14 03 2022
| Atualizado em
22 02 2024

Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Shops

Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Shops
Ouça o Conteúdo

Com a pandemia do novo coronavírus muitas lojas encontraram a sobrevivência migrando para o meio online. Neste processo, o Mercado Shops, plataforma de e-commerce do Mercado Livre, viu a sua quantidade de usuários aumentar gradativamente e alcançar, em diversos países, mais de 200.000 cadastros.

A WB Web foi atrás de entender o que é e como funciona o Mercado Shops. Hoje, depois de estudar a plataforma, somos, oficialmente, uma agência especializada e certificada no Mercado Shops.

Durante a especialização pudemos conhecer melhor todos os recursos, as vantagens, as possibilidades de estratégias e até mesmo comparar com outras plataformas. Agora, trazemos o nosso review para vocês.

Continue lendo!

Mentoria: Primeiros Passos no Digital. Faça a sua inscrição!

O que é o Mercado Shops?

O Mercado Shops é uma plataforma de e-commerce do Mercado Livre, disponível na Argentina, Colômbia, México e Chile, além do Brasil, é claro. A ferramenta é totalmente estruturada e completa no quesito de funcionalidades e serviços.

Essa plataforma é gratuita e foi pensada para dar suporte às pequenas e médias empresas que estão entrando no mercado virtual.

Por ser uma plataforma advinda do Mercado Livre, além de encontrar um ambiente seguro e simples, quem inicia nela já conta com uma grande diversidade de clientes em potencial, visto que o site possui milhões de usuários registrados.

Principais recursos

O Mercado Shops é uma plataforma extremamente completa e bem estruturada. Suas funcionalidades são extensas e, quando bem estudadas, podem ser utilizadas em combinações e estratégias poderosas.

Então, separamos para você os principais recursos que permitem um funcionamento eficaz do seu e-commerce, veja a seguir:

Funcionamento em conjunto com o ecossistema do Mercado Livre

Como mencionamos anteriormente, pelo Mercado Shops ser uma plataforma do Mercado Livre, os dois canais possuem o mesmo ecossistema.

Isso significa que, além de já ter acesso a um grande público, ao criar a sua loja online você terá acesso a uma ampla logística que proporciona serviços como espaço de armazenamento, despacho, embalagem dos seus produtos vendidos e muito mais.

Envios FULL e outras configurações

Você já conhece os envios FULL? O sistema é simplesmente responsável pela entrega mais rápida do Brasil. Muitas entregas são feitas no dia seguinte à compra, incluindo os sábados. Com o Mercado Shops você tem a garantia do uso dos envios FULL sem qualquer valor a mais.

Além disso, você pode configurar as opções de envios de forma personalizada. Você pode, por exemplo, customizar os valores de entrega por região, utilizar as tabelas dos Correios ou até mesmo criar a própria tabela.

Compras protegidas

Um dos principais diferenciais da plataforma é o sistema de segurança. Além de existirem diversos meios de pagamento customizados – inclusive depósito em conta ou transferência – e opções de parcelamento, o sistema chamado Compras Protegidas presente na plataforma colabora com a segurança e credibilidade da sua loja através de soluções de segurança e anti fraudes.

Marketing e redes sociais

A plataforma entende que, mesmo entregando diversas soluções práticas e ferramentas para tornar a loja online mais segura, rápida e completa, dificilmente o produto se vende sozinho e o que diferencia uma loja da outra é o planejamento de marketing digital.

Pensando nisso, a plataforma Mercado Shops oferta o acesso a ferramentas que permitem a criação de promoções, campanhas publicitárias, descontos personalizados e diversas outras estratégias de marketing.

É por isso, também, que é possível veicular a sua loja dentro da plataforma com as suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram Shopping, aumentando a sua presença digital e, consequentemente, a sua visibilidade.

Anúncios

Outra possibilidade importante para as suas estratégias de marketing é a criação personalizada de anúncios. A plataforma permite que você crie de forma rápida anúncios de diferentes produtos para chamar a atenção e atrair clientes em potencial.

E você controla e administra todas as suas campanhas no mesmo lugar, podendo fazer alterações a qualquer momento.

Atendimento online

Uma das muitas barreiras que impedem algumas pessoas de fecharem compras pela internet é a falta de um atendimento imediato. Pensando nisso, o Mercado Shops disponibiliza um chat online para contato automático e em tempo real.

Todas as dúvidas do cliente serão respondidas a tempo de fechar a compra e você não irá perder oportunidades por experiências negativas dos consumidores.

Acompanhamento da jornada de compra

Dentro da plataforma é possível acompanhar todo o percurso feito pelos clientes até a finalização, ou não, da compra. Deste modo, é possível estudar o comportamento dos seus consumidores e entender onde estão as falhas, para assim melhorar o sistema.

Principais vantagens

A principal vantagem em aderir ao Mercado Shops está na facilidade com que você passa a vender de forma online os seus produtos. Se teve algo que a pandemia do novo coronavírus nos ensinou, é que aqueles que ainda não estão conectados estão ficando para trás.

Ainda precisa ser convencido? Então veja outros diferenciais:

  • Não tem mensalidade;
  • Proporciona uma experiência de compra mais positiva;
  • Controle rígido de entregas;
  • Possibilidade de entrega em 24 horas;
  • Possui um programa de fidelização;
  • Permite a personalização da página.

Quanto custa para ter sua loja através do Mercado Shop?

Não existem custos fixos com a plataforma. Isso significa que para ativar a sua loja e utilizá-la diariamente você não precisa arcar com nenhuma despesa.

Existem, no entanto, algumas opções que você pode escolher para personalizar a sua loja como um todo ou durante uma venda específica. Por exemplo:

  • Você pode criar anúncios Premium; neste caso a Mercado Shops recolhe 7,99% do valor por venda.
  • Você pode escolher utilizar o frete grátis em 24 horas; neste caso você irá arcar com 50% do custo.
  • Você pode ter acesso ao canal de publicidade exclusivo Mercado Ads; neste caso você recebe até 90% de desconto no preço original

Como faço para ativar a loja?

Para ativar a loja basta entrar na página inicial do Mercado Shops. É importante, no entanto, que você tenha algumas configurações já em mãos, como os produtos e suas descrições, as opções de envio e uma personalização única da sua marca para a loja.

O ideal é contar com uma agência especializada para saber aproveitar todas as opções que a plataforma oferece. Dessa forma, a sua loja pode se destacar entre as demais.

Como uma agência especializada pode te ajudar dentro da plataforma?

Como você pode ver, a plataforma Mercado Shops é super completa e apresenta diversas possibilidades de serviço, mas se você não conhece a fundo o que cada uma dessas funcionalidades permite, você pode ficar para trás quando comparado a lojas dos seus concorrentes.

Uma agência especializada e certificada, como a WB Web Marketing Digital, pode otimizar as suas vendas com uma série de serviços, como por exemplo:

  • Configurações iniciais do Mercado Shops;
  • Personalização do layout da loja;
  • Estratégias de marketing digital;
  • Criação e gestão de anúncios;
  • Integração com suas redes sociais;
  • Entre outros.

Nós queremos lhe ajudar a otimizar as suas ações dentro do Mercado Shops. Entre em contato conosco e comece já as suas vendas!

O que você achou deste conteúdo? Sentiu falta de alguma informação? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x