Instagram hackeado! 5 dicas para tornar sua conta mais segura

Instagram hackeado! 5 dicas para tornar sua conta mais segura
Ouça o Conteúdo

“O golpe tá aí, cai quem quer".

O aumento de casos de pessoas caindo em golpes e tendo suas contas hackeadas fez com que o Instagram aprimorasse o sistema de segurança da plataforma.

O Instagram lançou em 2021 um novo recurso para ajudar as pessoas a manterem suas contas mais seguras. O recurso se chama “Verificação de segurança” e orienta sobre as etapas necessárias para manter a segurança, como a verificação de atividade de login, a atualização das informações de contato para a recuperação da conta, e outras dicas que iremos discorrer neste conteúdo.

Saiba como descobrir se seu instagram foi hackeado, o que fazer caso tenha sido e como evitar ao máximo situações como essas. Confira 5 dicas fundamentais para não correr mais nenhum risco!

Mentoria: Primeiros Passos no Digital. Faça a sua inscrição!

Como saber se meu Instagram foi hackeado

Quando alguém tenta mudar o e-mail ou a senha da sua conta, o Instagram manda uma notificação por e-mail e, caso consigam hackear, você perde acesso à conta. Dito isso, muitos hackers invadem contas por outros meios, como golpes com links externos e outros.

Nestes casos, a forma mais fácil de saber se mais alguém está fazendo uso da conta é verificar as atividades do Instagram, como os Stories, posts, comentários e mensagens diretas. Assim, caso haja alguma mudança ou notificação que você não ficou sabendo, é um bom indicativo de que há outra pessoa não autorizada movimentando a conta.

Outra forma é conferir a atividade de login, que mostra onde e quando foram as últimas vezes que a conta foi logada. O próprio Instagram perguntará se foi você ou não. Para encontrar essa opção, acesse: Menu (três traços) > Configurações > Segurança > Atividade de login.

Meu Instagram foi hackeado. E agora, o que eu faço?

Caso o seu instagram tenha sido de fato hackeado e você tenha perdido a sua senha, o suporte do Instagram oferece um mecanismo especial.

Você deve abrir o aplicativo e ir em “Esqueceu seus dados de login? Obtenha ajuda para entrar”. Logo após preencher os dados da conta que foi hackeada, você deve clicar em “Preciso de mais ajuda”. Nesta opção você terá que informar a conta de e-mail que estava vinculada ao perfil e marcar a opção “Minha conta foi invadida” e depois “Enviar Solicitação”.

No seu e-mail, você receberá as instruções para que possa recuperar o login. É claro que, para assegurar de que o pedido é de fato verdadeiro e que você não é um hacker, o Instagram irá pedir várias informações complementares.

Como deixar minha conta mais segura?

Infelizmente, depois de ter a conta hackeada pode ser complicado recuperá-la, e os estragos podem ser grandes. Então, aquele velho ditado é mais do que fundamental nesses casos: é melhor prevenir do que remediar.

Implementando algumas medidas simples, como as que vamos citar agora, você consegue tornar praticamente impossível que hackers invadam a sua conta. Veja o que fazer para tornar a conta mais segura:

Autenticação de dois fatores

Uma forma muito eficiente de proteger a conta é utilizar o recurso de autenticação de dois fatores, uma espécie de “barreira” que impede o acesso de outras pessoas.

Sempre que alguém, incluindo você, for tentar fazer login de um dispositivo diferente, o Instagram irá solicitar um código. Esse código pode ser recebido por SMS, por exemplo, ou você pode criar um código reserva.

Para fazer isso, abra o aplicativo e siga as instruções:

Toque na sua foto de perfil no canto inferior direito > Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito> Toque em “Configurações” e depois em “Segurança” > Toque em “Autenticação de dois fatores”> Selecione a opção “Outros métodos” e depois “Código de reserva”.

Atualize seus dados

Como o próprio Instagram sugere, a atualização dos dados, como o e-mail e o número de telefone associado a sua conta, dificultam a vida do hacker e facilitam a recuperação da conta, caso tenha sido hackeada.

Qualquer tipo de mudança é feita acessando a aba de “configurações”, “conta” e depois “informações pessoais”.

Atividade de login

Como já mencionamos anteriormente, toda vez que um novo dispositivo faz login com a sua conta, o Instagram salva a localização e o IP do dispositivo. Essa medida é bastante útil e lhe dá uma boa visualização, caso alguém consiga ter acesso ao seu perfil.

A partir da atividade de login você também consegue remover o usuário que está fazendo uso da sua conta. Para isso, basta entrar em “configurações”, depois “segurança” e depois em “atividade de login”. Caso encontre algum dispositivo desconhecido, toque nos três pontinhos ao lado do seu nome e depois em “Sair”.

Use uma senha forte

Essa dica serve para toda a vida, em todas as redes sociais, contas bancárias e outros. Ter senhas fortes e diferentes em cada rede diminui significativamente as chances de outra pessoa invadir a conta.

O ideal é que você tenha letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres em uma mesma senha. Para não esquecê-los, anote em um local seguro.

Se depois de ver este conteúdo você pretende mudar a senha, siga as instruções:

Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito > Toque em “Configurações” > Selecione a opção “Segurança” > Toque em “Senha”.

Fique de olho nos golpes

Por fim, é preciso que você se mantenha esperto com relação aos golpes sendo aplicados por aí.

Para início de conversa, desconfie de links que você recebe. O Instagram, por exemplo, nunca enviará uma mensagem direta para você. Muitos golpistas mandam mensagens diretas para as pessoas, com links ou sem, com o objetivo de acessar informações confidenciais.

Nas mensagens, eles afirmam que sua conta corre algum risco e que para evitar esse risco você deve seguir determinados passos, acessando links ou fazendo login em outro local. É nesse momento que eles roubam/clonam a sua conta.

Além de ficar atento para não cair em golpes, é fundamental que você denuncie conteúdos como esses, para que o Instagram possa fazer o bloqueio da conta.

Outras dicas gerais

Parecem óbvias, mas algumas boas e velhas recomendações nunca são demais. Em primeiro lugar, lembre-se de não confiar a senha para ninguém, a menos que seja alguém de extrema confiança.

No mais, fique atento para outras regrinhas básicas como: não clicar em links desconhecidos na internet; e não fazer login em aplicativos de terceiros.

Caso já tenha feito em algum momento o login em outros locais, revogue o acesso a sua conta, como já ensinamos.

Além das nossas dicas, devemos lembrar que caso a conta seja clonada e o hacker esteja fazendo uso dos seus dados para outras situações, é interessante fazer um boletim de ocorrência, para garantir que nada de errado seja feito em seu nome.

Quer outras dicas como estas? Então veja também nossas dicas para montar uma loja virtual.

Antes de ir embora, confira outros conteúdos semelhantes aqui no blog da WB Web!

Você sentiu falta de alguma informação neste artigo? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x