Fluxo de nutrição: saiba tudo sobre como planejar e gerenciar o seu

Fluxo de nutrição: saiba tudo sobre como planejar e gerenciar o seu
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Atualmente é de grande importância que qualquer empresa moderna esteja preparada para seguir uma boa estratégia de fluxo de nutrição.

Adotar uma estratégia como essa se tornou importante para fazer os leads de uma companhia se tornarem clientes reais.

Mas, mesmo que diversos profissionais estejam 100% focados em ações para gerar leads, muitos ainda não entenderam a forma correta de gerenciar suas listas de contatos e manter esses contatos interessados.

Sem saber gerenciar essas listas, diversas oportunidades são perdidas, como a de conhecer melhor seus potenciais clientes, algo que é muito importante para o sucesso de qualquer empresa de limpeza ou de qualquer outro segmento.

Abordaremos neste artigo o conceito de uma estratégia de fluxo de nutrição, quais os seus benefícios para a organização e como montar um da forma correta.

Fluxo de nutrição e seus benefícios

Fluxo de nutrição nada mais é do que uma estratégia criada para ajudar a nutrir o interesse dos potenciais clientes de uma empresa por meio de conteúdos que possam interessá-los e fazer com que um relacionamento sólido seja criado entre marca e cliente.

Assim uma empresa de manutenção de condomínio, por exemplo, poderá aumentar sua visibilidade no meio em que atua e ser vista como uma referência perfeita para atender às necessidades do público-alvo.

Essa boa relação é estabelecida a partir do envio de uma sequência de e-mails marketing que irão depender do passo em que o potencial cliente está para fechar uma compra, sendo eles:

  • Passo 1: descoberta e aprendizagem;
  • Passo 2: reconhecimento da necessidade;
  • Passo 3: busca da solução;
  • Passo 4: avaliação do serviço ou produto;
  • Passo 5: efetuar a compra.

Conhecer bem os consumidores e proporcionar a melhor maneira de solucionar suas questões são ações indispensáveis para melhorar o fluxo de nutrição de uma companhia e levar resultados verdadeiramente positivos para a empresa.

Muitas pesquisas mostram que uma empresa de monitoramento 24 horas, por exemplo, que faz uso da estratégia de fluxo de nutrição, consegue aumentar até 50% o volume de seus serviços.

Além disso, um fluxo de nutrição traz inúmeros outros benefícios como, a otimização na entrega de mensagens, melhora nas estratégias de conversão de leads e redução de um ciclo de vendas falho.

Também ajuda a diminuir a necessidade de altos investimentos em marketing, gera muito mais oportunidades de vendas além de aumentar a colocação da empresa no mercado.

Planejamento de um fluxo de nutrição

Não existe uma fórmula mágica e infalível de planejar um fluxo de nutrição perfeito, mas seguindo algumas dicas será possível criar o mais indicado para a necessidade da sua empresa, sendo elas:

Saber quais são as metas

A criação dessa estratégia deve ser baseada em metas e objetivos específicos de marketing para que seja mais fácil criar as ações mais eficazes para a nutrição dos leads.

Exemplos de metas a se alcançar são de aumentar o número de clientes e vendas em X%, trazer mais fidelização de clientes para a empresa, aumentar o máximo possível a visibilidade da marca, melhorar as relações entre compradores e a empresa, entre outros.

Fazer uma divisão correta dos leads

Uma forma de garantir bons resultados é separando os clientes e leads em pequenos grupos que tenham interesses semelhantes entre si.

Para fazer essa divisão, é possível usar critérios, como hábitos de compra, passo de conversão em que o lead está, profissão, idade, gênero, entre outros.

Manter o foco na solução de problemas

Muitos gestores pecam na parte de focar apenas na venda dos produtos ou serviços, mas o foco principal é dar solução ao problema do cliente.

Antes de oferecer o seu produto ou serviço, é necessário garantir que o cliente em potencial conheça a marca e se identifique com ela, criando assim um vínculo entre empresa e consumidor.

Dessa forma é possível realizar a fidelização de clientes, com criação de conteúdos relevantes e a comunicação em diferentes canais.

Para alcançar os objetivos desejados com a estratégia é necessário criar o plano certo, ou seja, saber desde como funciona a jornada de compras do público-alvo, até o melhor caminho que ele pode traçar para realizar essa compra, foi assim que uma administradora condominial atingiu o êxito na execução de sua estratégia.

Estar sempre a par dos resultados

É de grande importância para um gestor estar sempre à par dos resultados de toda estratégia que a empresa adota, para saber quais são as que estão dando bons e as que estão dando maus resultados.

Com isso será mais fácil achar quais falhas estão sendo cometidas e buscar eliminá-las. Para ajudar a facilitar a vida desses profissionais de gerência, existem diversas ferramentas gratuitas hoje no mercado.

Considerações finais

Sendo assim, um bom fluxo de nutrição deve ser algo muito bem planejado em qualquer empresa que busque otimizar suas estratégias de marketing digital.

Por isso, é reforçado sempre que esse planejamento seja cuidadosamente pensado, etapa por etapa, sempre visando a melhor maneira de contatar os clientes e potenciais consumidores.

Janaina Crociatti
Autor

Janaina Crociatti

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