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Instagram Shopping: você já ouviu falar?

17 Maio 2018
Instagram Shopping: você já ouviu falar?

Instagram Shopping é a mais recente ferramenta disponibilizada pela rede social Instagram. A novidade traz a possibilidade de criação de uma loja virtual para o seu negócio. O novo recurso da rede social vem sendo testado e utilizado nos Estados Unidos desde o ano passado, o Instagram Shopping, como é chamado o novo mecanismo, só foi liberado no Brasil e em mais sete outros países no dia 20 de março deste ano. Nesse blog post vamos mostrar como criar sua loja virtual no Instagram. Confira!

Instagram

Todos sabemos que o Instagram por si só é uma rede social que tem a capacidade de potencializar a divulgação de marcas/produtos/serviços, e também de facilitar a relação de compra e venda, além de ser uma ferramenta que permite fácil interação entre marca e cliente. Agora, a plataforma foi atualizada e facilitou o caminho entre divulgação do produto/serviço e aquisição, hoje o Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual e possibilita direcionar o usuário para dentro da sua loja virtual para a finalização da compra.

Atualmente o Instagram é a segunda rede social mais usada pelas marcas brasileiras, cerca de 80,2% dessas empresas afirmam usar a rede como ferramenta indispensável em seus esforços de marketing digital.

O grande potencial da novidade “Instagram Shopping” é a possibilidade de criar posts clicáveis que oferecem informações do produto e encaminham diretamente para a compra e isso tudo sem a necessidade obrigatória de se criar um anúncio, ou seja, resultados chegando de forma orgânica para o seu negócio.

Como funciona o Instagram Shopping?

Para usufruir de todos os recursos do Instagram Shopping, a marca/negócio precisa possuir ou implantar sua loja virtual, para que nela sejam disponibilizados todos os produtos que serão comercializados, lembrando que a concretização da venda é feita apenas na loja virtual.

Pois bem, loja virtual criada e disponibilizada na internet o próximo passo é realizar a integração entre o Instagram e a Loja Virtual, sua loja a partir desse momento trabalhará em conjunto com o Instagram e vice e versa, criando assim um novo canal de divulgação e consequentemente trazendo um novo elemento facilitador para o seu processo de vendas.

O Instagram disponibilizará a possibilidade de interação clicável em seu posts e também a inserção de tags (etiquetas) que possuirão informações prévias do seu produto/serviço, como nome, preço e descrição.

Instagram Shopping

Dessa forma, seu cliente em potencial fica a par de todas as informações necessárias do produto que deseja adquirir, tudo isso através do post clicável que foi desenvolvido especialmente para a divulgação do seu produto “X”. E isso pode ser feito com todos os seus produtos/serviços.

Vender com o Instagram nunca foi tão fácil, resumindo:

  • Crie sua loja virtual, adicione seus produtos fotos, variações, descrições e preços. Configure os meios de pagamento (ex: PagSeguro, Moip, Mercado Pago) e envio (ex: Correios, Loggi, Jadlog), para facilitar a compra online.
  • Vincule seu catálogo de produtos ao Instagram, adicione seu catálogo de produtos ao Business Manager e vincule-o à sua conta do Instagram. Comece a taggear (adicionar etiquetas) produtos nos seus posts.
  • Redirecione seus seguidores diretamente para o seu carrinho de compras, os usuários interessados em seu produto específico do seu post poderão clicar e rapidamente chegar na sua loja virtual e comprar na hora.

Seguindo esses passos, seus clientes fluirão dos seus posts do Instagram para sua loja virtual.

Outras vantagens do uso dessa ferramenta

Seus produtos organizados em um catálogo: para os clientes vai ser um diferencial ver os produtos com fotos e preços e os meios de pagamento e envio integrados, pois a ferramenta oferece aos seus clientes a possibilidade de pagar pela internet com qualquer meio de pagamento e de receber seus produtos na porta de casa com o meio envio de sua preferência.

Além disso, quem administra perfis de lojas virtuais sabe o quanto essa nova funcionalidade tornará o processo de compra mais prático, uma vez que grande parte dos questionamentos recebidos nos comentários da rede social são geralmente de pessoas interessadas no produto, e havendo esse direcionamento para a loja, essas dúvidas serão facilmente sanadas, uma vez que estando no ambiente virtual da loja o cliente encontrará todas informações necessárias que busca sobre o produto desejado, aumentando assim o tráfego para o seu e-commerce sem prejudicar seu feed de posts e mantendo intacto a experiência de uso no Instagram.

Por isso é imprescindível que empresas que possuam lojas virtuais efetuem essa integração com a rede e assim aproveite a projeção de crescimento em vendas por e-commerce no Brasil para os próximos anos. Segundo pesquisa do Instituto Forrester em parceria com o Google, o comércio virtual do país deve crescer em média 12,4% ao ano até 2021, sendo que a compra por dispositivos móveis deve dobrar até lá chegando a 41% das transações virtuais.

Por isso, é necessário um plano de marketing digital completo e integrado para aproveitar as novas oportunidades que o cenário digital tem a oferecer.

Ainda com dúvidas sobre o Instagram Shopping e como manusear essa nova funcionalidade? Fale conosco! Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe.

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