23 09 2020
| Atualizado em
22 02 2024

Alcance x Impressões: Saiba a diferença e aprenda a usar

Alcance x Impressões: Saiba a diferença e aprenda a usar
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As métricas tornam a nossa vida muito mais fácil: é graças a elas que podemos traduzir a realidade da performance do conteúdo de forma quantitativa, transformando em números o consumo, a segmentação e a experiência de compra, por exemplo. Assim, podemos rastrear o comportamento dos usuários, e oferecer um conteúdo mais direcionado.

Hoje temos uma quantidade incrível de métricas, então não fique inseguro se não souber definir todas elas. Isso é bem comum, principalmente, quando falamos sobre ‘alcance’ e ‘impressões’.

A primeira coisa que você precisa saber é: não, elas não são a mesma coisa. Ainda que seja muito fácil agrupar estas duas juntas, já que ambas são importantes para as estratégias de conteúdo, elas possuem entre si diferenças básicas que podem mudar, e muito, no resultado final analítico.

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Qual é a diferença entre alcance e impressões?

O alcance se refere a um indivíduo. As contagens são feitas de forma individual. Ou seja, não importa quantas vezes você tenha visto determinado conteúdo, a sua visualização só será contabilizada uma única vez.

Já as impressões se referem a quantidade de vezes que um conteúdo foi exibido. Contando, inclusive, todas as vezes que uma mesma pessoa o tenha visualizado. Isso faz com que, na maior parte dos casos, a contagem de impressões seja maior do que a de alcance, pois um indivíduo pode entrar em contato com um mesmo conteúdo diversas vezes.

Digamos que você acabou de ler um # post # no Facebook e logo em seguida o seu amigo compartilha o mesmo conteúdo: agora, o # post # está disposto duas vezes no seu # feed. Isso significa que você representa 1 alcance (pois é apenas um indivíduo), e 2 impressões (pois o conteúdo foi exibido duas vezes).

Entenda o porquê destas métricas serem tão importantes

Você deve definir qual métrica é mais importante para o seu negócio a partir da definição dos objetivos que pretende atingir com o conteúdo. Estas métricas não vão te oferecer dados concretos de quantas pessoas se engajaram com a publicação, mas vão te dar uma direcionamento de quais estratégias de conteúdo utilizar.

Se a sua meta é alcançar novos públicos e atrair possíveis clientes, vale investir e cuidar da métrica de alcance. É ela que vai te dar a certeza que a estratégia de conteúdo está dando certo, pois mede a disseminação de uma publicação online. Esta métrica vai te ajudar a entender até que ponto o conteúdo sendo produzido é atrativo e relevante para a audiência que você está tentando conquistar.

Mas se você quiser criar um vínculo maior com o público já conquistado, é importante o aumento de impressões. A sua marca precisa estar presente no cotidiano dessas pessoas, para isso você deve criar um cronograma de publicações e manter o seu conteúdo atualizado.

Como melhorar o alcance e as impressões do seu conteúdo

1) Use e abuse de # hashtags

Se utilizar de # hashtags # é uma das maneiras mais fáceis de gerar um tráfego orgânico (aquele que causa impacto de forma gratuita, ou seja, você não paga para aparecer no feed dos outros, isso acontece de forma natural).

Quando você faz uso de hashtags, o seu conteúdo passa a ficar à disposição de todas as pessoas que procurarem por tal # hashtag . # Portanto, mapeie as palavras-chave que mais conversam com o seu público alvo e o seu negócio, e direcione o seu conteúdo à elas.

2) Invista em conteúdo pago

Todos queremos a credibilidade gerada por um tráfego orgânico, é verdade. Mas investir em um tráfego pago (feito a partir de posts patrocinados e anúncios) também não faz mal a ninguém.

Com o conteúdo pago você pode garantir que o conteúdo vá chegar à quantidade esperada de pessoas. Além disso, você pode definir bem o seu público alvo. Definindo sexo, idade, interesses pessoais, entre outros, você pode gerar mais engajamento, tendo a certeza que as pessoas alcançadas irão se interessar pelo assunto.

3) Invista em um conteúdo de qualidade

Não aceite menos do que viralizar. As métricas de alcance e impressões estão aqui justamente para te contar se você conseguiu atingir a quantidade de pessoas que você esperava, ou ainda, se atingiu mais pessoas do que esperava.

Crie conteúdos com potencial de viralização. O seu público alvo tem que curtir o conteúdo, se envolver com os posts, compartilhando e atingindo quem está fora do seu radar. Você precisa ganhar clientes, e eles merecem que você se esforce para isso.

É importante nunca perder de vista que, para além da importância das métricas e do monitoramento de resultados, jamais devemos deixar de manter o foco no aspecto qualitativo da produção de conteúdos. Aliar os aspectos técnicos que permitem uma boa performance com um material que entregue relevância à sua audiência são os pontos-chave que vão garantir o sucesso total da sua estratégia de conteúdo.

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