Marketing com influenciadores digitais, vale a pena investir?
Você sabe o que são influenciadores digitais. Com certeza acompanha pelo menos um e certamente, mesmo que de forma inconsciente, já foi influenciado pelo mesmo.
As mudanças trazidas pelas tecnologias digitais e as redes sociais fizeram com que o comportamento do consumidor também mudasse. Hoje, sabemos que uma das principais características do novo consumidor é pesquisar antes de comprar.
A jornada de compra mudou e hoje já é tão complexa que o Google, em 2020, sugeriu um novo modelo, em que o consumidor está em constante busca por gatilhos. Um desses gatilhos, e provavelmente o mais eficaz, é o da influência e autoridade. Os consumidores buscam por opiniões alheias antes de tomar a decisão.
E é aí que entra o poder dos influenciadores digitais. Esse poder é tão grande que já existem estratégias específicas dentro do Marketing que chamamos de Marketing de Influência.
Mas antes de sair investindo, entenda melhor sobre o assunto e esteja ciente de certos cuidados.
Boa leitura!
O que é o Marketing de Influência?
O marketing de influência é a tática de colaboração entre marca e pessoas que possam ser consideradas “influenciadores digitais”.
A ideia é utilizar a influência destes indivíduos para divulgar a marca, seus produtos e serviços. Devido à influência dos influencers sobre seus seguidores no universo digital, a marca tende a ganhar credibilidade.
A lógica é mais ou menos essa: “se fulano consome, então deve ser bom”.
Esse efeito está presente em gatilhos mentais já conhecidos e utilizados no marketing, como o gatilho de autoridade, em que utilizamos a voz de alguém com expertise comprovada (por exemplo, “9 em cada 10 dentistas recomendam”) e o gatilho de prova social, em que mostramos que a marca é escolhida por pessoas bem-sucedidas (por exemplo, “veja o relato pessoal de fulana de tal”).
Além da credibilidade, o seu negócio também conquista mais visibilidade, aumentando o tão sonhado tráfego orgânico das suas redes.
Cuidados na hora de investir em influenciadores digitais
1. Número de seguidores não é o mesmo que capacidade de engajamento
É claro que número de seguidores é importante, mas nem sempre ter centenas de milhares quer dizer que há engajamento.
Você talvez não se lembre do caso da influenciadora americana “Arii” que, mesmo com 2,6 milhões de seguidores no Instagram, não conseguiu vender mais do que 36 camisas da sua marca. Este é um ótimo exemplo de que o número de likes em uma postagem não reflete necessariamente o seu alcance efetivo. Ou seja, o seguidor pode ter gostado do título e da imagem, mas não ter tomado nenhuma decisão efetivamente.
A capacidade de engajamento está no nível de influência que um perfil exerce.
2. Alinhamento do perfil do influenciador com o seu público
Seguindo a lógica do tópico anterior, o perfil do influenciador deve estar de acordo com o seu público. Não adianta nada tentar fazer com que uma blogueira de moda venda produtos para carros.
É muito mais interessante investir em um perfil com apenas 5 mil seguidores, mas que esteja relacionado e tenha autoridade com o seu público, do que investir em um perfil com mais de 100 mil seguidores que não tenha relação alguma com a sua marca.
Alinhar o perfil também significa evitar posições polêmicas que não peguem bem com o seu público. Procure sempre um influencer que esteja o mais próximo dos valores e posições da sua empresa, pois ele vai ser um porta-voz dela.
3. Integre seus canais com o do influenciador
Além de escolher o influenciador certo, também é preciso traçar as estratégias ideais quanto aos canais de divulgação.
A estratégia deve considerar o que você está divulgando, mas também pontos de monitoramento para que você possa verificar a eficiência da campanha.
3 motivos para investir em influenciadores nas redes sociais
1. Mais engajamento
Todo empreendedor busca construir uma base de clientes engajados e fiéis à marca. Mas para isso, é necessário investimento e paciência, afinal este é um processo que demanda tempo.
Os influenciadores, por sua vez, já passaram por esse processo e já possuem uma base estabelecida e altamente interessada no que eles oferecem.
Investir em um influenciador nas redes sociais pode significar uma certa "transferência" de autoridade, ajudando a aumentar a sua base de clientes.
2. Mais credibilidade e autoridade
Como mencionamos anteriormente, na internet a opinião do outro conta muito. Para a nova geração de consumidores, não há nada que passe mais credibilidade do que uma boa resenha da experiência de outros indivíduos.
Segundo pesquisa da ROI & Marketing de influência, mais de 74% dos consumidores utilizam as redes sociais em algum momento da sua jornada de compras para se decidirem sobre uma compra. São pessoas que estão buscando boas avaliações da marca para confiar na mesma.
3. Baixo custo e alto retorno
É claro que a estratégia precisa ser muito bem planejada e o custo irá depender da negociação com o influenciador. Mas, de forma em geral, ações com influenciadores digitais são muito mais acessíveis e o retorno sobre esse investimento (ROI) é um dos melhores em comparação com outras estratégias.
Além disso, assim como em qualquer estratégia de marketing digital e diferentemente de anúncios feitos em mídia offline, os resultados são mensuráveis, possibilitando entender a reação do público e o que você precisa mudar ou não para futuras estratégias.
Em resumo, vale a pena investir em influenciadores digitais, principalmente aqueles que estão próximos de você e do seu público. Mas para fazer valer e colher os melhores resultados, é preciso ter uma estratégia bem estudada e definida.
Certamente você percebeu que conhecer o público e seus principais canais de comunicação, entendendo o que eles desejam, é essencial para todas as etapas do processo.
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