Presença Digital: Estruturas e Ferramentas

Presença Digital: Estruturas e Ferramentas
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Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 134 milhões de brasileiros estão conectados à internet, então por que a sua empresa não estaria? O comportamento do consumidor mudou, e hoje eles querem conhecer a fundo as marcas antes de fechar negócio. Segundo o SPC, 90% deles pesquisam na internet antes de comprar.

O que os seus potenciais clientes encontrariam sobre a sua empresa? Você com certeza não quer perder um negócio por não entregar uma boa impressão, ou nem sequer ser encontrado. Atualmente, a presença online é a condição número um para a captação de novos clientes; é também uma ótima ferramenta do marketing digital para construir autoridade e se firmar no mercado.

Mas a presença digital não é somente possuir um Instagram. Para construir um relacionamento com o seu público, é preciso se utilizar de estruturas e ferramentas diferenciadas.

Quer saber mais sobre a importância da presença digital no plano de marketing para empresas? Continue com a gente e confira!

A presença digital: uma das ferramentas de marketing digital mais importantes

A presença digital da sua empresa é a forma como a sua marca irá existir na internet; é um ponto fundamental na construção da lembrança e do reconhecimento de marca pelos consumidores. Mas cuidado, é preciso ter uma estratégia para mostrar a sua identidade e criar um diálogo contínuo e interessante com seu público.

Só estar presente, sem estar atuando, não é o suficiente. Por que ter canais desatualizados é tão prejudicial quanto não ter canal nenhum, e como os usuários estão constantemente comentando e avaliando marcas e produtos, você não quer ser encontrado apenas quando alguém faz uma crítica a sua empresa.

É preciso ter controle de como as pessoas enxergam a marca. Para isso são utilizados diversos canais online, definidos de acordo com uma pesquisa prévia dos locais onde o seu público alvo está interagindo.

Você define uma persona, um cronograma, um tom de voz, as temáticas dos conteúdos e muito mais. Com um planejamento específico de marketing digital para empresas, a sua marca passa a entregar um valor na vida do público para além dos seus serviços e produtos.

Estruturas para a construção da presença digital

Como já mencionamos anteriormente, estar online não se resume a ter uma conta no Instagram. Os seus canais de comunicação com o público precisam ser pensados de forma criteriosa, considerando os interesses pessoais e a presença dos próprios clientes em potencial.

Existem diversas formas de conquistar uma presença online impactante. Os canais são muitos e a cada dia que passa surgem novos, portanto não tenha medo de explorá-los.

A seguir, iremos nos aprofundar nas plataformas consideradas “básicas” para se ter uma boa estrutura de presença digital:

Site institucional

Um bom começo é desenvolver um site atualizado e com um bom conteúdo. O site costuma ser a porta de entrada para o mundo digital, já que os consumidores procuram por conteúdos seguros.

Destaque seus produtos e serviços, mas não se esqueça de apresentar a sua empresa para os novos clientes. Apresente sua história, a missão, a visão e os valores, e um portfólio (caso tenha).

Ele não pode ser feito de qualquer jeito. O site precisa ter uma fácil usabilidade, com adaptação para diferentes tipos de dispositivos, ser visualmente atraente e, é claro, atender as necessidades do público.

Essa não é uma tarefa fácil, por isso, a opção mais segura é contar com o serviço de marketing digital para empresas. Com a ajuda de designers e programadores, o seu site será construído e otimizado com técnicas de SEO, o que garante fácil navegação e uma boa posição nos resultados de buscas.

Blog corporativo

Como forma de alimentar o seu site, o blog corporativo é uma ferramenta muito eficaz na construção de autoridade.

Ele é uma das principais ferramentas de marketing digital e marketing de conteúdo. Com um blog atualizado, você pode promover a sua marca e atrair novos clientes para a sua empresa sem, necessariamente, vender serviços e produtos.

Digamos que você tem uma loja de alimentos orgânicos; o seu blog pode dar dicas de receitas e dietas. Dessa forma você se torna uma referência no seu mercado, atraindo novos clientes pela confiança. Quando elas quiserem colocar uma das receitas em prática, lembrarão da sua marca.

Google Meu Negócio

Você já procurou por algum lugar específico e não encontrou referências confiáveis? É mais comum do que se imagina.

O Google Meu Negócio é uma das melhores ferramentas para facilitar bons resultados nos buscadores do Google. Mantendo um cadastro atualizado, o seu endereço, fotos do local, horário de funcionamento e outras informações importantes, são facilmente encontradas durante a pesquisa.

Além das informações adicionais, clientes e funcionários podem avaliar o serviço e tornar a empresa ainda mais atraente para o buscador.

E-mail marketing

O e-mail marketing está mais presente do que muitas pessoas imaginam. Ele possibilita a nutrição de leads e uma comunicação direta com o consumidor, mas ele não trabalha sozinho.

É importante entender o contexto em que o e-mail marketing é utilizado. É preciso criar estratégias para a captação dos e-mails e isso normalmente inclui tópicos que já foram e que ainda serão citados.

Mas ainda assim ele faz um papel muito importante durante a campanha de marketing, ele possibilita o oferecimento de materiais ricos, como ebooks e infográficos, além de atrair o olhar do consumidor com promoções personalizadas.

Redes sociais

A forma mais conhecida e utilizada de manter a presença digital em dia é a utilização das redes sociais mais populares da internet.

Elas são importantes SIM! Não dá para negar que é por meio delas que a captação de novos clientes é mais eficaz. Afinal, elas são de fácil e rápido acesso, possibilitando um atendimento prático.

Porém elas são muitas e diversas. Você não precisa estar em todas elas, mas também não dá para cometer o erro de permanecer na zona de conforto. Estude cada opção a partir do movimento que o próprio cliente faz.

Para algumas empresas é interessante possuir um canal no Youtube, para outras não. Para algumas, o Linkedin é o principal ambiente de acesso dos clientes, para outras não faz sentido estar nessa rede.

Por isso, não coloque a carroça na frente dos bois. É fundamental fazer uma análise prévia dos canais e conteúdos a serem utilizados. Lembre-se que a linguagem precisa ser lapidada e as estratégias são diferentes dependendo das redes.

Outras ferramentas

Uma maneira de conquistar autoridade no mercado é estar sempre um passo à frente da concorrência. Por isso, é sempre importante estar aberto e atento às novidades e tendências do ambiente online. Você não precisa esperar uma nova rede social bombar para considerá-la.

Além disso, outras ferramentas de marketing digital, como anúncios online, também possuem bons resultados. Ou seja, a construção da presença digital da sua empresa sempre irá depender dos seus objetivos e planejamento de marketing.

Nada no marketing digital para empresas deve ser feito sem pé nem cabeça. Tudo faz parte de uma estratégia e campanha maior. Está procurando conteúdos que possam te ajudar? Aqui no blog da WB Web você encontra tudo sobre marketing digital, não deixe de conferir!

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