Negócios Locais: 10 passos para vender pelo Instagram
Todo empreendedor busca conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Parte desses resultados passam especialmente pela implementação de estratégias de marketing digital que buscam o aumento do tráfego digital nos canais de comunicação da empresa.
Que tal colocar o seu negócio em uma rede social onde, segundo o Instagram, 500 milhões de pessoas acessam todos os dias? Essa é a quantidade de usuários que utilizam diariamente o Instagram, de olho nas novidades e em produtos que lá estão a disposição. Além disso, o Instagram vai te ajudar a conhecer melhor o público que consome o seu produto.
Boa leitura!
Comece suas vendas no Instagram
1. Defina o seu público alvo
Para direcionar o seu negócio é preciso ter em mente o grupo de consumidores que vão adquirir os produtos que sua empresa oferece, definir o perfil de pessoas com potencial para se tornar cliente.
2. Ter um perfil comercial
Se você já tem um perfil pessoal no Instagram, você não deve usá-lo. O indicado é criar um perfil comercial para o seu empreendimento. O perfil comercial tem alguns recursos não disponíveis no perfil pessoal como:
- Saber quantas pessoas visualizaram sua publicação;
- Ver a interatividade da publicação;
- Analisar a quantidade de visualizações do seu perfil;
- Contar quantos cliques uma postagem alcançou;
- Fazer anúncios.
3. Escreva uma biografia
A biografia é um texto breve, utilizado para descrever sobre o seu empreendimento e assim, as pessoas saberão um pouco mais sobre o seu negócio. A bio dever ser informativa, já que ela é um meio de aproximação do seu negócio com as pessoas. Faça uma bio descritiva, simpática e explicativa. Fale sobre seu (s) produtos (s), forma de entrega e seus contatos como e-mail e whatsApp.
4. Postagens interessantes
Na rede, os usuários buscam por novidades, informações e novas tendências. Capriche no conteúdo, desperte o interesse do público para o que você está oferecendo. Você pode falar sobre dicas, funcionalidade do produto, fotos que detalhe o que está sendo ofertado.
5. Utilize um agrupador de links
Reúna os links importantes do seu negócio em um único local. Você pode utilizar o Linktree, um serviço que em um único link, tenha quantos links você precisa, basta acessar usando seu perfil do Instagram para criar sua página. Os links mais indicados são o contato do Whatsapp, grupos no Facebook, site, entre outros. Mas cuidado para não exagerar nos links, o intuito aqui é que seu potencial cliente te conheça melhor.
6. Criação de conteúdo relevante
Para saber o que é relevante para o seu público, é importante analisar os concorrentes, no perfil de público que você deseja alcançar. Atente-se ao tipo de publicação, frequência e como utilizam as hashtags.
7. Escolha das Hashtags
Com análise dos seus concorrentes, você descobre muitas hashtags que podem ser utilizadas por você. Mas é preciso ter atenção, pois o seu concorrente pode ter escolhido-as sem nenhum critério.
Alguns sites especializados podem de ajudar nas escolhas: HashTagBrasil, nele você encontra as hashtags mais usadas em todo mundo. Já o Hashtags em Português, te ajuda qual hashtag você deve usar por categoria, trazendo uma seleção de 21 hashtags em português e 4 em inglês, essencial para ter visualização fora do Brasil.
O instagram possui vários canais de integração: stories, lives e o IGTV. Cada um têm suas especialidades. Então, entenda um pouco sobre eles para você planejar como vai trabalhar o perfil da sua empresa.
No formato stories, o vídeo ficará disponível por 24 horas, com duração de até 15 segundos. Ele pode funcionar para avisos como: lançamentos, eventos, publicações importantes, entre outros. Durante o dia é possível fazer vários stories, mas não exagere, de 10 a 15 está ótimo.
Nas lives você pode falar por mais tempo, porém o tempo de disponibilidade é de 24 horas. Aqui você pode criar conteúdos com tempo maior, interagir com seguidores, respondendo perguntas, mas sem se alongar demais.
No IGTV é possível compartilhar conteúdos de vídeos mais completos, como os disponibilizados no YouTube e Facebook.
9. Faça um calendário mensal
Você já definiu seu público alvo, perfil profissional, biografia, estudou a concorrência, definiu que hashtags usar, o que vai publicar no canal, é chegada a hora de definir tudo isso em um calendário. Basicamente você terá de fazer um planejamento mensal, definindo os dias e horários e o que será postado.
10. Interação
Se você chegou até aqui, é preciso interagir com os clientes, conquistar novos, e claro, vender! As redes sociais foram criadas para interação das pessoas umas com as outras e a sua loja também precisa ter voz!
Tire dúvidas, informe preços, traga seu cliente para o mais próximo de você, isso dará confiança e convencê-los a realizar compras no seu empreendimento.
Que tal, pronto para dar esse passo super importante para o seu negócio?
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