Criadores de conteúdo: O Instagram vai investir R$ 5 bilhões

Criadores de conteúdo: O Instagram vai investir R$ 5 bilhões
Ouça o Conteúdo

No dia 14 de Julho de 2021 o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fez a alegria de muitos criadores de conteúdo através de uma postagem na rede social. Em poucas palavras, Zuckerberg reiterou sua vontade de tornar digitais influencers cada vez mais profissionais, incentivando o uso das plataformas Facebook e Instagram, de forma que os criadores consigam viver deste trabalho.

Esse incentivo virá em forma de investimentos astronômicos. Segundo o SEO, o Instagram e o Facebook deverão investir cerca de R$ 5 bilhões (US $1 bilhão) em criadores de conteúdo até o ano de 2022.

Já faz alguns anos que o Facebook procura atrair criadores para suas plataformas investindo diretamente neles. Em 2020, criadores do Tik Tok - a mais nova febre entre os adolescentes - foram convidados, pessoalmente, a utilizar o Reels, ferramenta do Instagram criada para rivalizar com a nova rede. A empresa também chegou a rondar os jogadores do Twitch, oferecendo cerca de US $100 milhões pelos próximos dois anos para que eles também joguem os jogos do Facebook.

Agora esses incentivos também irão chegar até o Instagram. Apesar de ter sido criado com o intuito de compartilhamento de fotos, o Instagram agora é uma rede de entretenimento e vídeos, e uma das maiores redes de anúncios e publicidade por meio de digitais influencers. Ou seja, tem muito dinheiro envolvido.

Mas o grupo Facebook não é o único a criar fundos para criadores de conteúdos, logo que o Tik Tok começou a virar febre no ocidente, seus fundadores apresentaram um programa de incentivo de mais de US $200 milhões direcionados à criadores digitais para divulgar a plataforma. Com o sucesso, esse montante já aumentou para US $1 bilhão.

Da mesma forma, o Youtube e o Spotify anunciaram seus próprios fundos. Com a chegada do Youtube Shorts, a plataforma investiu mais de US $ 100 milhões em criadores digitais. Já o Spotify anunciou uma ajuda para a monetização de criadores de áudio ao vivo. Qualquer pessoa (não precisa ser um grande digital influencer) pode participar se inscrevendo no Fundo para Criadores.

Esse valor será destinado a todos os digitais influencers?

No programa criado pelos fundadores do Facebook, que também abrange o Instagram, apenas convidados serão financiados, mas a possibilidade de monetização a partir do uso de recursos como a transmissão ao vivo será aberta para todos os criadores do Facebook e do Instagram.

Segundo o The Hollywood Reporter, o programa também irá estabelecer estruturas de bônus aos criadores que inscreverem anúncios no IGTV, criar Reels ou usar anúncios curtos antes, ou depois de um conteúdo de vídeo no Facebook.

Parece que está cada vez mais importante estabelecer uma presença concreta nas redes sociais, não é mesmo? Não deixe de conferir nossas dicas e estratégias para o Facebook e o Instagram.

Achou essas informações úteis para você? Então, nos deixe o seu feedback nos comentários. Você também pode entrar em contato com o nosso especialista em marketing digital e conhecer algumas das melhores estratégias sob medida para a sua empresa, basta clicar no botão abaixo!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x