07 06 2022
| Atualizado em
08 06 2022

NuvemShop X Mercado Shops - Qual a melhor plataforma para loja virtual

NuvemShop X Mercado Shops - Qual a melhor plataforma para loja virtual
Ouça o Conteúdo

Quer montar a sua loja virtual mas não sabe qual a melhor plataforma de e-commerce para isso? Neste conteúdo você encontra um comparativo completo entre o NuvemShop e o Mercado Shops; duas opções completas e que crescem a cada dia no mercado.

Apesar de terem muitas similaridades, são as diferenças que lhe ajudarão a escolher a melhor opção para o seu negócio. É por isso que separamos um resumo sobre as integrações, as formas de gestão, os canais de vendas disponíveis e as principais vantagens de cada uma das plataformas.

Continue com a gente e confira!

NuvemShop

A NuvemShop é uma plataforma de e-commerce que funciona a partir de planos mensais. A plataforma já agrega mais de 90 mil lojas virtuais em toda a América Latina, tendo gerado uma receita de quase R$ 5.8 bilhões em vendas durante o ano de 2021.

A empresa já chegou a ser eleita como a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), principalmente pelo suporte e atendimento entregues, possuindo uma parcela considerável de funcionários no Brasil, o que torna tudo muito ágil.

Além dessas questões, a plataforma também chama atenção pelas vantagens entregues aos comerciantes, como a possibilidade de personalizar a página sem a necessidade de um desenvolvedor web e a possibilidade de integrar a loja virtual com outros canais de vendas.

Veja a seguir:

Integrações

A plataforma oferece integração com as redes sociais para a divulgação dos produtos da loja e oferece também a integração de diversas formas de pagamento.

Isso significa que o comerciante pode proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência de compra, oferecendo mais flexibilidade durante o pagamento e facilitando o fechamento da compra tanto na loja virtual quanto nas redes sociais.

Outro ponto de integração interessante é o envio disponibilizado pela plataforma. A NuvemShop permite várias opções de frete e o envio de qualquer produto para qualquer lugar no mundo.

Isso tudo gerenciado em um mesmo sistema único.

Gestão

A NuvemShop busca a otimização da gestão da loja virtual, por isso oferece uma loja de aplicativos, onde você encontra diversos recursos exclusivos que possibilitam gerenciar todo o seu negócio (logística, pedidos, marketing, controle de estoque e financeiro) por meio de aplicativos para smartphone.

A plataforma disponibiliza mais de 150 aplicativos parceiros para a escolha do comerciante.

Canais de vendas

A plataforma não restringe as vendas apenas pela loja virtual diretamente. A NuvemShop possibilita a atuação em vários canais ao mesmo tempo.

Além da loja virtual, você pode vender pelo Instagram, pelo Facebook, pelo WhatsApp e por outros Marketplaces, como Americanas, Submarino, Amazon, Saraiva, Zoom, entre outros.

Só que isso não acontece de forma sincronizada. Ou seja, o catálogo de produtos da loja virtual deve ser atualizado em todas as redes.

Principais vantagens

Além das integrações já citadas e das variedades de canais de vendas, a plataforma também se destaca por oferecer 30 layouts profissionais gratuitos para customizar e impulsionar o negócio, que são totalmente responsivos.

Outra vantagem é o sistema antifraude apresentado pela NuvemShop, que inclui o checkout transparente (a compra é realizada 100% dentro da plataforma) e uma página de rastreio, onde os consumidores podem saber onde está o pedido e quanto tempo falta para chegar.

Por fim, a plataforma ainda oferece ferramentas de métricas e reportes, com estatísticas de visitas, vendas, faturamento e produtos.

Mercado Shops

A Mercado Shops, por sua vez, é uma plataforma de e-commerce do Mercado Livre. Ela está disponível na Argentina, Colômbia, México e Chile, além do Brasil.

A preferência pela ferramenta se dá pela facilidade e o suporte entregues para as pequenas e médias empresas que estão começando agora no mercado virtual. Também por isso, a plataforma teve um crescimento exponencial durante a pandemia do novo coronavírus, quando muitos negócios locais se viram obrigados a expandir as vendas por meio online.

A plataforma é gratuita e, por ser advinda do Mercado Livre, oferece uma integração direta com a empresa “mãe”. Quem inicia nela, já conta com uma grande diversidade de clientes em potencial, além de encontrar um ambiente seguro e otimizado.

Veja outras funcionalidades:

Integrações

A principal integração da plataforma é, como já citamos, com o Mercado Livre. Todo ecossistema do Mercado Shops é o mesmo do Mercado Livre, o que significa que o comerciante tem acesso a uma ampla logística que proporciona serviços como espaço de armazenamento, despacho, embalagem dos seus produtos vendidos e muito mais.

Outro ganho a partir do ecossistema mútuo é ter acesso ao sistema de envios FULL; simplesmente o sistema responsável pela entrega mais rápida do Brasil. O cliente pode chegar a receber a entrega em 24 horas de forma segura e com um controle rígido, sem qualquer valor a mais.

Além dessa integração, a plataforma ainda proporciona integrar a loja online com as redes sociais, como o Facebook e o Instagram Shopping. Para isso, também fica a disposição do comerciante ferramentas de marketing, que permitem a criação de promoções, campanhas publicitárias, descontos personalizados e outras estratégias.

Gestão

A gestão é feita dentro da própria plataforma. Além de todas essas funcionalidades já citadas, dentro da plataforma você também consegue ter acesso às estatísticas das suas vendas e o acompanhamento de todo o percurso feito pelos clientes até a finalização, ou não, da compra.

Isso é importante pois, deste modo, você consegue entender a jornada de compra do consumidor, entendendo seu comportamento e reconhecendo onde estão as falhas.

Outra funcionalidade da gestão oferecida pela Mercado Shops é o atendimento online. A plataforma disponibiliza um chat online para contato automático e em tempo real, para evitar a falta de um atendimento e a perda de oportunidades de vendas.

Canais de vendas

Como já citamos, o Mercado Shops possibilita que o comerciante venda pelas páginas do Mercado Livre, pelas redes sociais como Facebook e Instagram, além de disponibilizar uma página totalmente personalizada para a loja virtual.

A venda ocorre de forma integrada. Isso significa que o catálogo da loja virtual é o mesmo no Mercado Livre e nas outras redes; quando um sofre alteração, o outro também sofre, de forma automatizada.

Principais vantagens

Uma das principais vantagens de aderir ao Mercado Shops é não ter que lidar com mensalidades. A plataforma é gratuita e cobra taxas apenas, caso o comerciante queira agregar serviços a mais.

Além disso, a plataforma entrega muita facilidade de venda ao oferecer diversos tipos de pagamento, e não fica para trás quando o assunto é segurança e transparência.

Um grande diferencial da plataforma é a possibilidade de criar anúncios próprios para a divulgação dos produtos. A criação ocorre de forma rápida e você administra todas as suas campanhas no mesmo lugar, podendo fazer alterações a qualquer momento.

Se você quiser um review completo sobre o Mercado Shops, não deixe de conferir nosso conteúdo especial sobre o assunto, aqui no blog da WB Web!

Então, qual a melhor plataforma de ecommerce?

Com relação a parte visual, ambas as plataformas oferecem formas de personalização da página, que contam com uma ótima estrutura e fácil adaptação para mobile. Como a configuração fica por conta do comerciante, nesse quesito, não há grande diferenciação entre elas.

De forma em geral, tanto a NuvemShop quanto a Mercado Shops são plataformas completas que oferecem funcionalidades essenciais para ajudar nas vendas. Dito isso, a Mercado Shops acaba sendo a plataforma que se destaca entre elas pela integração e sincronização com o Mercado Livre, que é hoje a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.

A NuvemShop perde ainda por não oferecer cadastro gratuito. Apesar de oferecer 15 dias de teste grátis, na plataforma os planos são a partir de R$ 49,90 por mês.

Enquanto isso, a Mercado Shops é uma plataforma gratuita e você só paga caso queira fazer uso de serviços especiais, como a criação de anúncios premium ou o frete grátis em 24 horas, por exemplo. No entanto, não existem custos fixos, o que significa que para ativar a sua loja e utilizá-la diariamente você não precisa arcar com nenhuma despesa.

Para muitos, a Mercado Shops é a melhor opção por oferecer mais facilidade. Dito isso, a melhor plataforma de e-commerce para você é aquela que responde às suas necessidades. É aquela velha história: todo caso é um caso. Se você precisa otimizar as suas vendas criando uma loja virtual, você precisa, antes de mais nada, estudo de mercado. Conte com a WB Web para fazer isso!

E se você trabalha no ramo de restaurantes e precisa de uma solução para o atendimento de delivery, então você precisa conhecer o iChef. Veja o nosso review!

Você sentiu falta de alguma informação neste artigo? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidade