Descubra as principais estratégias para fidelizar clientes

Descubra as principais estratégias para fidelizar clientes
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Uma empresa precisa implementar diferentes estratégias para fidelizar clientes, e uma vez que eles estão dentro do ecossistema corporativo, é preciso apresentar ações e valores para não perdê-los.

É por isso que a retenção de clientes é um importante KPI, ou seja, um indicador-chave de desempenho, que as empresas devem mensurar e, consequentemente, melhorar, na medida do possível.

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é a capacidade que uma empresa tem ao manter as pessoas voltando para consumir, mesmo que se passe um longo período de tempo.

Fidelizar um cliente indica que o produto, ou serviço, de uma empresa agrada aqueles que já passaram pelo inbound marketing, ou seja, pelas etapas de:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção.

Dessa forma, o cliente permanece junto à empresa, segue as redes sociais e anseia por novidades. Tudo isso sem precisar recorrer a um concorrente.

4 estratégias para fidelizar clientes

Quando uma empresa conta com clientes fidelizados, ela não precisa investir tanto em recursos de marketing, vendas, treinamento de funcionários, dentre tantos outros custos de integração.

Além disso, os clientes que ficam por perto tendem a ser felizes, o que torna as mídias publicitárias e redes sociais como pontos de referência.

Sendo assim, vale conhecer 4 estratégias para fidelizar clientes, e assim manter uma taxa de retenção saudável, que seja benéfica para garantir o lucro e a receita empresarial.

1. Processo de integração tranquilo

A primeira impressão é fundamental para garantir a fidelização de um cliente. Após a empolgação inicial ao se obter um produto, ou contratar um serviço, a maioria dos clientes voltará à primeira experiência que teve com a marca, guardando-a na memória.

Se for muito positivo, os clientes tendem a ficar junto à empresa, e até mesmo indicar para terceiros, se tornando um embaixador orgânico da marca, promovendo publicidade gratuita boca a boca, pelas redes sociais, ou mesmo incentivando parentes e amigos.

2. Feche o ciclo de feedback do cliente

Para inserir o cliente no processo de identificação com a marca, é preciso saber como eles se sentem, quais os sentimentos que a empresa reflete, e o que eles gostam, além de se atentar ao que precisa ser melhorado.

Vale observar que coletar feedback é benéfico para as estratégias de fidelização, assim como fechar um ciclo com os clientes é crucial.

Isso pode ser feito por meio de personalização de mensagens de agradecimento, e envio de respostas diretas a comentários dos clientes.

Isso demonstra que a empresa está ouvindo e utilizando o que está sendo dito para melhorar, da melhor maneira possível.

3. Mantenha a marca sempre presente

O marketing não pode parar nunca, primeiro porque o cliente precisa saber que a empresa está sempre presente. Segundo, porque a concorrência pode ser alta e a lealdade baixa.

Por isso é importante utilizar técnicas e estratégias voltadas para a publicidade, como:

  • Disponibilizar canais de comunicação;
  • Enviar newsletter via e-mail;
  • Potencializar as redes sociais;
  • Produzir conteúdo de alto valor.

Vídeos, podcasts, postagens em redes sociais, sempre apresentando novidades e benefícios para os clientes, utilizando as novas tecnologias, permite se manter vivo na mente dos clientes, e do público em geral.

4. Recompensa a clientes fiéis

A recompensa a um cliente fidelizado pode ser feita por meio de ofertas exclusivas, prioridade de compra no lançamento de produtos, entre outras ações que priorizem e dêem destaque aos consumidores.

Até mesmo promotores da marca podem ser parte essencial quando se trata da fidelização de clientes.

Eles podem ser porta-vozes de agradecimentos, e com isso incorporar recompensas diretas aos consumidores, conforme o plano de ação de estratégias de marketing da empresa.

Conclusão

A retenção de clientes não melhora de uma hora para outra. Ainda assim, com as estratégias para fidelizar clientes sendo aplicadas de maneira correta, assim como um planejamento de marketing, é possível que uma empresa consiga convencê-los a voltar regularmente.

Sendo assim, é preciso conhecer a fundo o público-alvo, e descobrir o que eles querem e precisam, quais os problemas, os desejos e os anseios, e onde estão os pontos de dor.

A seguir, é preciso encontrar maneiras de surpreendê-los, encantá-los e motivá-los. Para isso ocorrer de maneira correta, vale:

  • Entrar em contato;
  • Incentivar depoimentos;
  • Prestar serviços pós-venda;
  • Solicitar feedback.

Utilizando as ferramentas adequadas, é possível testar todas as estratégias apresentadas, e continuar refinando continuamente a abordagem entre empresa e cliente.

Quanto mais testar, mais forte será a marca, assim como o programa de fidelização e retenção de clientes.

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