03 08 2021

Como aumentar o alcance orgânico no Instagram e no Facebook

Como aumentar o alcance orgânico no Instagram e no Facebook

Quando falamos sobre presença digital a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas é a quantidade de seguidores e curtidas. É claro que essas métricas, conhecidas como métricas de vaidade, devem ser observadas e geram uma primeira impressão aos novos usuários.

No entanto, as métricas que você deveria estar focando são as métricas de alcance. São elas que irão te dizer quantas pessoas foram impactadas pela sua mensagem, mostrando as suas oportunidades de crescimento.

Porém, conquistar um alcance orgânico pode não ser tão simples assim. Os algoritmos desenvolvidos pelas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, estão cada vez mais complexos, naturalmente diminuindo o alcance das mensagens.

Então, em qual tipo de estratégia você deve investir? Alcance orgânico ou alcance pago? Alcance e impressões são a mesma coisa? Afinal, como aumentar o alcance no Instagram e no Facebook?

As respostas para estas perguntas você encontra neste artigo. Continue lendo!

Alcance pago x Alcance orgânico

O alcance pago, como diz o nome, é construído com a ajuda de peças e anúncios pagos para aparecer em determinadas páginas. O Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads, são alguns exemplos mais utilizados. A grande vantagem desse tipo de alcance, além de direcionar a um público específico, é que você pode acompanhar o progresso e taxa de cliques.

A desvantagem, no entanto, está no gasto excessivo e na descredibilidade da marca. Publicidades podem ser consideradas invasivas quando não são bem-vindas.

Seguindo a lógica, o alcance orgânico é o contrário do pago; o usuário chega até a marca por conta própria. O orgânico é obtido através de conteúdos estratégicos nas redes sociais, em blogs, e-mail marketing, etc. Para que esse alcance seja aumentado, são utilizadas diversas técnicas, como escolha de palavras-chave, por exemplo.

Para construir estratégias realmente eficientes, é importante investir nessas duas maneiras de aquisição de novos clientes. Eles devem andar de mãos dadas, agregados e conversando entre si. O alcance pago é mais indicado para peças promocionais, enquanto o alcance orgânico é mais indicado para peças de marketing de conteúdo.

A escolha da estratégia certa também pode estar relacionada ao seu nicho de mercado e público-alvo.

Alcance e Impressões

As métricas de alcance e impressões costumam ser confundidas entre si, mas, na verdade, liberam resultados bem diferentes para a estratégia implementada.

As métricas de alcance revelam quantas pessoas foram impactadas pela sua postagem, enquanto as impressões revelam quantas vezes o seu post foi visualizado. Parecem iguais, porém são bem diferentes.

Um mesmo usuário pode ter visualizado 3 vezes o mesmo post; neste caso, ele é responsável por 3 impressões. Mas o usuário só representa 1 pessoa alcançada.

Isso significa que os números de impressões tendem a ser muito mais inflados do que os de alcance.

Vale também lembrar que nenhuma dessas duas métricas indica quantas pessoas engajaram com a postagem. Essa tarefa é das métricas de engajamento, como a taxa de cliques, por exemplo.

Dicas para aumentar o alcance nas redes sociais

Você provavelmente está buscando dicas para aumentar o alcance orgânico das suas postagens no Instagram e no Facebook. Então vamos ao que interessa.

Iremos apresentar aqui técnicas básicas pensadas a partir do funcionamento dos algoritmos dessas redes sociais. É importante ter em mente que elas devem casar com todo o planejamento de marketing da campanha.

Em princípio, você pode seguir 7 passos no seu planejamento:

  1. Frequência de postagem;
  2. Uso de hashtags;
  3. Notificações;
  4. Conteúdo relevante;
  5. Conteúdo visual. Dica: vídeos são sempre a melhor opção;
  6. Teste a/b de CTA
  7. Interação com o público.

Frequência de postagem

Como mostramos no artigo sobre os algoritmos, tanto o Facebook quanto o Instagram dão preferência às páginas ativas, com uma boa quantidade de postagens por semana. Você não precisa exagerar, 2 a 3 vezes por semana é o suficiente, mas tente não ficar mais de uma semana inteira sem postar nada.

Além disso, uma página sempre atualizada chama mais atenção de possíveis clientes, aumentando a possibilidade deles começarem a seguir e compartilhar seus posts.

Dentro do planejamento de frequência, deve entrar também o cuidado com relação ao horário da postagem. Ambas as redes sociais apresentam o conteúdo no feed de forma cronológica, isso significa que se você postar no horário que seu público está ativo, você conseguirá atingir mais usuários.

Uso de Hashtags

As hashtags são a melhor maneira de aumentar o seu alcance orgânico no Instagram. Elas servem para dispor conteúdos no local de “descoberta” no Instagram. Ou seja, se o seu público busca pela hashtag “#AcademiaEmCasa”, todas as postagens com essa hashtag irão aparecer para ele.

Portanto, é importante poder ser encontrado por ali. Além disso, o uso de hashtags é uma grande ajuda para aparecer no Trending do Instagram.

Incentive a ativação de notificações

Incentive o seu público a ativar as notificações da sua página. Desta forma, sempre que você postar, o usuário irá receber a informação em primeira mão em forma de “notificação push”, na primeira tela do celular.

Conteúdo relevante

Título já manjado aqui no blog da WB Web. Você não pode ser apenas organizado e sistemático, se você não for interessante não só o usuário não irá curtir, como o próprio algoritmo não irá recomendar para outras pessoas.

Quando falamos sobre conteúdo relevante, estamos levando em conta os assuntos buscados pelo seu público. Se o interesse do seu público for pela academia, o algoritmo não irá indicar conteúdos sobre leitura, por exemplo.

Então, conheça o seu público e saiba conversar com ele.

Conteúdo visual, em especial, conteúdo em vídeo

O que lhe prende a atenção? Texto, imagem, áudio ou vídeo? Segundo as estatísticas das redes sociais, a maior parte das pessoas se atrai por conteúdo visual, principalmente se for em vídeo. Eles são fáceis de consumir e geram uma expectativa do usuário para saber como termina. No entanto, não se esqueça das legendas. Torne as suas postagens mais inclusivas e permita que elas sejam visualizadas em qualquer momento.

Mas você pode apostar também em infográficos, imagens atrativas, frases curtas e motivacionais. Se você conseguir atrair a atenção do seu público, e garantir algumas curtidas e compartilhamentos, a sua postagem também irá aparecer no feed dos amigos do seus seguidores. Ou seja, irá atingir muito mais pessoas.

Testes A/B de CTAs

OK. você já atraiu o público, agora precisa que ele tome uma ação. Você deve incentivar o compartilhamento, a curtir, o comentário, a marcação de amigos e, principalmente, agregar ao seu negócio diretamente, chamando para newsletter, visita de site, etc.

Você deve definir qual o tipo de CTA é mais relevante para cada uma das suas postagens e os testes devem ser contínuos.

Interação com seu público

Por último, o alcance orgânico no Instagram e no Facebook irá depender muito da sua interação com outros usuários. Então, além de incentivar a interação na sua própria postagem, convidando para marcações e respondendo de forma descontraída seus seguidores, você pode também interagir na página dos outros.

Páginas de possíveis clientes, de colaboradores, de empresas amigas, entre outras. Você precisa estar presente e criar um relacionamento com seus seguidores.

O ponto principal para aumentar o alcance orgânico e as impressões da sua postagem é que os seus usuários tenham uma boa experiência na plataforma. Por isso, os conteúdos devem ser de fácil consumo, precisam estar lincados com os interesses dos seguidores e ainda presentes em muitos locais.

Desta forma, a exposição da sua marca tende a ter bons resultados, transformando seguidores em consumidores. Que tal montar uma estratégia agora, vamos lá? Entre em contato com a WB Web e saiba como podemos ajudar!

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