Quer aparecer no Google? Conheça os dois principais caminhos e os benefícios de cada um!

Quer aparecer no Google? Conheça os dois principais caminhos e os benefícios de cada um!

Quando se pensa em sites de buscas, o Google é o primeiro que vem à cabeça da maioria das pessoas. E não é para menos, o sistema organiza informações de todo o mundo. Notícias, imagens, mapas e vídeos são facilmente encontrados no Google.

Desde seu lançamento, este buscador já alterou o layout algumas vezes e também lançou novas ferramentas de pesquisa. Atualmente, é possível buscar imagens de um tamanho específico e notícias por região, por exemplo.

Tanta facilidade para pesquisar assuntos, endereços e referências faz do Google o site mais visitado do mundo. Ele é a porta de entrada para muitos outros sites. Logo, todo mundo quer uma boa colocação nas páginas deste buscador.

Algumas ferramentas ajudam a posicionar um site entre os primeiros resultados do Google. Isso é muito importante para que o site consiga muitas visitas e até novos clientes, no caso de sites de empresas. Conheça aqui as duas principais formas de conseguir destaque no Google:

SEO

Search Engine Optimization, otimização de sites ou simplesmente SEO. Esta sigla refere-se a estratégias que melhoram a colocação de um site entre os resultados de uma procura.

Os buscadores modernos posicionam os resultados de uma pesquisa de acordo com a relevância dos sites. De que forma é estabelecida esta relevância? Por meio de algoritmos. No caso do Google, um dos mais conhecidos é o PageRank, que é um sistema de pontuação utilizado pelo site.

Sites de buscas não divulgam quais os algoritmos utilizados para definir a relevância, mas algumas estratégias são comprovadamente eficazes. Práticas de SEO são exemplos de estratégias utilizadas com sucesso. Um dos métodos mais conhecidos de SEO são as palavras-chave, que são as palavras descritas na busca.

Outras estratégias efetivas de SEO incluem títulos de textos adequados, a correta utilização de tags, URLs claras e links externos que apontem para seu site. Ferramentas de SEO são uma excelente maneira de conseguir destaque no Google. Seus métodos trazem resultados efetivos no posicionamento do site em pesquisas realizadas por este buscador.

Google AdWords

Esta é uma forma paga de ganhar destaque no Google, por meio de um anúncio direcionado. Isso significa que ele aparece apenas para internautas que fazem pesquisas relacionadas ao que sua empresa oferece. As principais vantagens são o direcionamento para o público-alvo e a competitividade que oferece para empresas de todos os tamanhos.

O anunciante só precisa escrever uma pequena mensagem publicitária, escolher as palavras-chave que sejam relacionadas a seus negócios e definir um orçamento. A melhor parte nisso é que a empresa só paga por anúncios que gerem visitas ao site. Ou seja, cada vez que alguém clicar no link e for direcionado à página de sua empresa.

Esta forma de divulgação também surte resultado positivo. É uma outra maneira de ganhar destaque na primeira página dos resultados de uma pesquisa no Google. Funciona assim: quando alguém realiza uma busca, o Google confere todos os anunciantes elegíveis (que são aqueles com cadastro no Google AdWords) e posiciona os anúncios na página.

Este posicionamento é baseado em uma fórmula que leva em consideração a taxa de cliques do link anunciado, a relevância do conteúdo do anúncio, a qualidade do site e outros fatores. Assim, o sistema apresenta resultados segmentados, que consideram ainda o perfil e a localização geográfica de quem fez a pesquisa.

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x