Estratégias de Inbound Marketing para Empresas de Contabilidade
Toda empresa tem como objetivo atrair novos clientes. Mas, para escritórios de Contabilidade, essa tarefa pode ser um desafio, visto que esta ainda é uma área onde a maior parte da população ainda é leiga.
Mas e se você pudesse ensinar o seus potenciais clientes a importância de um especialista na área contábil? É possível, com estratégias de Inbound Marketing para Contabilidade, você conseguir se diferenciar no mercado e criar relações duradouras e saudáveis com os seus leads.
Essas estratégias são pensadas a longo prazo, o que significa que é preciso ter planejamento, conhecimento da área, criatividade e paciência. Nada que uma agência de Inbound Marketing não possa garantir.
Quer entender melhor como esta área do marketing funciona? Continue lendo!
O que são estratégias de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, que também é conhecido como marketing de atração, se baseia na educação do público alvo em relação aos serviços oferecidos por sua empresa de Contabilidade.
Para educar o cliente, são criados e compartilhados conteúdos de cunho informativo que são úteis aos visitantes. É criada uma rotina de alimentação desses visitantes a partir de conteúdos que respondam às dores deles.
Isso faz com que o cliente sempre busque a marca para encontrar as respostas que está procurando. O resultado são potenciais clientes que entendem da importância dos serviços da sua empresa, por isso desenvolvem interesse e confiança na sua marca.
Ou seja, a iniciativa parte do próprio cliente, ao contrário do outbound marketing (propagandas, banners, comerciais, etc) em que a empresa vai atrás do cliente.
O que faz uma agência de Inbound Marketing para Contabilidade?
Definição do público-alvo e da persona
O primeiro passo para o Inbound Marketing é a definição do público-alvo e a criação de uma persona. Este é o momento em que a maior parte das empresas enfrenta dificuldades, sem saber exatamente para quem está vendendo seus serviços. Se você não sabe quem é o seu público, como saberá se comunicar com ele?
Então, antes de mais nada, a agência de Inbound Marketing irá conhecer o perfil, os desejos, as necessidades e as dores dos seus clientes, permitindo o entendimento de quem é o seu público em potencial.
Sabendo quem é esse cliente, inicia-se a etapa de construção da persona. A Buyer Persona nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal. É ela que dará o tom da comunicação e irá direcionar melhor todas as ações de marketing para Contabilidade.
Não deixe de conferir nosso artigo especial sobre público-alvo e persona!
Marketing de conteúdo
Chamamos de marketing de conteúdo a construção de materiais com conteúdos interessantes à persona do negócio. Essa técnica é um desdobramento do Inbound Marketing e pode se utilizar de diversos meios; blogs institucionais com eBooks, infográficos, vídeos e webinars, são os principais.
Esses conteúdos são desenvolvidos com a finalidade de apresentar soluções para as principais dores dos seus clientes em potencial.
É importante que eles tenham uma boa legibilidade, escaneabilidade e apresentem uma linguagem adequada e direcionada à persona.
Criação de um funil de conversão
O funil de conversão é que irá determinar a temática dos conteúdos a serem produzidos. Em geral, ele possui três etapas: atração, consideração e decisão.
A primeira etapa diz respeito ao momento em que o cliente busca entender mais sobre o assunto. Neste momento, são produzidos conteúdos informativos e educativos.
Durante a consideração você irá indicar as soluções para os problemas do cliente. No caso de um escritório de Contabilidade, o conteúdo demonstrará a importância de um especialista na área contábil.
Por fim, no momento da decisão, o cliente precisa entrar em contato com os seus serviços, então é necessário apresentá-los.
Um Inbound Marketing bem feito consegue fazer com que o cliente percorra essas fases até o fechamento do acordo.
Estudo de SEO
As técnicas de SEO possibilitam que o site e o conteúdo publicado tenham boas posições nas ferramentas de pesquisa. Ou seja, quando você as aplica corretamente, você possui grandes chances de aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa sempre que alguém fizer uma pesquisa (no Google, por exemplo) sobre algum assunto relacionado aos seus serviços e conteúdos.
Fatores como a quantidade de links externos e internos, alocação de palavras-chave ao longo do conteúdo, autoridade e atualização de conteúdo, são importantes para que as estratégias deem certo.
Qual a importância do Inbound Marketing para Contabilidade?
O marketing de atração é uma ótima solução para escritórios de Contabilidade, visto que proporciona benefícios como um ciclo de vendas mais curto, a redução de custos, a mensuração de resultados em tempo real, o aumento do ticket médio, entre outros.
Então, se você está buscando reduzir o tempo necessário para conquistar um cliente e torná-lo fiel, o Inbound Marketing pode ainda contar com a ajuda de outras estratégias de marketing digital para fazer com que o seu negócio decole.
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