31 08 2021

Estratégias para Captação de Clientes

Estratégias para Captação de Clientes

Você está presente na internet já faz um tempo e ainda não consegue prospectar clientes? Você não é único, o atual mercado é altamente competitivo, rápido e desafiador. Um desses desafios é, justamente, o fato de não haver receita pronta, que dará certo para 100% das empresas.

Mas, com as estratégias certas de marketing digital, você pode adaptar certas práticas que já demonstraram o seu devido sucesso. A primeira coisa que você tem que ter em mente é que você precisa de uma presença online original e atualizada. Aqui no blog da WB Web já te demos algumas dicas valiosas para alcançar essa primeira tarefa, não deixe de conferir.

Depois você precisa se perguntar, você sabe quem é o seu cliente? Se sua resposta for “não sei”, ou algo muito generalista, está na hora de definir o seu público-alvo e nós podemos te ajudar com isso também. Afinal, quando você tem apenas um alvo, é mais fácil de acertar, certo?

Aprender novas dicas para atrair clientes nunca é demais. Então, continue com a gente e veja nossas 6 sugestões de estratégias para captação de clientes.

1. Indicações de clientes atuais

A nossa primeira dica para atrair clientes é como chover no molhado. A gente fala bastante sobre isso aqui no blog da WB Web, mas nunca é demais repetir: a manutenção do relacionamento com o cliente é fundamental.

Existem alguns clientes, já fidelizados, com os quais você consegue ter um relacionamento mais próximo, de confiança e cumplicidade. Se utilizar deles para entrar em contato com outras pessoas é um primeiro passo fácil e certeiro; não há nada que convença mais o consumidor do que boas avaliações e indicações.

2. Redes sociais dos concorrentes

A internet sempre pode ser usada a nosso favor. Uma maneira simples de encontrar novos clientes é conferir os clientes da concorrência. Para tanto, você precisa ter um nicho bem definido.

Digamos que o seu nicho seja advogados autônomos, você poderia ir em perfis do instagram direcionado a esse nicho e visualizar as curtidas, os comentários e os seguidores da página. Perceba o tipo de conteúdo que eles estão interessados e, com cuidado, faça contato com eles.

Ter cuidado na hora de fazer contato significa não falar com eles como um vendedor falaria. Se eles receberem ofertas de serviços e catálogos de preço eles podem considerar esse primeiro contato um pouco invasivo. Dialogue com o prospect, elogie, faça perguntas sobre o negócio, dê dicas gratuitas… Em outras palavras, construa um relacionamento.

3. Grupos do Facebook e Linkedin

Seguindo a lógica do tópico anterior, uma estratégia de marketing eficiente é sempre estar por dentro das tendências e discussões das áreas de interesse dos potenciais clientes.

Entre em grupos do Facebook e Linkedin direcionados para o nicho no qual você está buscando atrair clientes. Fique de olho nos perfis mais ativos e construa a sua página pensando no interesse deles. Você pode criar um portfólio relevante, ou conteúdos de blogs super específicos, por exemplo.

E a mesma dica do tópico anterior também vale para esse; você pode e deve fazer contato com seus prospects, mas tome cuidado com a maneira com que você faz o primeiro contato. Ninguém quer se sentir coagido a fazer uma compra ou algo do tipo.

4. Rede de relacionamento com parceiros

Nem sempre a concorrência será algo negativo, ter um bom relacionamento com eles também pode trazer frutos. Caso você ofereça algum serviço/produto que eles não ofereçam, uma parceria para indicação não irá fazer mal a ninguém.

Entre em contato com aqueles que têm mais afinidade e “troque figurinhas”. Dessa forma, a captação de clientes não é apenas mais fácil, ela também é mais certeira, pois são prospects qualificados com grandes chances de serem fidelizados.

5. Sindicatos e associações empresariais

A internet também pode te ajudar a ficar de olho nos sites de sindicatos, de associações patronais, de agências reguladoras e até de empresas concorrentes. Entre sócios, parceiros e antigos trabalhos, você tem em suas mãos uma rica fonte de informações sobre o que o nicho espera dos seus produtos e serviços.

Não tenha medo de se colocar à disposição dessas associações, seja oferecendo dicas gratuitas, ou participando de discussões sobre a área. Tenha em mente que quem não é visto, não é lembrado; e você quer que as pessoas se lembrem de seus serviços quando abrir espaço para isso, certo?

6. Inbound Marketing

Tudo o que falamos por aqui também faz parte das estratégias de marketing, mas não há nada mais relevante para o marketing do que a produção de conteúdo próprio. Ao invés de apenas participar de blogs e grupos de outros, você pode criar o seu próprio blog e o seu próprio canal.

O inbound marketing além de desenvolver esses conteúdos, também possui ferramentas de SEO para detalhar quais clientes se interessam por quais produtos e serviços, quem está só se informando, quem de fato procura por suas soluções. Ou seja, o inbound marketing é a maneira mais fácil de acertar em cheio no alvo.

10 regras para a atrair clientes

Como dissemos no início do artigo, nenhuma estratégia é 100%. Tudo irá depender da sua área de atuação, do perfil dos seus consumidores e da disponibilidade dos elementos citados ao longo do texto.

Então, para resumir as boas práticas na hora da captação de clientes, criamos 10 regras rápidas para atrair clientes. Confira:

1. Posicionamento de mercado: Defina seu perfil e concentre-se em um nicho. Não tente agradar todo mundo, seja corajoso e faça uma escolha.

2. Comece internamente: Faça uma lista com dados de antigos e novos clientes. Uma maneira de pegar o contato de possíveis consumidores é fazer a captação de leads com conteúdos e promoções.

3. Preze pela qualidade: Durante a primeira impressão, de fato o dado que chama mais atenção é a quantidade de contatos e clientes, mas você precisa saber que a qualidade é sempre mais importante. Não adianta nada você atingir o grupo errado e não conseguir fidelizar ninguém.

4. Saiba conversar com os clientes: Construção de relacionamentos; tudo poderia ser resumido nesta simples frase. Para tanto, você pode criar personas para o seu negócio e aprender a se comunicar diretamente com o seu alvo. Já te demos as dicas para criar a sua persona do zero, não deixe de conferir!

5. Não seja invasivo: Cuidado ao entrar no modo piloto automático e só se comunicar com eles quando for oferecer serviços e produtos. Essa comunicação agressiva é mal vista pelos consumidores.

6. Fidelize: Procure por novos clientes, é claro, mas não se esqueça dos antigos. A captação não para no momento da compra, ela deve continuar sempre.

7. O boca a boca importa: Uma das maneiras mais fáceis de conseguir novos clientes é justamente por indicações. As pessoas confiam mais nas influências que tem a sua volta, então invista em uma boa imagem e na experiência do consumidor.

8. Descubra a sua vantagem competitiva: Você precisa de uma característica que se sobressaia perante seus concorrentes. Perceba o que falta em seus concorrentes e ofereça aos clientes deles.

9. Presença digital é indispensável: Você até pode prospectar à moda antiga, mas para que dificultar se a tecnologia já está lhe dando todas as ferramentas necessárias para isso? E não fique apenas no instagram, o Linkedin é um ótimo ambiente para conhecer potenciais clientes.

10. Não desista de buscar: Talvez você não consiga de primeira, e está tudo bem. O importante é não deixar de buscar, afinal, a quantidade de clientes reflete diretamente no crescimento da empresa. Se for necessário buscar suas táticas, faça isso; não se prenda a conservadorismos.

Essas são só algumas estratégias de marketing valiosas para o dia a dia da sua empresa. É importante que você não pule nenhuma etapa, então, se for o caso, não tenha medo de buscar uma ajuda externa.

Uma excelente pesquisa de mercado, criação de personas e gerenciamento de mídias, já tornam o caminho menos espinhoso. Conheça o trabalho da WB Web e saiba como podemos te ajudar.

As nossas dicas foram úteis para você? Se você sentiu falta de alguma informação, fique a vontade para deixar seu feedback nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

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