Entenda como os algoritmos do Instagram e do Facebook funcionam

Entenda como os algoritmos do Instagram e do Facebook funcionam
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Você já deve ter ouvido falar sobre os algoritmos do Instagram e do Facebook. Também já deve ter ouvido falar que eles são fundamentais para as estratégias de marketing digital nas redes sociais e no engajamento de suas postagens.

Os algoritmos já estão presentes no nosso dia a dia e vieram para ficar. Mas você sabe usá-los ao seu favor? Sabe como aumentar o alcance da sua mensagem em todas as redes?

De fato, uma boa estratégia de marketing digital precisa de uma boa presença nas redes sociais, mas não é de qualquer maneira. Entender como funcionam os algoritmos já é um começo para saber no que investir e como atuar.

Pensando nisso, preparamos esse guia básico sobre o funcionamento dos algoritmos do Instagram e do Facebook. Confira a seguir:

O que é algoritmo?

Os algoritmos são sequências de instruções definidas de execução de tarefas ou solução de problemas; é como se fosse uma receita usada pelos programadores no desenvolvimento de softwares e outras tecnologias.

Em celulares, computadores, videogames e calculadoras, por exemplo, o algoritmo funciona como uma estrutura da cadeia de etapas para que os processos funcionem. Nas redes sociais, os algoritmos utilizam um modelo lógico de classificação de importância a partir do perfil de determinado usuário.

Desta forma, são eles que decidem quais postagem irão aparecer no seu feed, por exemplo. Esse ranqueamento, além de levar em consideração as interações e preferências do usuário, também considera algumas “boas práticas” da página da postagem.

Algoritmos do Instagram

Os algoritmos do Instagram levam em consideração três importantes fatores: 1) as suas preferências como usuário; 2) o horário de publicação; 3) a proximidade dos usuários.

Em primeiro lugar vem as preferências do usuário. Isso significa que, se o usuário curtiu postagens sobre academia e exercícios físicos, a máquina irá, automaticamente, recomendar postagens similares a essas. Portanto essa personalização de feed é feita através de uma análise das suas curtidas, comentários e interações em geral.

Quando falamos sobre o horário da postagem estamos nos referindo a ordem cronológica de publicação. Ou seja, o feed segue o ritmo de postagens mais recentes para as mais antigas. No entanto, esse não é o principal fator; o horário do post também deve estar relacionado à relevância. Por isso, para algumas pessoas, pode parecer que os algoritmos do Instagram não estão nem aí para a ordem cronológica dos eventos.

Por último, a proximidade. O algoritmo irá reunir informações sobre seu relacionamento com outras páginas, por isso amigos que você mais comenta e curte irão ser priorizados e aparecerão primeiro.

A mesma lógica do feed serve para os stories e para o reels. Não à toa, o Instagram é a rede social com maior engajamento dos usuários.

Estratégias para o Instagram

Agora que você já sabe como os algoritmos do Instagram funcionam, fica mais fácil planejar o marketing digital das suas redes sociais. Nós temos algumas dicas que podem ajudar a aumentar o alcance e o engajamento nas suas redes sociais:

  1. Planeje o horário das suas postagens: como mencionamos, ainda que sob algumas especificidades, o Instagram dispõe as postagens em ordem cronológica. Como sabemos que em determinado momento as pessoas param de rolar o feed, o ideal é que você apareça justamente na hora que elas estiverem navegando. Como fazer isso? Descobrindo o melhor horário para a sua postagem (quando tiver mais movimento na rede) e criando um planejamento em volta dele.
  2. Use Hashtags: as hashtags ajudam com que a sua postagem apareça relacionada a determinado assunto. Se você se utilizar de tags sobre academia e exercícios físicos, por exemplo, você tem mais chances de aparecer no feed daqueles seguidores que se interessam pelo assunto.
  3. Desenvolva um relacionamento com seus seguidores: comente, curta, faça menções e engaje com contas similares ou de seguidores. Os algoritmos do Instagram irão avaliar o seu engajamento nos assuntos de relevância.
  4. CTA: crie chamadas de ação, convide seus seguidores a comentar e marcar suas postagens. O engajamento irá fazer com que você seja recomendado para eles futuramente.
  5. Invista no conteúdo: por fim, nunca é demais lembrar, você deve ter um conteúdo original que chame a atenção no feed dos seus seguidores. A nossa dica é investir em algo mais visual e menos textual. Vídeos são ótimas para atrair os olhares dos usuários.

Algoritmos do Facebook

O Facebook foi a primeira rede social a pensar seu algoritmo para atender as necessidades e as relevâncias de cada usuário. No início, sem esse algoritmo, muitas postagens “se perdiam” em meio à infinidade do feed. Hoje, os algoritmos do Facebook consideram 4 pilares principais: 1) quem postou; 2) quando postou; 3) o conteúdo postado; 4) a rede de amigos.

A partir das suas interações, o algoritmo consegue rastrear a relevância de certos usuários ou marcas para o seu feed. A temporalidade, ou cronologia, da postagem também é levada em consideração, mas assim como no Instagram, deve estar relacionado ao primeiro tópico.

Sobre o conteúdo, é decidido a partir das suas pesquisas e interações. Se você costuma assistir mais vídeos, você não irá receber muitos textos, por exemplo.

E por último, a sua rede de amigos têm prioridade no seu feed. Tanto para as postagens deles, quanto para as postagens curtidas por eles.

Além destes pilares, o algoritmo também pode considerar a linha de notícias que você costuma ler e interagir. Essas linhas possuem um sistema de pontuação baseado ao nível de informação, autenticidade, potencial de interação e engajamento, e o tempo gasto com a postagem.

Estratégias para o Facebook

Aqui você encontra mais dicas de engajamento nas redes sociais. Quando falamos sobre performance no Facebook, devemos lembrar que essa é uma rede pensada para ser social. Como mencionamos anteriormente, publicações de amigos e familiares possuem preferência e por isso os resultados orgânicos das marcas costumam ser bem menores do que no Instagram, por exemplo.

Por isso, a nossa primeira dica é apostar em alcance pago. O Facebook Ads é a maneira mais fácil e rápida de ampliar o alcance e gerar novos negócios.

Mas, além disso, você pode começar profissionalizando a sua página na plataforma. Depois que tiver uma página, incentive seus clientes e possíveis clientes a seguir a página e marcar como “ver primeiro”. Desta forma, suas postagens sempre aparecerão para eles.

Utilize o lado social da rede, incentive os seus seguidores a marcar e comentar nas postagens, para que elas apareçam no feed de terceiros. E considere, também, o uso de bot para Messenger.

O marketing digital nas redes sociais é uma etapa importantíssima que não deve ser deixada de lado. Quer descobrir outras dicas de performance no Instagram, Facebook e até mesmo Linkedin? Não deixe de conferir outros artigos aqui no blog da WB Web!

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