Planejamento de Marketing Digital. Como fazer?

Planejamento de Marketing Digital. Como fazer?

Indiscutivelmente a internet é uma forte aliada na estratégia de divulgação dos negócios na atualidade. Mas nem tudo é tão simples como parece, muitas empresas não tiveram o retorno esperado ou foram prejudicadas devido à falta ou a erros em seu planejamento de Marketing Digital.

No Brasil, cerca de 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet - no ranking de usuários, somos o 4º colocado entre as nações. Com a expressividade dos números, já é possível imaginar que estar fora do ambiente online é abrir espaço para a concorrência. Mas, ainda mais importante do que trazer a sua marca para o universo digital, é planejar as ações para que o resultado esperado seja atingido e sua empresa lucre cada vez mais.
Confira as dicas a seguir e saiba como fazer o seu planejamento de Marketing Digital de acordo com o segmento e os interesses da sua empresa. Acompanhe.

O que é planejamento de Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que o planejamento das ações que serão executadas online. Durante o planejamento da sua campanha é que você irá definir quanto vai investir, qual é o retorno esperado, quais serão as ações da campanha, para qual público ela será destinada - todas essas diretrizes farão com que suas ações sejam mais assertivas e potencialmente alcancem maior sucesso.

Como fazer o planejamento de Marketing Digital?

O planejamento de Marketing Digital deve ser realizado por etapas, para confirmar que todo processo está, de fato, alinhado. Entre as principais questões desse planejamento, pode-se destacar:

1. Estudo

Como tudo no ambiente dos negócios, é preciso fazer um bom estudo antes de tirar os planos do papel. Avalie o atual cenário da sua empresa, procure saber mais sobre a concorrência e suas ações que deram ou não certo, estude também sobre o seu público-alvo e o que ele gosta e procura. Depois de fazer a lição de casa e ter tudo na ponta do lápis, é a hora de definir metas e objetivos.

2. Plano de ação

Depois de pesquisar todas as questões acima, é hora de pensar nas estratégias. De acordo com seus objetivos, defina quais serão os canais utilizados e como serão os conteúdos.

Nesse momento, não se esqueça de usar técnicas de SEO para um bom posicionamento nos buscadores.

3. Redes sociais

Não há dúvidas de que os brasileiros adoram redes sociais, somos o país que mais utiliza as redes na América Latina. Devido ao grande número de usuários ativos e à facilidade de engajamento, dificilmente uma campanha digital não utiliza as redes sociais como meio de divulgação.

Mas, antes de sair divulgando o mesmo conteúdo em todas as plataformas, é preciso se atentar às características de cada uma delas. Por exemplo, o Twitter tem um limite de caracteres por postagens, o que fará você adaptar o seu conteúdo para algo mais objetivo. Já o Instagram é voltado para o compartilhamento de imagens. Não se esquece de avaliar em quais redes sociais o seu público-alvo se encontra antes de compor o mix de redes de sua campanha.

4. Cronograma

Depois de definir as plataformas e os conteúdos que serão divulgados, é necessário montar o cronograma das ações. Com ele, você poderá controlar a frequência e a atualização dos posts.

Para facilitar esse trabalho, você poderá utilizar planilhas no Excel ou, ainda, programas específicos como o Microsoft Project e o OpenProject.

5. Monitoramento

A melhor parte do Marketing Digital é que todas as ações podem ser mensuradas, ou seja, é sempre possível identificar se houve retorno ou prejuízo, além de ser um termômetro para as próximas campanhas. Avalie questões como:

  • Número de visitas ao site.
  • Páginas com o maior número de acessos.
  • Origem de cada visita.
  • Compra dos produtos oferecidos.
  • Taxa de cadastros realizados.

No final de cada ação, avalie os resultados e utilize esse conhecimento como direcionamento para as próximas campanhas.

E então, pronto para fazer o seu planejamento de Marketing Digital? Como você organiza suas ações na internet? Deixe sua mensagem nos comentários.

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