09 11 2021

Dicas para Marketing de Natal

Dicas para Marketing de Natal

Para muitos, é a melhor época do ano, pois é tempo de festejar, ganhar e dar presentes. Opa! Você leu “ganhar e dar presentes”? Isso mesmo. O Natal é um tempo propício e bastante oportuno para empresas que desejam vender muito. Não é à toa que é considerada a época do ano em que as pessoas gastam mais dinheiro, e elas não vão em busca apenas de panetone e dos típicos enfeites. Por isso, é preciso se sobressair na alta concorrência e pensar em estratégias que sejam realmente eficazes.

É hora de planejar o seu Marketing Digital para alavancar suas vendas e negócios nesta importante época para o comércio e para quem procura melhores condições e ofertas para dar o melhor presente. Mas é preciso que essas promoções sejam vistas pelo maior número de pessoas/usuários possíveis.

É fundamental, portanto, que as técnicas para alcance, por exemplo, sejam postas em prática nesse período. Mas o que são essas técnicas? E o que fazer para vender muito no Natal? Para saber mais sobre essas e outras questões, continue lendo!

Já está na hora, corra!

A ideia é se antecipar. Pensar, planejar e aplicar uma estratégia que chame mais a atenção do público fazendo o que a maioria não faz: começar antes!

E não estamos falando de semanas ou 2 meses de antecedência, pois as chances de comparar resultados, prever erros e corrigi-los, além de criar peças e anúncios certos para o público certo, são bem maiores sem aquela correria! Defina, portanto, os seus objetivos, concorrentes, público alvo, personas...

Feito isso, busque identificar e corrigir quaisquer erros em seus sites e redes sociais. Certifique-se de que tudo esteja funcionando: mantenha as informações corretas, preços e descrições atualizadas dos produtos; confira se não existem links quebrados ou imagens pesadas demais; e tenha a certeza que o sistema de compra funciona tanto para computadores quanto para celulares.

Ou seja, otimize seu site e faça boas práticas em SEO que fazem motores de busca darem mais destaque ao seu conteúdo. Enfim, “arrume a casa” para que seus clientes entrem, se sentem e queiram ficar, ou melhor, comprar!

Seja único

Personalize seus produtos e serviços fazendo com que sua marca transmita o espírito natalino. Afinal, é a época em que as pessoas estão desejando paz, visitando familiares distantes e, para os mais religiosos cristãos, celebrando o nascimento de Jesus Cristo. Portanto, caia na onda e vista essa camisa como uma estratégia de Inbound Marketing para fazer com que seus possíveis clientes venham atrás de sua marca!

Use a criatividade para fazer uma campanha com uma identidade visual especial de edição de Natal e torne sua marca mais lembrada. Dessa forma, ela pode ganhar destaque e ser a mais buscada durante o período. Aproveite e promova ofertas com combos de produtos.

Por exemplo, se seu empreendimento for de produtos de estética feminina: presenteie sua irmã/mãe/tia com um kit de maquiagem e ganhe 4 batons de brinde. Dessa maneira, quem vai presentear também ganha um presente, e um presente seu!

Fique mais ONLINE possível

As pessoas passam boa parte do tempo de suas vidas navegando no computador ou celular, e isso não é de hoje, mas o fluxo de usuários nas redes sociais “explodiu” durante a pandemia e, provavelmente, esse Natal será o mais digital de todos. Além disso, o número de vendas online através de dispositivos móveis cresce a cada ano. Então busque estar presente em todos os espaços!

Invista em anúncios patrocinados com o Google Adwords e Facebook Ads e ações nas redes sociais: crie conteúdo, disponibilize seus produtos, dê ideias de presentes. Promova suas ofertas e descontos e trabalhe bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google.

Ademais, converse com seus clientes! Não os deixe sozinhos, dispare e-mail marketing ou SMS, oriente-os para encontrarem o que procuram. Se for preciso, use até mesmo o WhatsApp! Dessa forma, seus clientes entenderão que você está mais próximo deles. Seja transparente e forneça o melhor atendimento!

E, por fim…

Não tem fim! O Marketing não termina no Natal e não começa no Ano Novo, ele é contínuo e precisa ser repensado e alimentado a todo tempo. Tenha um plano completo e pensado a longo prazo. Documente e torne tudo mensurável para fazer comparações e determinar novas metas. Aproveite a campanha para coletar dados para ter uma maneira de medir sua performance.

KPIs, por exemplo, são fundamentais para medir o resultado das ações; para identificar se houve retorno ou prejuízo; se a campanha estava dando certo ou se precisava ser corrigida. Tudo isso para que você tenha uma boa noção do que precisa ser mudado. Mas, KPI? Que bicho é esse?

A WB Web te explica! Aliás, podemos te ajudar a fazer todo o planejamento das estratégias de Marketing não só no Natal, mas por todo o ano. Somos especialistas em planejamento, assim como na implementação de ações personalizadas e fundamentadas em aspectos singulares de cada empresa, e queremos que o seu negócio seja o mais próspero.

Ficou interessado em criar um planejamento de Marketing Digital para a sua empresa? Entre em contato!

O que você achou deste conteúdo? Fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

Quer tirar suas dúvidas?