Pensando em montar um site de vendas online? Confira nossas dicas!

Pensando em montar um site de vendas online? Confira nossas dicas!
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Você já realizou uma compra em um site de vendas online? Como foi a sua experiência? Se ainda não realizou, ou se continua com um pé atrás, saiba que você está na direção contrária do restante da população brasileira.

Segundo a Neotrust, em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um recorde de vendas, com um aumento de mais de 27% em relação ao ano de 2020. O resultado é um faturamento de quase 161 bilhões de reais.

Ou seja, colocar os seus produtos nas prateleiras virtuais é uma oportunidade e tanto para a sua marca. Grande parte dos empresários, sejam eles de pequeno ou grande porte, já entenderam isso, por isso a tendência é que o e-commerce continue crescendo e crescendo.

E você, quer montar um site de vendas online? Nós podemos ajudar. Continue lendo e confira nossas dicas!

Vale a pena abrir uma loja virtual?

Não há dúvida de que vale a pena investir no mercado digital. Além do crescimento expressivo de consumo por meio de lojas virtuais durante os últimos anos, para um pequeno empreendedor, ter uma loja virtual pode significar muitas portas abertas e mais economia no bolso.

Os custos são muito menores do que manter uma loja física, isso é um fato. Você não tem prestação de custos fixos com contas, aluguel e contratação de funcionários, por exemplo.

A sua loja fica “aberta” durante as 24 horas do dia e o seu público também pode se tornar muito maior. Isso porque na internet não existem fronteiras. Você pode estar anunciando no norte e impactar uma pessoa que está no sul, basta ter a logística certa para arcar com isso.

Mas você deve estar pensando: “assim como aumentou o consumo, também aumentaram a quantidade de lojas, será que vale a pena tentar me destacar nesse mar de opções?”.

A resposta continua sendo sim. Basta seguir as boas práticas durante a abertura da loja e investir nas estratégias certas.

O que é preciso para abrir minha loja virtual?

Apesar de ser virtual, para montar um site de vendas online é necessário garantir estrutura, logística, planejamento, estratégia, dedicação e muitos outros fatores.

Além disso, você não pode fugir de alguns passos básicos, para que a sua loja funcione dentro da normalidade. Veja a seguir um resumão desse passo a passo:

1. Regularizar a loja: é preciso estar a par da Lei do Ecommerce (Nº 7962/2013) e ter/abrir um CNPJ para a sua empresa.

2. Escolher a plataforma: existem muitas plataformas que abrigam as lojas virtuais, o ideal é escolher uma com base nas funcionalidades que ela proporciona. Veja, por exemplo, se a plataforma possibilita integração com outras ferramentas como redes sociais, se possui mensalidade, quais são as formas de pagamento e opções de entrega. Veja aqui o nosso review do Mercado Shops.

3. Preencha os dados cadastrais: alguns dados cadastrais precisam estar visíveis e de forma clara na loja, pois além de estar estabelecido na Lei do E-commerce, também passam segurança para o visitante.

4. Defina o nome e o registro do endereço (domínio): escolha algo que seja de fácil memorização e pronúncia, mas que também seja criativo e esteja disponível para o registro de domínio.

5. Configure a aparência da loja: pense na identidade visual; nas cores, no logotipo, no layout da página, nos banners, etc.

6. Faça o cadastramento dos produtos: escolha seus produtos e os categorize. É importante apresentar informações, fotos e vídeos para os usuários.

7. Escolha as formas de pagamento: o meio de pagamento é um ponto-chave para garantir a segurança das suas transações e atender bem os seus clientes. De preferência ofereça mais de uma forma de pagamento.

8. Estruture o modelo de entregas: se você busca construir um bom relacionamento com o seu consumidor, este é o ponto mais importante deste passo a passo. Pense no valor do frete, no tempo e, é claro, na segurança durante a entrega.

8 dicas para montar um site de vendas online de sucesso

Ok. Já te passamos o básico do que você precisa para fazer com que sua loja virtual esteja apta para começar a vender.

Mas como você faz para se destacar no mercado, considerando que muitas marcas estão migrando para o digital?

Separamos algumas dicas para garantir o sucesso da sua loja. Confira:

1. Determine o investimento

Antes de fechar com a plataforma, definir a logística e as opções de pagamento e entrega, determine um orçamento.

Como mostramos no último tópico, organizar a sua loja virtual depende de fatores que podem exigir do seu bolso. Por isso, faça um montante de tudo que é necessário e faça uma estimativa do investimento total.

É preciso ter cuidado para não comprometer o seu fluxo de caixa durante o pleno funcionamento do negócio.

É claro que existem maneiras de diminuir os custos. Escolher a melhor plataforma é um ínicio.

2. Conheça bem o nicho do seu negócio

O que você pretende vender? Como anda esse nicho e como os seus produtos se diferenciam dos outros sendo oferecidos pelos seus concorrentes?

Saiba tudo sobre os seus produtos; quais são as qualidades, os diferenciais e o que precisam melhorar. Esteja preparado para oferecer a melhor experiência para o seu consumidor, sabendo bem como agir caso ocorra algum problema.

3. Mapeie o seu público alvo

Para quem você está vendendo os seus produtos? Se você não conseguir responder a esta pergunta com clareza, então não saberá como ou com quem se comunicar.

O público irá determinar praticamente tudo a respeito da sua loja virtual; desde a construção do seu site até o anúncio dos produtos nas redes sociais.

Antes de começar o seu negócio, pesquise sobre o seu público e o defina sem medo. Para fazer isso, sugerimos uma pesquisa de mercado e uma análise da concorrência.

4. Desenvolva um site bem estruturado

Ninguém permanece por muito tempo em um site que apresenta dificuldades de navegação, que não está preparado para a utilização em mobile ou que demora muito para carregar.

É por isso que o desenvolvimento do site é extremamente importante. O ideal é criar uma "arquitetura plana”, organizada, que diminua ao máximo a quantidade de vezes que o usuário precisa clicar para ir da página inicial até algum produto.

Esse trabalho é feito por programadores especializados e por designers. Ambos trabalham com o conceito de UX design, que estuda a experiência do usuário.

5. Utilize técnicas de SEO

O SEO diz respeito a um conjunto de técnicas que buscam a otimização do seu site, envolvendo melhorias no conteúdo, utilização de palavras-chave e muito mais. Tudo isso para que a sua marca seja uma das primeiras sugeridas quando os usuários buscarem por determinados produtos nas plataformas de busca, como o Google.

Além de escolher as melhores palavras-chave, tente tornar o seu site acessível a todos os públicos, seguindo as boas práticas determinadas pelo Google.

Nós preparamos um conteúdo especial com as melhores técnicas de SEO para te ajudar. Não deixe de conferir!

6. Invista no design da sua loja

Para ser reconhecido no mercado, você precisa ter uma identidade só sua. É muito importante que a sua loja virtual seja bonita e chamativa, que os elementos gráficos casem com os produtos que estão sendo divulgados e que não seja visualmente estressante.

Não é legal, por exemplo, ter anúncios que impeçam o usuário de ver algum conteúdo e que sejam difíceis de fechar.

Pensar no design significa pensar no conjunto de tudo: disposição dos elementos na página, quais produtos serão expostos nas páginas principais, a criação de anúncios especiais para diferentes coleções, o tamanho e o tipo da fonte, entre outros.

7. Divulgue nas suas redes sociais

Quem não é visto não é lembrado. Você deve levar essa frase sempre consigo quando se trata de presença digital. Para que a sua loja seja uma opção de consumo para os seus possíveis clientes, ela precisa estar no dia a dia deles.

A melhor forma de fazer isso é estabelecer um relacionamento com os consumidores a partir das redes sociais e para isso você pode utilizar posts orgânicos mas também anúncios pagos.

Use datas comemorativas nas suas estratégias e invista no Instagram Ads e no Facebook Ads.

8. Invista em uma campanha de marketing digital

Tudo que mencionamos até agora faz parte de uma campanha de marketing digital. Perceba que todas as ações são complementares entre si, mas muitas pessoas pecam ao achar que engajar em só uma ou duas dicas deste conteúdo é o suficiente para se destacar no amplo mercado que é o digital.

Uma campanha de marketing irá olhar para sua marca como um todo e irá apresentar um plano de longo, médio e curto prazo. Essa é a maneira mais fácil de chegar a resultados palpáveis.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira aqui no blog da WB Web um conteúdo completo, com todos os passos necessários para definir uma campanha de marketing digital para a sua loja online.

E aí? Tudo pronto para abrir a sua loja virtual? Se estiver precisando de uma mãozinha, você pode contar com os serviços especializados da WB Web Marketing Digital. Desde a abertura da loja até a divulgação dela; deixe esse trabalho conosco!

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