Tráfego Pago: O Que É, Como Fazer e Principais Canais
Os acessos no seu site e loja virtual estão baixos? O investimento em anúncios na internet pode ser uma estratégia importante para dar aquele pontapé inicial no crescimento da sua marca. Este investimento consiste em estratégias de tráfego pago, que oferecem muitas possibilidades e vantagens para a sua campanha de marketing digital.
Antes de abrir a carteira e sair por aí investindo, é importante que você saiba quais são as suas opções no mercado. A mídia paga pode vir de diversas plataformas e ferramentas, além de precisar de uma pré-definição e estudo com relação à segmentação do público e o formato de anúncio a ser utilizado.
Quer entender melhor sobre o tema? Então este conteúdo é perfeito para você! Vamos lá?
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O Que É Tráfego Pago?
Chamamos de tráfego o fluxo de usuários em canais de comunicação de uma empresa. Logo, o tráfego pago é todo o índice de visitantes nos seus canais que foi conquistado através de “anúncios” pagos em mecanismos de busca, redes sociais e outros sites.
Que anúncios são esses? São links patrocinados, programados a partir da definição de palavras-chave e da segmentação da sua audiência. Ou seja, esses anúncios chegam até o usuário quando ele busca por palavras/produtos que conversem diretamente com as diretrizes da sua campanha.
Para ter um bom resultado de tráfego pago, é importante que os seus anúncios estejam sempre ativados e atualizados, e que seja feita uma pesquisa prévia do seu mercado e do comportamento dos seus consumidores.
Tráfego Pago x Tráfego Orgânico
Atenção para não confundir os termos! Quando falamos de tráfego nos canais de comunicação, existem dois indicadores importantes: o tráfego pago, que já explicamos, e o tráfego orgânico.
Se o tráfego pago é aquele em que se utilizam links patrocinados, o tráfego orgânico é basicamente o contrário desse conceito. No tráfego orgânico, o usuário chega até o site de uma empresa de forma independente, sem ser impactado por um anúncio.
Isso normalmente ocorre a partir de pesquisas nos mecanismos de busca, quando a empresa se utiliza de técnicas de SEO (como a definição de palavras-chave) e marketing de conteúdo, melhorando o ranqueamento de seus domínios e aparecendo entre os melhores resultados exibidos.
Apesar de não ter resultados imediatos (e nem custos diretos), as estratégias de tráfego orgânico buscam resultados de médio e longo prazo, levando o usuário a avançar no funil de vendas e aumentando as chances de fidelização.
Qual a Importância do Tráfego Pago nas Campanhas de Marketing Digital?
Todos querem atingir um bom tráfego orgânico, afinal isso significa menos custos e resultados mais prolongados ao construir uma base sólida de leads.
Mas, ainda que seja perfeitamente possível ter sucesso apostando apenas no crescimento orgânico, o investimento em tráfego pago é a garantia de resultados rápidos, que muitas vezes podem significar a sobrevivência de uma empresa.
Os anúncios pagos aceleram o crescimento, possuem uma assertividade maior e você tem mais custo-benefício, visto que o investimento é por clique (você só paga quando o usuário clica no seu anúncio).
Além disso, os anúncios pagos são especialmente úteis para as seguintes situações:
- Divulgação de ações específicas;
- Visibilidade rápida;
- Aumento da taxa de conversão.
Apesar desses benefícios, é importante entender que uma boa campanha de marketing digital deve integrar estratégias de tráfego pago e tráfego orgânico. Ambas as estratégias têm suas vantagens e, quando utilizadas juntas, podem criar uma presença digital mais robusta e eficaz. O tráfego pago oferece resultados rápidos e mensuráveis, enquanto o tráfego orgânico constrói uma base sólida e sustentável a longo prazo. Portanto, um não é necessariamente melhor do que o outro; ao contrário, eles se complementam e, juntos, podem resolver muitos desafios da presença digital da sua empresa.
Principais Canais de Tráfego Pago
Existem muitas boas opções no mercado para gerir os seus anúncios. O principal, mais conhecido e mais utilizado, é o Google Ads.
Vale ressaltar também que algumas das plataformas que iremos mencionar são da mesma empresa (Google e YouTube, por exemplo), então você pode fazer a gestão dos anúncios em um único lugar.
Veja os principais canais de tráfego pago:
Google Ads
O Google Ads (antigo Adwords), é a principal plataforma de anúncios do Google. Através dela você pode criar anúncios de Pesquisa (nos mecanismos de busca), de Display, no YouTube, no Gmail e até mesmo na Play Store.
Uma das vantagens é que você pode optar em pagar apenas quando o usuário clicar no seu anúncio.
O Google ainda permite que antes de colocar a campanha no ar, você faça teste A/B com variações de chamada, palavras-chave, textos e call to action. Além, é claro, de disponibilizar uma avançada ferramenta de segmentação de público.
YouTube Ads
Como citamos anteriormente, o YouTube Ads também faz parte da plataforma de anúncios do Google. Então qual a diferença? Ao criar anúncios para o YouTube, você tem a oportunidade de ser criativo nas suas campanhas.
No YouTube, você pode criar vários tipos de anúncios:
- Anúncios In-Stream: São aqueles que aparecem antes, durante ou depois de um vídeo. Você pode pular esses anúncios depois de alguns segundos.
- Bumper Ads: São anúncios curtos de até 6 segundos que não podem ser pulados.
- Masthead: São anúncios exibidos na página inicial do YouTube, proporcionando alta visibilidade.
- Video Discovery: São anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube e na página inicial como vídeos sugeridos.
- Out-Stream: São anúncios em vídeo que aparecem fora do YouTube, em sites parceiros e aplicativos móveis.
Esses diferentes formatos permitem que você escolha o melhor tipo de anúncio para alcançar seu público de forma eficaz.
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios da família Meta (antiga Facebook). A plataforma inclui diferentes formatos de anúncios nos diferentes veículos da família.
Então, além de veicular seus anúncios no Facebook, você ainda tem a opção de anúncios no Instagram e anúncios que levam a uma conversa no WhatsApp, por exemplo.
A plataforma é conhecida por seus anúncios super assertivos, além de permitir máxima personalização e a possibilidade de fazer estratégias de remarketing.
Instagram Ads
O Instagram Ads, da família Meta, permite anúncios em formato de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos, no feed e nos stories.
Como o Instagram é uma rede social mais visual, ela é muito interessante para fazer anúncios. Afinal, o usuário não se sente invadido ou deslocado.
Graças ao trabalho dos algoritmos, os anúncios são super direcionados aos gostos dos usuários.
LinkedIn Ads
Como no LinkedIn as pessoas já estão de olho em oportunidades de negócios ou de aprendizado, os anúncios costumam ser muito bem aceitos. No entanto, é importante ressaltar que nesta plataforma é mais interessante aqueles anúncios para negócios B2B.
De qualquer forma, o LinkedIn Ads disponibiliza vários tipos de anúncios, também com múltiplas possibilidades de formatos e otimizações.
Taboola
O Taboola é uma boa opção que traz tráfego de usuários dos principais portais de notícias do Brasil. Ou seja, não é pouco tráfego!
Por exemplo: um usuário acessa a página do G1 para ler uma notícia sobre as discussões da reforma tributária, logo abaixo do texto está sugerido um conteúdo relativo que leva o usuário diretamente para a página de um escritório de contabilidade.
Esse tipo de anúncio é interessante pois muitas vezes não são entendidos como publicidade pelo usuário, que os aceita com mais facilidade, já que o cérebro do internauta moderno já está treinado para ignorar publicidades mais invasivas.
Como Começar Suas Estratégias de Tráfego Pago?
A partir das informações deste conteúdo, acreditamos que você terá um bom entendimento e boas sugestões de ferramentas para iniciar o seu investimento.
Para otimizar a sua produção, o ideal é que você tenha ao seu lado um time de especialistas para planejar, criar e estudar os anúncios da sua empresa. Está precisando desta ajuda? Chama a WB Web!
FAQs
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é todo o índice de visitantes nos seus canais que foi conquistado através de “anúncios” pagos em mecanismos de busca, redes sociais e outros sites.
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Tráfego pago é conquistado por meio de anúncios pagos, enquanto tráfego orgânico é gerado de forma natural, sem o uso de anúncios pagos, geralmente através de SEO e marketing de conteúdo.
Por que o tráfego pago é importante para campanhas de marketing digital?
Tráfego pago oferece resultados rápidos e pode ser crucial para a sobrevivência de uma empresa, especialmente em campanhas de divulgação específica, visibilidade rápida e aumento da taxa de conversão.
Quais são as principais ferramentas de tráfego pago?
Algumas das principais ferramentas incluem Google Ads, YouTube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e Taboola.
Como posso começar com estratégias de tráfego pago?
Para começar, é importante entender as diferentes opções de ferramentas, segmentar seu público corretamente e, se possível, trabalhar com um time de especialistas para planejar e executar suas campanhas de maneira eficiente.
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