Estratégia de SEO: 5 dicas para construir uma estratégia eficiente

Estratégia de SEO: 5 dicas para construir uma estratégia eficiente

O SEO, sigla para Searching Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Buscas), é o maior responsável pelo direcionamento de tráfego para sites na internet. Pelo menos 55% dos internautas fazem, ao menos, uma busca diária e, desse montante, 95% dos cliques são direcionados aos três primeiros resultados de pesquisa. Portanto, não há dúvidas de que um bom planejamento de ações para ranqueamento pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio digital. Nesse artigo, você descobrirá as principais dicas para ter sucesso em sua estratégia de SEO.

As orientações abaixo são relacionadas aos fatores de influência no Índice de Qualidade, ou seja, no posicionamento de uma página de destino em mecanismos de buscas. Quanto melhor o resultado, melhor ranqueado é um site. Vamos a eles!

Análise e planejamento das palavras-chave

Escolher as palavras-chave propícias para o seu nicho de mercado é essencial em uma estratégia de SEO. São elas que direcionarão uma busca no Google, Bing, Yahoo!, etc. para a sua página de destino. Sabe-se que os termos de pesquisa são um dos fatores mais importantes pra o posicionamento em uma busca realizada pelo usuário. Elas devem ser aplicadas tanto no corpo do texto, quanto em imagens, títulos, subtítulos, URL’s, tags, metatags, etc. Porém, nenhuma delas possui um peso tão grande quanto o domínio. Existem ainda ferramentas que auxiliam na elaboração da estratégia, como o Planejador de Palavras-Chave do Google ou o SEMRush.

Criação de conteúdo relevante

Existem diversos outros fatores que influenciam os resultados de buscas, inclusive o tráfego total e o tempo de permanência em um site. Isso significa que quanto mais interessante o conteúdo, melhores os resultados. A melhor maneira de fazer com que um usuário permaneça em uma página é apostando em qualidade.

Backlinks

Os backlinks, em resumo, são os links em outros sites que levam para uma página de destino. Quanto maior o número de referências, melhor a posição no ranking de buscas. Porém, o complexo algoritmo dos mecanismos de buscas também levam em consideração a relevância da página à qual o link foi acoplado. Ou seja, um backlink em um grandes portais como o globo.com e o UOL terão maior influência nos resultados de pesquisa do que citações em sites de pouco tráfego.

Ferramentas para webmasters

Existem ferramentas que podem ser de grande utilidade em estratégias de SEO, como o caso da Ferramenta do Google para Webmasters, e diversos plugins do Wordpress.org. Elas são armas poderosas, principalmente para administradores iniciantes, e explicarão de maneira didática como funciona a otimização para mecanismos de buscas

Design e performance

Não é apenas o conteúdo que pode influenciar os mecanismos de buscas. O complexo algoritmo leva também em consideração fatores relacionados a design, layout e performance. Um visual atraente e instintivo certamente reterá mais visitantes, enquanto, por exemplo, a velocidade de carregamento de páginas diz respeito ao desempenho do site.

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WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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