenham o mesmo significado ou a mesma intenção da palavra-chave. Para utilizar este tipo de correspondência, deve-se colocar as palavras-chave, entre colchetes. Exemplo: [Palavras-chave].

Saiba quais são os principais passos que você precisa fazer para que seu negócio cresça no Google Ads

Definição de objetivo

Ao criar a campanha no Google Ads ele irá auxiliar qual o objetivo de sua campanha. Como, por exemplo: aumentar as visitas em seus sites, os recebimentos de ligações de orçamentos e aumentar as vendas na sua loja online.

Crie sua mensagem

Sempre destaque em seu anúncio as principais informações que você deseja que seu cliente veja. Prefira frases curtas que tenham uma chamada para ação, chamando a atenção do usuário e direcionando o mesmo para o seu site.

Defina o seu orçamento

De nada vale você definir o objetivo de sua campanha, o local do anúncio e a chamada dele, se sua verba não é compatível com este alcance. Uma dica é começar pequeno e fazer testes; por mais que você já tenha ouvido que a internet faz milagres, não adianta fazer tudo de qualquer forma. Para que os “milagres” ocorram e você consiga alcançar as pessoas certas no momento certo, serão necessários alguns testes.

Quando estiver familiarizado com as suas possibilidades, aí sim, as coisas vão começar a fluir.

Quer saber mais como destacar sua empresa no Google? Aqui no blog da WB Web você encontra diversos conteúdos sobre como seu negócio pode ser visto e lembrado através do marketing digital. Não deixe de conferir!

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Redator(a) WB Web

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