E-mail marketing: 5 dicas para alcançar o sucesso
Uma das mais antigas ferramentas de comunicação da internet, o e-mail se mantém até hoje como um protagonista das estratégias de marketing digital. Você, empresário, já deve ter pensado pelo menos uma vez em realizar uma campanha de e-mail marketing, e com certeza recebe dezenas desses conteúdos todos os dias!
O problema é que, em muitos casos, uma ação de e-mail marketing acaba não trazendo muito retorno, apresentando baixos índices de abertura e leitura, e menos ainda de cliques e conversão. Mas o que há de errado?
Bem, algumas ações podem estar desencontradas da realidade do seu negócio. Por isso, separamos aqui uma lista com 5 dicas para você rever sua campanha, aplicar e alcançar o sucesso merecido! Confira:
1. Conquiste seus leitores um a um
Atenção especial para esta dica, que começa com uma recomendação sobre algo que você não deve fazer de jeito nenhum: comprar um mailing pronto. Esse tipo de material, que pode ser facilmente encontrado à venda na internet e em áreas de comércio ambulante, é ilegal e pode prejudicar muito sua campanha e a reputação de sua empresa.
Em vez disso, prefira conquistar o e-mail dos seus leitores: coloque formulários de contato e assinatura de newsletters bem posicionados nas páginas do seu site e sempre dê ao usuário opção para que ele possa se descadastrar da sua lista.
Lembre-se: mais vale uma lista modesta, cheia de contatos que realmente querem estar ali, do que um banco de dados enorme, com e-mails de pessoas que sequer sabem que você existe.
2. Segmente seu banco de dados
Uma vez que você tenha construído um mailing de qualidade, é hora de separar os seus contatos por segmentos, como cidade, idade, sexo, preferências, tipos de compra que já realizou no e-commerce, entre outras possibilidades.
Com um banco de dados bem segmentado, suas campanhas ganham mais eficiência, pois chegam a pessoas que realmente se interessam pelo que você tem a dizer. Isso sem falar na economia, claro!
3. Invista em um visual atrativo
Um bom layout da sua mensagem de e-mail marketing é essencial para atrair e reter a atenção de quem está lendo. E aqui não falamos apenas de cores e imagens, mas também de diagramação, disposição do texto, tamanho e tipo da fonte, dentre outros aspectos.
Mensagens de e-mail marketing bagunçadas, sem a menor noção de ordem, são sumariamente ignoradas pelo usuário, além de demonstrarem um aspecto de falta de profissionalismo por parte de sua empresa.
4. Construa um título matador
O título (assunto) é geralmente a primeira coisa com que o usuário entrará em contato ao receber o seu e-mail marketing — portanto, ele deve ser muito bem escolhido! Um bom título tem de 25 a 50 caracteres e contém expressões que provocam necessidade, desejo e sentimento de urgência no leitor.
5. Monitore os resultados
Fique o tempo todo ligado às estatísticas geradas a partir do envio de suas mensagens de e-mail marketing — elas são de extrema importância para que você tenha plena noção do sucesso ou insucesso de suas ações. Com esse tipo de informação em mãos, você pode fazer alterações pertinentes e gerar campanhas cada vez mais eficientes.
Agora que você entendeu como usar o e-mail marketing em suas estratégias online, que tal continuar por dentro das melhores práticas do mercado? Siga nosso perfil no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma novidade que compartilhamos!
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