06 04 2022

Review sobre o uTalk (atendimento via WhatsApp)

Review sobre o uTalk (atendimento via WhatsApp)
Ouça o Conteúdo

É inegável que o WhatsApp se tornou uma importante ferramenta para as estratégias de marketing digital. Com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo e 120 milhões no Brasil, o aplicativo pode ser utilizado como uma valiosa plataforma de vendas e relacionamento com clientes.

Se você ainda não aderiu ao atendimento via WhatsApp, precisamos te dizer: você está perdendo tempo!

Dito isso, não basta estar presente, é preciso oferecer um serviço de alta qualidade e é nesse momento que muitas empresas pecam. Você já foi atendido pela plataforma? Como foi a sua experiência?

Para muitos, o atendimento é ruim; seja pela demora nas respostas, ou pelas respostas curtas e sem personalização.

Como solução para essas questões, o uTalk foi lançado no mercado. E é claro que nós da WB Web testamos para entregar um review completo para vocês.

Continue lendo e saiba mais sobre o funcionamento do uTalk!

O que é o uTalk?

O uTalk é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o uso do atendimento via WhatsApp por empresas. Ela surge com a principal funcionalidade de replicar o WhatsApp Web, possibilitando que múltiplos usuários acessem ao mesmo tempo.

Ou seja, com a plataforma você consegue colocar quantos operadores quiser para fazer o atendimento simultaneamente usando apenas um número de Whats. A ideia é diminuir a demora no atendimento, as mensagens curtas e sem personalização, etc.

Com vários operadores fazendo o atendimento, o seu cliente pode entrar em contato a qualquer momento que ele será atendido com agilidade e comprometimento.

Para isso, as mensagens e conversas são sincronizadas em tempo real, apesar de não ficarem salvas em nenhum banco de dados na ferramenta ou servidor externo. Você pode continuar utilizando o mesmo número de WhatsApp que a sua empresa já vinha utilizando para o atendimento. Dito isso, ao criar uma conta no uTalk você só pode cadastrar um número.

Como funciona?

Para que todos os operadores do chat acessem simultaneamente a plataforma, o gestor deve criar a conta e, no espaço de trabalho, adicionar os atendentes e criar as contas deles, podendo escolher até mesmo as áreas que cada um pode visualizar. Depois disso, a plataforma irá gerar um link para o acesso dos seus atendentes. Nele, o atendente terá de fazer login com a senha que você, como gestor, criou.

Apesar de ser uma plataforma de fácil acesso, existem algumas dependências importantes que você precisa estar a par. O funcionamento da ferramenta só é possível:

  1. Mantendo o telefone sempre sincronizado e ligado à internet;
  2. Utilizando smartphones com Android superior à versão 4.1;
  3. Usando o navegador Chrome (de preferência) e o sistema operacional Windows (de preferência) para navegação no webChat.

Além disso, o link de atendente criado e disponibilizado pela própria plataforma é a única maneira possível de ter acesso e utilizar o webChat do uTalk.

Principais vantagens e funcionalidades

A ideia principal da plataforma é clara: uma solução para que você nunca mais perca oportunidades de negócios e vendas. A ferramenta realmente entrega o que oferece e essa é a sua principal vantagem.

Com essa solução, é possível estar “sempre online”, centralizando a comunicação da sua empresa e agilizando a interação com seus clientes. Para que isso seja possível, a plataforma possui três principais recursos, que iremos detalhar mais adiante: o robô de atendimento, o agendamento de mensagens e a integração de API para desenvolvedores.

Além desses três principais recursos, a plataforma também oferece outras funcionalidades, como:

  • Criação de setores para organizar os canais de atendimento da sua empresa;
  • Criação de etiquetas e filtro de conversas para organizar os seus clientes;
  • Gerenciamento de permissões e visualização.

Robô de atendimento

Essa funcionalidade permite que você “atenda” durante as 24 horas do dia. Este é um módulo de auto-atendimento responsável por dar continuidade à conversa iniciada pelo cliente, respondendo automaticamente as boas vindas e o direcionamento para os setores ou operadores que estiverem ativos na sua configuração.

Agendamento de mensagens

O uTalk permite que você agende mensagens personalizadas para seus clientes em dias e horários específicos. Essa funcionalidade é interessante para a divulgação de promoções, novidades e eventos da empresa, mas também para manter a cordialidade com seus clientes, mandando, por exemplo, mensagens de aniversário ou outras datas festivas.

API para desenvolvedores

A plataforma permite, a partir da sincronização do WhatsApp no painel do gestor, a criação de uma chave de acesso para que a ferramenta seja utilizada através de outras aplicações, tal como o CRM. É possível enviar textos, imagens, vídeos, áudios, PDFs e muito mais.

Quanto custa?

A plataforma oferece três planos com diferença de número de operadores. O valor é por operador, ou seja, quanto mais operadores, mais barato fica o plano.

O plano Star, que agrega de 2 a 10 operadores, sai por R$ 69,80/mês (por operador ativo). O plano Corporate, com 11 a 30 operadores, sai por R$ 49,80/mês (por operador ativo). Já o plano Enterprise, com 31 a 999 operadores, sai por R$ 44,80/mês (por operador ativo).

Repetimos que a única diferença entre cada plano é a quantidade de operadores. Todos eles incluem as mesmas funcionalidades:

  • Múltiplos operadores simultâneos;
  • Painel do Gestor;
  • Chat Real-Time;
  • Iniciar conversa pelo WhatsWeb;
  • Envio/Recebimento de mídias;
  • Identificação de operador ativo no chat;
  • Transferência de atendimento entre operadores;
  • Marcar conversa como privada para outro operador;
  • Respostas rápidas com banco de mensagens;
  • API para desenvolvedores.

Os módulos de agendamento de mensagens e robô de atendimento são adicionais e, portanto, pagos por fora.

Como faço para testar / contratar

Para começar a utilizar a plataforma é bem simples: basta você fazer o cadastro diretamente no site da uTalk. A ferramenta oferece a opção de teste gratuito para que você tenha certeza de que vale a pena contratar um plano para a sua empresa.

Durante o cadastro, você irá preencher o seu nome completo, o número de telefone, e-mail e uma senha. Logo após, todas as suas mensagens poderão ser visualizadas dentro da ferramenta uTalk e você poderá respondê-las.

O próximo passo é fazer o cadastro de atendentes e setores. Para fazer isso, basta clicar em “adicionar” e colocar o nome do atendente, status de operador, login de acesso para o atendente e a senha, além de escolher quais setores o atendente poderá visualizar.

Ao final do teste gratuito, se você decidir assinar um plano a plataforma mesmo irá disponibilizar a aba para isso no painel de controle. Você deverá escolher o plano e preencher as informações para realizar o pagamento.

Gostou deste review? Então, antes de ir embora, confira também o nosso review sobre o Mercado Shops, plataforma de e-commerce do Mercado Livre.

Você sentiu falta de alguma informação neste artigo? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidade