29 03 2022

Minha empresa precisa criar um podcast?

Minha empresa precisa criar um podcast?
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Como o marketing digital está sempre evoluindo, é sempre interessante ficar atento às tendências do mercado. O podcast é uma delas, e mais: ele veio para ficar! A cada dia que passa o formato se torna mais popular entre diferentes públicos e uma extensa variedade de canais já está disponível por aí.

Você já é um ouvinte fiel de algum canal de podcasts? No Brasil a tendência veio com tudo e a moda já pegou. Segundo a pesquisa feita pelo portal Blubrry, o Brasil teve um crescimento enorme no número de downloads nos últimos anos, saindo do 13º para o 2º lugar do mundo no ranking de países a consumir a mídia.

Então, será que vale a pena dar um passo adiante e deixar de ser somente espectador? Aqueles que já conhecem as estratégias e os grandes resultados do marketing de conteúdo, certamente já cogitaram essa ideia.

Para ilustrar a utilidade desse formato para você e sua empresa, preparamos este conteúdo. Continue com a gente!

Veja também nosso artigo especial sobre marketing com influenciadores digitais!

O que é um podcast?

O podcast é um formato de transmissão de conteúdo semelhante ao rádio. Ou seja, é um material em áudio com o objetivo de comunicar-se com as pessoas de diversas maneiras.

Pense na capacidade do rádio e depois na potência que a internet agrega a todos os formatos de conteúdo. O podcast é ainda mais abrangente pois é feito sob demanda e não tem momento certo para ser ouvido.

Você pode escutar o conteúdo em qualquer momento do dia, quando bem entender; basta utilizar um agregador de podcast e dar o play.

O formato é expansivo possibilitando diferentes formas de entretenimento ao propor um caráter informativo e educativo, mas ao mesmo tempo informal. As possibilidades são diversas e tudo depende de quem é o seu público e qual é o seu objetivo.

Vantagens do podcast

Investir na criação de um podcast é, antes de mais nada, investir no reconhecimento da marca, marcando presença em todos os meios digitais possíveis e atingindo um público mais amplo.

Ou seja, se você já investe em estratégias de marketing de conteúdo, o podcast é uma adição muito interessante. Isso porque além de criar autoridade – como fazem os conteúdos para blog e e-books – o podcast também humaniza a marca. O formato literalmente dá voz para a sua empresa.

5 motivos para investir em um podcast para a sua empresa

Então, respondendo a pergunta principal deste artigo, “minha empresa precisa criar um podcast”: não, a sua empresa não precisa, obrigatoriamente, ter um podcast.

Mas vale muito a pena conhecer de perto todos os benefícios que esse modelo de conteúdo pode trazer para a sua carreira, seus funcionários e o seu negócio em geral.

A seguir, separamos 5 motivos para te convencer de tirar a ideia do papel:

1. Baixo custo de produção

Trabalhar com voz é muito mais fácil do que trabalhar com imagem. Quando você cria um canal no youtube, por exemplo, precisa investir em equipamentos e uma equipe especializada para produzir conteúdos com boa qualidade.

A produção de um podcast, por sua vez, não precisa mais do que apenas uma boa captação de áudio. É muito mais ágil e bem mais barato!

2. Alcance maior e mais condizente com a rotina atual

Goste ou não de admitir, o conteúdo em áudio alcança um público muito maior do que os conteúdos em texto. Isso acontece porque esse tipo de formato permite que o espectador consuma o conteúdo enquanto faz outras tarefas do dia a dia. Enquanto isso, assistir vídeos ou ler um artigo demandam atenção exclusiva.

O podcast pode estar presente em todos os momentos do dia a dia; no transporte público, no carro, limpando a casa ou até fazendo compras.

3. Criação de fidelidade

O conteúdo em áudio tem muito mais chances de fidelizar consumidores. Isso porque é uma maneira bem mais humanizada, pessoal e prática de transmitir informações. Para entender o tamanho desse impacto, basta observar o rádio: entram e saem novas tecnologias e o rádio permanece sendo uma das principais formas de transmissão de conteúdo.

Além disso, o podcast, ao contrário do texto, é voltado para um nicho específico, que está buscando especificamente por esse formato.

4. Conteúdos variáveis

O podcast proporciona a criação de conteúdos mais variados do que outras plataformas, por exemplo. Durante a criação do podcast, você pode criar curadorias de conteúdos que incluem debates, entrevistas, conversas informais, documentários e narração.

A estrutura de cada episódio também tem mais espaço para diferentes formatos, o que permite que a sua equipe explore mais a criatividade.

5. Acessibilidade

Além de ser um canal de comunicação amplo e diverso, os conteúdos em áudio também são soluções de acessibilidade para pessoas com diferentes deficiências, especialmente a visual.

Ser uma empresa que prega acessibilidade a todos os públicos não é apenas um diferencial, é uma obrigação frente às políticas de inclusão social.

O que é preciso para criar um podcast?

Foi convencido? Agora você precisa saber o que é necessário para tirar o projeto do papel.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter um planejamento. É preciso conhecer o seu público, os seus concorrentes e os temas que possuem mais chances de fazer sucesso. O tema precisa ser criativo e, como já mencionamos por aqui, esse formato permite diversas formas de conteúdo. Pense em um bate-papo com algum profissional da área, um debate, algo mais informativo ou educativo, entrevista e até storytelling.

Depois você vai precisar pensar na roteirização, na gravação e na edição de todo esse material. Não precisa ser algo muito extenso, mas é importante que o programa tenha pelo menos uma estrutura pré-formatada.

Por fim, você precisa tomar os cuidados necessários para garantir publicações com boas frequências e boa divulgação.

A WB Web já possui um podcast, disponível no Spotify e no Anchor. Além dos conteúdos aqui do blog, você encontra outras variedades para te informar e deixar o seu marketing digital em dia. Nós podemos ajudar com a produção do seu podcast também.

É só entrar em contato!

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Autor

Redator(a) WB Web

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