Plano de marketing: passo a passo
Você já se perguntou por que enquanto outras empresas colhem resultados concretos, as suas ações de marketing continuam sem trazer os resultados esperados? O segredo para o sucesso do marketing digital não está somente nos resultados imediatos, como likes e compartilhamentos. Para fazer a diferença um plano deve ser completo e pensado a longo prazo.
Sim, a internet é uma grande aliada do crescimento da empresa, é nela que o seus potenciais clientes irão encontrar a sua marca e se comunicar com ela. No entanto, só estar presente no ambiente digital não é o suficiente. Assim como no meio offline, você deve ter consciência de que o público está separado em grupos e ambientes específicos.
Por isso é fundamental divulgar a sua empresa, com uma campanha direcionada e pensada em nichos para a construção de resultados futuros.
A seguir, entenda o passo a passo de um planejamento estratégico e receba dicas de marketing digital para empresas.
O que é e qual a importância de um plano estratégico de marketing digital?
Um planejamento estratégico de marketing digital define, com a ajuda das informações chave, as ações que serão executadas no ambiente online. Antes de colocar a mão na massa, você irá definir os seus objetivos, concorrentes, público alvo, metas e o valor disponível para investimento.
Só depois que você tiver todas essas informações, estudadas e detalhadas com cautela, é que você irá começar a pensar nas ações que serão aplicadas e as ferramentas utilizadas para atingir os resultados.
E não caia no mito dos planos mirabolantes, um planejamento eficiente é direto, objetivo e de fácil entendimento.
Como já mencionamos anteriormente, a internet não é “terra de ninguém” como muitas pessoas acreditam ser. Assim como no meio offline, ela é um setor vasto e dinâmico, com separações de ambientes, públicos e linguagens específicas.
Não ter consciência disso, faz com que você cometa erros básicos e invista em ações que não irão trazer o resultado esperado.
Passo a passo de um plano de marketing digital para empresas
Uma das dicas mais importantes de marketing digital é realizar o planejamento em etapas. Como em um tabuleiro, você só deve andar de “casa” no momento em que finalizar as obrigações da etapa.
Outra dica importante é que o plano esteja em constante avaliação. Caso apareçam novas ferramentas, ou você perceba que o comportamento do público está mudando, você pode, a qualquer momento, fazer mudanças no planejamento.
Veja a seguir os passos listados:
Pesquisa
Um bom planejamento deve iniciar com uma pesquisa profunda e detalhada do cenário de negócios, que inclui além das oportunidades externas e internas, os objetivos e trabalhos da concorrência, a sua persona e a jornada de compra dela.
São essas informações que irão direcionar os seus objetivos e em seguida as suas metas.
Portanto, você pode seguir a seguinte ordem de pesquisa:
1. Análise competitiva do mercado
Aqui você vai conhecer os seus concorrentes, diretos e indiretos, saber o que eles estão fazendo e identificar quais são as suas vantagens e desvantagens competitivas.
Por exemplo: o que eles oferecem que você não? Como eles se comunicam com o público? Quais são as principais reclamações dos clientes quanto ao serviço prestado pelos concorrentes?
2. Definição das personas
Agora que você já sabe quais são seus concorrentes, qual o público alvo deles e quais são as suas desvantagens, você pode saber com mais facilidade qual o público que você quer atingir.
A persona é uma forma mais humanizada e detalhada de enxergar o público alvo. A partir das características comuns do seu público, você irá criar um personagem fictício com nome, idade, opiniões, características físicas, intelectuais e psicológicas, com sonhos, medos e problemas a serem solucionados.
3. Jornada de compra da persona
Agora que você já sabe as dores e problemas da sua persona, você será capaz de pesquisar mais a fundo e traçar uma jornada de decisão de compra.
Saiba mais sobre como desenvolver uma jornada de compras efetiva clicando aqui.
4. Análise SWOT
Você deve montar essa análise com as informações retiradas dos tópicos anteriores. Ela irá considerar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para entender a posição da sua empresa no mercado.
Manter a matriz SWOT atualizada ajuda a criar uma visão geral das análises externas e internas, identificar os elementos mais relevantes, estabelecer prioridades de atuação, identificar riscos e fortalecer pontos positivos.
Além, é claro, de lhe ajudar a definir os objetivos principais.
Definição das metas
A definição de metas deve vir antes da definição de planos de ação. Isso porque as metas vão deixar claro, de forma realista e mensurável, o que será preciso fazer para alcançar os objetivos.
Sem defini-las, você estará jogando aos ventos ações, sem saber como monitorá-las e classificá-las.
Você ainda tem dificuldades de definir metas? Confira aqui nosso artigo especial com métodos para te ajudar nessa missão.
Planos de ação
Se sua meta é aumentar em 30% as vendas online, quais são as opções de caminho, o que precisará ser feito para alcançá-la? Talvez seja aumentar a divulgação nas redes sociais, talvez seja criar novas promoções, talvez seja investir no marketing de conteúdo e criar uma conexão entre a marca e o público.
Qual será o canal ideal para colocar essas estratégias na prática? Talvez sejam as redes sociais, talvez seja a criação de um blog dentro do próprio site.
É essa combinação de estratégia de conteúdo e canal de comunicação que chamamos de plano de ação. Eles devem ser definidos com cautela, mas também criatividade, levando em conta as informações dos tópicos anteriores.
Definição de métricas para monitoramento
Não adianta colocar o plano de ação em prática sem ter uma maneira de medir a performance da campanha.
Os KPIs, são valores quantitativos fundamentais para medir o resultado das ações. São eles que irão dizer se a campanha está dando certo ou se precisa ser corrigida; e se precisar ser corrigida, você também terá uma boa noção do que precisa ser mudado.
Por isso, a escolha das métricas utilizadas irá depender das metas definidas. Se você definiu “aumentar o alcance das postagens em 15%”, não adianta monitorar as impressões.
Entenda aqui a diferença entre alcance e impressões.
Cronograma das ações
Você já está com quase tudo pronto. Já sabe quais conteúdos criar e em quais plataformas divulgar, agora você precisa saber quando cada um desses conteúdos será executado, entregue e publicado.
Provavelmente muitas das ações serão simultâneas, então a maneira mais segura de manter um plano de ações organizado é criar um cronograma onde você possa controlar a frequência e atualização dos posts.
Você pode criar uma tabela com o nome do projeto, os envolvidos, quais serão as etapas e das datas de execução de cada uma, assim como as datas e horários das postagens no Excel ou em programas específicos de gestão de projetos.
Hora de colocar a mão na massa
Já deu para perceber que, mesmo com dicas de marketing digital, não é tão simples criar e seguir um planejamento estratégico, não é mesmo? Mas o esforço compensa!
E é para isso que existem as agências de marketing digital. Para além de dicas, as agências possuem profissionais que tornam todo esse passo a passo mais rápido e seguro possível.
A WB Web é uma agência de marketing digital especializada em planejamento, assim como na implementação de ações personalizadas e fundamentadas em aspectos singulares de cada empresa. Ficou interessado em criar um planejamento de marketing digital para a sua empresa? Entre em contato.
O que você achou deste conteúdo? Sentiu falta de alguma informação? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!
Quer tirar suas dúvidas?
Fale com nosso especialista!