Estratégias para Manter sua Presença Digital em Dia
Para ter uma boa presença digital é importante mencionar que o processo de manutenção da presença digital deve ser bem pensado, visto que deixar as redes às moscas é tão ruim quanto não estar presente.
Algumas empresas conseguem se manter apenas com um perfil nas redes sociais e talvez um site institucional que é atualizado vez ou outra. Mas quando o objetivo é ver o negócio crescer, a expansão da utilização das mídias deve ser considerada. Como consequência, as demandas de conteúdo e a manutenção dos perfis se tornam cada vez mais constantes.
Todo crescimento traz mais obrigações junto aos bônus, por isso, neste artigo vamos avaliar as principais falhas na presença digital, e apresentar estratégias de engajamento e produção de conteúdo para a sua presença ficar em dia.
Boa leitura!
Principais falhas na manutenção da presença digital
Toda expansão deve ser bem estudada e planejada. Ao entrar em novos canais, você precisa levar em consideração as novas demandas que, inevitavelmente, irão surgir.
Veja a seguir quais são os principais pontos de atenção:
Sites defasados
A presença digital da sua empresa pode estar correndo perigo se o site não comportar a demanda dos seus clientes. Seja ele institucional, blog ou e-commerce, ele vai precisar entregar alguns recursos para que a experiência do usuário não seja limitada.
Não que sites simples sejam ruins, mas hoje em dia espera-se que eles facilitem a comunicação e a compra para o usuário. Se isso não ocorrer, pode ser uma falha na imagem da sua marca.
É preciso tomar o dobro de cuidado com sites que saem do ar ao receber muitos acessos simultâneos, que possuem carregamento muito lento e que frustram o visitante ao não oferecer grandes opções.
Comunicação dispersa
Ao se utilizar de diferentes canais ao mesmo tempo, um cuidado importante a ser tomado é a consistência da linguagem, das estratégias e conteúdos.
Canais que não conversam entre si podem confundir o potencial cliente com relação ao posicionamento da sua marca. É claro que as abordagens podem variar conforme o formato do conteúdo, mas a identidade da empresa deve prevalecer.
Falta de uma comunicação em mão dupla
Um dos ônus de manter a presença digital da empresa nas mãos de funcionários que não são da área de comunicação, é o fato de que talvez esse funcionário não tenha a disponibilidade suficiente para interagir com seus possíveis consumidores.
Há poucas coisas mais chatas do que empresas que não interagem com o público. Deixar mensagens, comentários e até mesmo questionamentos dos usuários sem resposta é no mínimo deselegante.
Abandono de redes sociais
Também relacionado à falta de disponibilidade, o abandono das redes sociais é um dos problemas mais comuns, e também mais previsíveis. Existe uma empolgação inicial, mas no final das contas a empresa não consegue dar conta do trabalho.
Os primeiros seguidores se sentem abandonados, e a impressão que fica para quem entra em contato pela primeira vez, é de que a empresa deixou de funcionar.
É compreensível que esse tipo de coisa possa acontecer, afinal, é preciso pensar no planejamento, na produção, na criação, na publicação, nas interações, na mensuração, na otimização e muito mais. Não é um trabalho fácil, por isso o ideal é ter um serviço específico com a ajuda de empresas de marketing.
Como manter a presença digital em dia
Para que a sua presença digital se expanda de forma saudável, você deve levar em conta alguns passos essenciais na hora de colocar a mão na massa.
O primeiro passo é o planejamento. É importante saber, antes de começar os trabalhos, quando, por quanto tempo, o porquê e como, esses trabalhos serão executados. Isso significa ter um planejamento de marketing digital que visualize os objetivos da empresa, a partir de análises de negócio e mercado, assim como uma análise interna das capacidades da equipe.
O segundo passo, é criar uma linguagem própria, que será definida a partir dos canais e das personas da marca. Lembra que mencionamos a comunicação dispersa? Essa etapa da construção da presença digital irá evitar justamente essa falha. Se mais de uma pessoa estiver encarregada da criação de conteúdo, crie um guia definitivo que será usado como base. Essa padronização também refere-se a linguagem não verbal. Ou seja, cores, tipografias, estilos de imagens e etc.
Depois de planejar o conteúdo e seus objetivos, e definir como será o desenvolvimento deles, está na hora de definir uma frequência adequada para as publicações. Quem não é visto, não é lembrado; o ideal é a sua marca fazer parte do dia a dia dos consumidores, mas é importante não esquecer de considerar a capacidade de comprometimento da equipe. Essa exigência de se fazer presente não é apenas dos usuários, mas também dos algoritmos, que não irão exibir as suas postagens para novos públicos caso não haja uma regularidade.
Por último, vamos focar nos sites. Eles devem ser otimizados para a experiência do usuário. Por isso, na hora de colocar o seu site no ar, você deve considerar e eliminar qualquer obstáculo que possa aparecer durante a visita. Considere questões como: velocidade do site, responsividade, utilidade do conteúdo, arquitetura da informação, segurança dos dados e layout atrativo.
Estratégias de engajamento e produção de conteúdo
Agora que já sabemos quais cuidados devemos tomar, vamos focar na produção de conteúdo e nas estratégias de engajamento.
Aqui vão algumas dicas:
Marketing de conteúdo
Segundo a percepção da Hubspot, os clientes não querem mais campanhas no imperativo, que enchem o usuário de informações sobre o produto/serviço. Eles querem ser educados, e é a partir desta educação que eles tomam a decisão de compra. Ou seja, o processo é muito mais pensado e menos impulsivo.
Com o marketing de conteúdo e um blog bem alimentado, o seu negócio é capaz de se tornar uma autoridade no assunto.
Promoções
Tem algo que o brasileiro ama mais do que promoções? As redes sociais funcionam como uma ótima ferramenta de relacionamento com os clientes, então por que não fazer um agrado de vez em quando?
É claro que toda promoção deve ser bem avaliada com o departamento financeiro e a realidade da empresa. Mas não pensar na possibilidade de promoções é abrir espaço para a concorrência.
SEO
Este tópico já é familiar para quem acompanha o nosso blog. A ferramenta de SEO é uma das melhores estratégias de engajamento dentro da internet. Investindo nela você consegue garantir que a sua empresa apareça nas melhores posições dos resultados de busca.
Anúncios programados
Outra forma de presença digital que vale a pena investir, é a ferramenta de anúncio programado. Quando bem utilizados - e aqui voltamos a falar das técnicas de SEO - eles conseguem atingir o usuário que já está no momento de decisão de compra, influenciando muito na decisão final.
Vídeo
A produção de conteúdo audiovisual não é nenhuma novidade, mas se tem algo que chama atenção do usuário, são vídeos rápidos que podem ser assistidos em qualquer lugar. Adaptar o conteúdo para diferentes plataformas e dispositivos é fundamental, mas além disso, lembramos a importância de adicionar legendas ao produto final. Além de ser inclusivo, possibilita que os vídeos sejam assistidos sem áudio.
Mas a principal dica que podemos dar a você, é confiar no trabalho de uma empresa especializada. Como você pode perceber, a maior parte dos tópicos aqui abordados exigem a disponibilidade e o entendimento mais aprofundado na hora de criar conteúdos.
Se você ainda não conhece o trabalho da WB Web, está na hora de conhecer! Entre em contato e saiba o que podemos fazer pela sua presença digital.
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