26 10 2020

Conteúdo para o Instagram: utilize práticas do Marketing Digital

Conteúdo para o Instagram: utilize práticas do Marketing Digital

Estar presente no dia a dia dos clientes por meio do Instagram já virou regra para ser bem-sucedido. Essa plataforma social é a que mais cresce, com cerca de 66 milhões de brasileiros por lá. O público é diverso, de diferentes idades e diferentes origens, e está constantemente conectado à rede, acessando mais de uma vez por dia.

O Instagram se tornou uma das maiores e melhores ferramentas para atrair novos públicos e fidelizar os mais antigos. Um conteúdo de relevância, capaz de criar um tráfego orgânico, é imprescindível para construir autoridade e criar um vínculo com a audiência.

Mas para isso, é necessário ter um conteúdo estratégico, capaz de mostrar a sua marca de forma original, constante e dinâmica. É preciso ter consciência de como adaptar conteúdos conforme cada etapa do funil, ter um calendário definido e saber conversar com o seu público. Em resumo, é preciso ter uma estratégia de marketing de conteúdo.

Se você ainda não conseguiu alcançar esses resultados, não se preocupe. Este artigo foi escrito especialmente para te ajudar a criar um conteúdo eficaz para a sua empresa.

Continue lendo e descubra dicas valiosas de marketing digital para o seu instagram.

Tenha um objetivo definido

A primeira pergunta que você precisa responder é: o que pretendemos ganhar com o nosso conteúdo? Parece uma pergunta besta, eu sei, mas não saber responder-lá de forma objetiva e sincera é um dos erros mais básicos, e também comuns, que você pode cometer.

Você pode ter por objetivo criar autoridade e reconhecimento de marca, pode querer criar um relacionamento e fidelizar clientes, pode querer conquistar novos clientes, pode querer vender produtos, entre outros.

É claro, todas essas possibilidades acabam, no final das contas, se interligando. Mas para que você não se perca nas métricas, e nem se decepcione, é importante definir metas. Assim, os resultados ficam mais claros, e os próximos passos da estratégia também.

Crie personas

Nós já te falamos aqui no blog da Wb Web sobre a importância de entender quem é o seu cliente ideal, e como, a partir dessa definição, construir as personas do seu negócio. Mas achamos importante destacar esta etapa na hora da criação do seu conteúdo para o Instagram.

Se você não conhecer quem é o seu público e seus interesses, dores, necessidades, hobbies, canais que utiliza, tom de fala, entre várias outras características, vai ser muito difícil você conseguir alcançar engajamento.

Por isso, é necessário a criação, não somente das buyer personas (a especificação do seu público em todas as características que já mencionamos aqui), mas também uma brand persona.

A brand persona é “um personagem” que representa a sua marca. É como o seu público vai enxergar a marca, de forma mais humana a partir do tom de voz e a linguagem utilizada, por exemplo. Essa personagem é definida a partir da definição das outras personas.

Digamos que as personas da minha marca sejam meninas adolescentes, é importante que nas redes seja possível conversar com elas utilizando um tom e uma linguagem com a qual elas se identifiquem.

Existem diversos casos famosos que podem servir de inspiração e ser usados como exemplo. A Netflix é um deles. A marca consegue conversar com o seu público de forma tão natural e humanizada, que muitas pessoas se esquecem que é uma marca, e não um influenciador.

Dicas de conteúdo para Instagram

Como já dissemos aqui, é essencial definir as metas de acordo com as necessidades da empresa. Assim, você vai saber como fazer e aplicar o marketing digital.

No entanto, existe uma premissa básica: preparar o público para se tornar um cliente, educando-os de forma constante e dinâmica.

Para tanto, separamos algumas dicas de conteúdo que podem te auxiliar na hora da produção:

Crie um calendário de postagens

Quanto mais você postar mais chances você tem de melhorar o seu alcance. Não só porque o seu público irá naturalmente entrar em contato com as suas postagens diversas vezes ao dia, mas porque o Instagram prioriza altas frequências de postagem.

Com um calendário organizado você tem a possibilidade de levar em consideração os melhores dias e os melhores horários para postar.

Existem algumas plataformas que te contam quais os melhores horários para fazer uma postagem no Instagram, considerando a quantidade de usuários online e algoritmos do Instagram.

Divulgue promoções

O brasileiro adora uma promoção. Afirmar isso é chover no molhado. Sorteios, brindes, descontos especiais, qualquer coisa que chame a atenção e implique interação e divulgação pelo público.

Por exemplo, “divulgue nossa página e ganhe descontos”, ou, “curta essa postagem e mostre para um atendente”. É importante que a promoção seja pensada a partir do público. De nada vale se o seguidor parar de seguir a página assim que a promoção terminar.

Não se esqueça das hashtags

Não queremos poluir a postagem, não é mesmo? Por isso, não precisa exagerar. Mas um uso equilibrado das hashtags é sempre uma ótima pedida.

As hashtags, quando bem utilizadas, geram um tráfego orgânico do seu conteúdo. Quando você faz uso delas, qualquer pessoa que procure por tal hashtag passa a estar em contato com o seu conteúdo.

Antes de usar, pesquise quais os termos com um volume de busca razoável, específicos para o nicho da sua marca.

Faça lives

A transmissão ao vivo é uma ótima forma de engajar o seu público. Dessa forma você consegue passar mais informações sobre o seu serviço ou produto, além de humanizar a empresa.

As lives do instagram ficam disponíveis na sua interface e os seguidores são notificados assim que entram no aplicativo. Ou seja, aumenta o alcance e a visibilidade do usuário.
Você pode, por exemplo, fazer perguntas e respostas com funcionários, entrevistar convidados especialistas no assunto, gravar eventos, convidar influenciadores, entre outros.

Use e abuse do Stories

O Stories é uma maneira rápida e fácil de gerar conteúdo. A ferramenta permite formatos diversos de conteúdo, além de permitir interatividade.

Use as enquetes para engajar o público. Busque perguntas que convidam os clientes a interagir. As pessoas gostam de sentir que estão sendo ouvidas, dessa forma elas se sentem mais à vontade.

Essa ferramenta também permite que você crie destaques. Assim, você pode destacar stories que você considere importante que novos públicos, que não viram o post original, vejam assim que acessarem a sua página.

Você pode usar texto, gifs, fotos, vídeos e enquetes; o que melhor conversar com as suas personas. A dica é sempre tentar criar conteúdo com leveza e criatividade.

Apesar de sempre bater na tecla da constância, também lembramos que você jamais deve deixar de lado o foco no aspecto qualitativo do seu conteúdo. Busque sempre a relevância. As vezes é melhor ter um público menor, porém mais participativo e engajado, do que um grande público que não se identifica, e portanto não se compromete, com a empresa. Para isso, é importante entender muito bem qual o nicho da empresa.

Considerando o aspecto qualitativo, buscar auxílio especializado junto a profissionais pode ser uma boa pedida para a criação de conteúdos personalizados, com relevância e padrão de qualidade. É sempre bom lembrar que as redes sociais são uma extensão virtual da sua empresa, uma espécie de escritório e vitrine e, portanto, deve prezar por refletir a credibilidade, profissionalismo e autoridade até nos mínimos detalhes, como um perfil empresarial pede.

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