11 04 2022

8 passos para criar uma campanha de marketing para sua loja virtual

8 passos para criar uma campanha de marketing para sua loja virtual
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Você já criou a sua loja online na plataforma de e-commerce escolhida, já tem configurado todo o sistema de entregas e a logística do estoque. Agora, você precisa começar a vender!

Como sabemos, para ter boas vendas e alcançar o público certo, você precisa se destacar em meio a muitas outras lojas virtuais. Passar por todo esse processo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas basta lançar uma boa campanha promocional para ver os resultados do seu e-commerce.

Elaborar uma campanha, no entanto, não é apenas lançar o seu produto por aí. É preciso ter um cuidado com como, onde e para quem você faz isso.

Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos um passo a passo para te ajudar a planejar uma campanha de marketing digital para a sua loja virtual.

Continue com a gente!

Por que investir em uma campanha de marketing digital?

Você pode ter a sua loja extremamente organizada, ainda assim, nenhum produto no mundo se vende sozinho. O público precisa conhecer os seus produtos e precisa ter bons motivos para optar por eles. Isso só é possível com uma boa campanha de marketing digital.

São as campanhas que irão aumentar o alcance do seu e-commerce, as suas vendas e o conhecimento do público a respeito da sua marca de forma em geral. No mundo digital isso é fundamental para a sobrevivência de uma empresa.

Mas não adianta nada aplicar quaisquer estratégias e esperar que os resultados apareçam de forma rápida. Existem estratégias certas para aplicar no e-commerce e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Então, resumidamente, se você quer ver o tráfego da sua loja virtual aumentar e estabelecer um relacionamento fiel com os seus consumidores, você precisa investir em campanhas de marketing digital

5 tipos de campanha para e-commerce

Antes de começar a planejar a sua campanha, conheça os principais tipos de campanhas para o e-commerce, considerando alcance e investimento:

E-mail marketing

Um dos principais tipos de campanhas em que você pode apostar é a campanha de e-mail marketing. Você com certeza já recebeu várias e certamente já foi impactado por alguma.

O e-mail continua sendo um canal de comunicação de grande impacto na vida das pessoas e com a chamada certa você pode captar a atenção do seu cliente.

As estratégias mais comuns incluem: aviso de abandono de carrinho (quando o usuário não finalizou a compra), agradecimento por ter finalizado a compra junto com outras recomendações baseadas no gosto do cliente, e envio de promoções especiais.

O importante é que o e-mail seja personalizado, mesmo que de forma automática, e que ele chame atenção, ou seja, a promoção tem que ser boa; algo que apenas os consumidores de e-commerce tem acesso.

Google Ads

As campanhas de anúncio do Google Ads são fundamentais para quem busca aumentar o tráfego de uma loja virtual. O Google Ads é vantajoso por muitas razões, mas a principal vantagem é, definitivamente, a possibilidade de segmentar o público, garantindo que a pessoa certa veja o anúncio certo no momento certo.

Além disso, você só paga pelo anúncio no momento em que algum usuário clica nele (na rede de pesquisa). Ou seja, é retorno de investimento garantido.

Para criar uma campanha consistente, além da segmentação do público, você deve fazer a análise da concorrência, definir as palavras-chave, planejar o orçamento e criar a redação e o design do anúncio.

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma bem semelhante ao Google Ads, no entanto, os anúncios só são dispostos dentro dos canais do Facebook (Facebook, Instagram, entre outros). Dito isso, essa é uma das plataformas de anúncios mais utilizadas em todo o mundo.

É possível criar anúncios de diferentes formatos e segmentar o público, fator essencial para atingir as pessoas certas.

Datas estratégicas

Datas comerciais como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, black friday e dia dos namorados, por exemplo, são muito estratégicas para a realização de campanhas de e-commerce.

Mas você não precisa apostar apenas nas datas que todo mundo aposta. Uma ideia interessante, por exemplo, é aproveitar o aniversário da marca e outras datas que estejam mais relacionadas com o nicho de atuação para fazer eventos e promoções especiais.

E mais: você pode casar a campanha do e-mail marketing com as datas de aniversário dos seus clientes para criar promoções exclusivas.

Campanhas promocionais

Seguindo a mesma lógica das campanhas de e-mail marketing e das campanhas de datas estratégicas, as campanhas promocionais sempre chamam bastante atenção dos clientes.

No entanto, elas não podem ser feitas de qualquer jeito. Criar uma promoção demanda mais do que apenas a criação dos anúncios – que por si só já precisam de muita atenção. É preciso identificar quais as possibilidades reais para a sua loja virtual, considerando lucro e estoque.

8 passos para preparar a campanha

Toda campanha deve ser pensada individualmente e, portanto, o passo a passo pode ser diferenciado dependendo da campanha escolhida. No entanto, existem alguns passos que não podem faltar no seu planejamento tais como a definição dos objetivos, o desenho da persona, definição do tipo de campanha, o estabelecimento do período e a escolha dos produtos.

Veja a seguir o passo a passo completo:

1) Definir o objetivo

Qual a sua intenção com a campanha a ser divulgada? É a queima do estoque? Divulgar novos produtos? Atrair novos clientes?

A resposta para a primeira pergunta é o objetivo da sua campanha e é pensando nele que todas as ações serão desenhadas. Então, é preciso que esta etapa seja a primeira do planejamento e que ela seja muito bem definida.

2) Estudar o público-alvo

Nós já falamos bastante por aqui sobre a possibilidade de segmentar o público durante a criação dos anúncios. Mas é preciso deixar claro que essa não é apenas uma simples possibilidade, mas sim uma necessidade.

Se você não souber para quem você está anunciando, não saberá qual tom utilizar nas campanhas ou quais produtos anunciar. Lembre-se: aquele que tenta agradar a todos acaba por não agradar ninguém.

Essa definição é feita a partir de um estudo dos seus clientes e da análise dos seus concorrentes. A partir dessa definição você irá desenhar a persona – o cliente ideal da sua campanha.

3) Definir o tipo de campanha

Neste passo entra o estudo dos tipos de campanha que já mencionamos nos tópicos anteriores. Ou seja, você fará um estudo do tipo que mais tem envolvimento com os seus clientes.

Além disso, você deverá pensar nas especificidades. Digamos que você optou por uma campanha promocional, agora você deve considerar se será uma promoção progressiva, um brinde, um cupom de desconto, entre outros.

4) Estabelecer o período

A campanha precisa ter um início e um fim. Só a partir do estabelecimento do período da campanha que você poderá determinar o investimento e a mensuração dos resultados.

Não se prenda a períodos tradicionais. Uma campanha pode ter apenas um dia, uma semana ou até mesmo um mês. Ela deve se adequar da melhor forma ao seu empreendimento online.

5) Escolher os produtos e os valores

Uma das partes mais óbvias e fundamentais é certamente a definição dos produtos que serão anunciados e os valores.

Nessa etapa já estamos dando forma a sua campanha. Pense no seu público, nos seus lucros e também em como os produtos irão determinar o restante da campanha (identidade visual, por exemplo).

6) Elaborar a ID visual

O próximo passo é a elaboração de uma identidade visual, que tenha relação com os produtos e o público escolhidos e que chame a atenção dos usuários.

Lembre-se que a identidade visual irá determinar toda a linha criativa da campanha, desde o layout de posts nas redes sociais, até banner e anúncios na própria loja e em outros sites.

7) Definir os canais de divulgação

Pense onde está o seu público e a partir disso você terá os seus principais canais de divulgação. São canais mais comuns e universais: redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), e-mails marketing, pop ups, links patrocinados, vídeos, blog, banner, etc.

8) Mensurar os resultados

Depois que você tiver realizado todos os outros passos, você terá todas as ferramentas em mãos para produzir peças e lançar a campanha.

Mas o passo a passo não termina por aí. Depois de realizar a campanha, você precisa mensurar todos os resultados. A mensuração é fundamental para entender quais pontos foram positivos e quais precisam ser melhorados para a próxima ação.

Seguir esse passo a passo durante o planejamento de campanhas é fundamental para que tudo esteja dentro das ordens e que os resultados sejam positivos e satisfatórios. Seja qual for o tipo de campanha escolhida, é fundamental contar com o auxílio de profissionais experientes na área de marketing digital que irão ajudar a alavancar o seu tráfego e as suas vendas.

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Redator(a) WB Web

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