3 métricas de Marketing Digital para acompanhar

3 métricas de Marketing Digital para acompanhar

Depois de definir os objetivos de sua estratégia e colocar em prática o seu planejamento, é preciso acompanhar de perto algumas métricas de marketing digital para medir a eficiência de suas ações promocionais.

Conhecendo o que está dando certo em sua estratégia e o que precisa ser corrigido, sua empresa irá gerar resultados cada vez melhores em suas ações promocionais, aumentando as vendas e a captação de clientes.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se desespere! Neste artigo, vamos indicar quais são as principais métricas do mercado e por que você precisa acompanhá-las:

1. Custo de aquisição por cliente

Para medir o sucesso de sua estratégia de marketing, é muito importante que você saiba o quanto precisa investir para trazer um novo cliente para a empresa. Falando nisso, o custo de aquisição por cliente (também conhecido como CAC) é uma métrica que mede exatamente esse valor!

Para calculá-lo, basta somar todos os gastos com marketing digital e dividir esse valor pelo número de clientes gerados em um determinado período. Um CAC muito alto é algo preocupante e indica que você precisa reduzir os investimentos em marketing, realizando ajustes na estratégia utilizada.

Já um CAC baixo demonstra que os recursos estão sendo bem aplicados, excluindo a necessidade de realizar ajustes de emergência.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing digital mais importantes para uma estratégia. Ela é usada para identificar o quanto seu planejamento é eficiente e capaz de conquistar os objetivos propostos.

É possível calcular a taxa de conversão de vários elementos, como da landing page, campanhas de e-mail marketing ou mesmo dos anúncios no Facebook Ads e Google AdWords. Basta somar o número de pessoas que foram impactadas por sua campanha e dividir pelo número de pessoas que realizaram a ação esperada por você.

Com esse dado em mãos, você saberá quais são os elementos da estratégia que mais geram retorno para a empresa e onde aplicar seus investimentos!

3. Retorno sobre o Investimento

O retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, é uma métrica indispensável para medir os resultados de ações promocionais. Com ele, você será capaz de saber quais estratégias de marketing estão gerando lucros ou até mesmo prejuízos.

É bem simples elaborar o cálculo do ROI. Some toda a receita gerada por ações promocionais e faça a divisão com os investimentos realizados por sua empresa. O resultado desta fórmula irá dizer o quanto você poderá gerar por cada real investido na campanha de marketing.

Resultados negativos indicam que a estratégia está dando prejuízo para sua empresa, e precisa ser reavaliada com urgência para manter a saúde do negócio. Acompanhando estas métricas de marketing digital no dia a dia, você terá uma visão bem mais detalhada de todo planejamento, o que irá permitir um controle maior sobre os resultados e objetivos de qualquer campanha.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, nossas dicas para conquistar resultados cada vez melhores em suas estratégias de marketing digital!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x