Remarketing: veja como funciona e use para aumentar suas vendas

Remarketing: veja como funciona e use para aumentar suas vendas
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Já não é mais segredo para qualquer empreendedor que o investimento no marketing digital virou obrigatoriedade na virada desta década.

Os benefícios que podem ser obtidos pela sua empresa vão desde a exposição massiva da marca até o engajamento de clientes para com o seu produto ou serviço.

O que muita gente não sabe é que há diversas estratégias utilizadas em uma campanha de marketing digital. Cada uma delas é elaborada de acordo com as necessidades de sua empresa, podendo entregar o resultado esperado.

O Remarketing é uma destas estratégias utilizadas para você oferecer o seu produto ao potencial cliente oferecendo uma experiência única.

Afinal, você sabe como aplicar o remarketing na estratégia da sua empresa? Sabe qual sua importância para obter informações valiosas sobre o seu cliente?

Para responder estas perguntas, a WB Web preparou um conteúdo repleto de dicas de como utilizar o remarketing para impulsionar suas vendas. Confira:

Remarketing: o que é, como funciona

Remarketing (ou redirecionamento) é a prática de veicular anúncios pela Internet para pessoas que já visitaram seu site. Isso permite que sua empresa pareça que está "seguindo" pessoas pela Internet veiculando anúncios nos sites e plataformas mais usados.

Como funciona o remarketing

Provavelmente, você viu uma dessas caixas aparecer quando navega em um site:

imagem cookies

Tradução: “Ao utilizar esse site, você está automaticamente aceitando que utilizamos cookies. Saiba mais.”

Ao clicar no botão verde, você aceita esta condição, cedendo a empresa a permissão de realizar o remarketing com você.

Sem os cookies, o remarketing se torna impossível. Por isso, ao aceitar estes termos, o cookie lança uma linha especial de código dentro do seu navegador

Esse cookie, um pequeno arquivo que armazena vários bits de informação, rastreia a visita ao site sem armazenar informações pessoais sensíveis como nome e endereço.

Então, quando esse usuário sair do site para navegar na Web, o cookie informará a plataforma de anúncios quando esse usuário visitar outro site. Vamos exemplificar melhor:

Imagina você entrando em um shopping com uma placa gigante na cabeça listando os 3 produtos que você deseja comprar.

Quando você entra numa determinada loja, os vendedores saberão exatamente qual produto lhe entregar, sem antes lhe perguntar sobre o seu real interesse no produto.

Um outro exemplo bastante interessante são as caixas de propagandas que ficam no canto direito do Facebook:

caixas de propagandas

Na semana passada, após chamar uma corrida por um carro de aplicativo, apareceu esta campanha patrocinada no meu facebook. E no Google não é diferente. Para onde quer que nós vamos, essas caixinhas estão lá.

Isto significa que as campanhas de remarketing das empresas que oferecem estes serviços está dando certo. Pois com estes anúncios aparecendo constantemente nas redes sociais, mostra que os usuários que visitam seus sites estão interessados em seus produtos, vindo futuramente virar possíveis clientes.

Estão lembrando aqueles usuários o quanto o seu produto está sendo oferecido e disponibilizado à compra pelas redes sociais.

Os diferentes tipos de remarketing

O remarketing é uma ótima maneira de anunciar seus produtos e serviços para pessoas que já estão familiarizadas com sua empresa. Existem muitas razões pelas quais as pessoas não convertem na primeira visita:

  • Eles estão ocupados com outra coisa;
  • Eles querem fazer mais pesquisas;
  • Eles não estão convencidos de que precisam dos seus serviços;
  • Eles não viram a solução que queriam.

O remarketing para essas pessoas dá a elas um empurrãozinho para lembrá-las de que sim, você tem a solução de que precisam.

Os diferentes tipos de remarketing, são:

Remarketing de vídeo (anúncios do Google):

Neste modelo, seus anúncios são exibidos como anúncios em vídeo precedentes no YouTube e em outros parceiros de exibição do Google para pessoas que visitaram seu site anteriormente.

Exemplo:

anuncios do youtube

Remarketing de pesquisa (Anúncios do Google):

Seus anúncios são exibidos na parte superior dos resultados do mecanismo de pesquisa quando alguém que já visitou seu site pesquisa termos ou serviços específicos.

Remarketing gráfico (Google Ads):

Seus anúncios são exibidos como anúncios gráficos em outros sites da rede de anúncios gráficos do Google.

Remarketing dinâmico (Google Ads):

Aumente seus resultados com o remarketing dinâmico, que leva o remarketing ao próximo nível com anúncios que incluem produtos ou serviços que as pessoas visualizaram em seu site ou aplicativo.

Remarketing de mídia social:

Você pode usar o remarketing do LinkedIn, o remarketing do Facebook e o Pinterest para veicular anúncios a pessoas que visitaram seu site enquanto navegam nos canais de mídia social e sites de parceiros.

Exemplo:

remarketing de midia social

Remarketing da lista de clientes:

Com o marketing de mídia social e o remarketing do Google Adwords, você pode enviar listas de informações de contato que seus clientes lhe forneceram.

Quando essas pessoas fazem login no Google ou naquele site de mídia social específico, você pode exibir anúncios em sites diferentes ou nessa plataforma social.

6 dicas para alavancar o remarketing e aumentar sua lucratividade

Para que o remarketing funcione, existem algumas dicas importantes que você deve seguir:

1. Segmente suas listas de remarketing:

Ao configurar sua tag de remarketing, separe usuários que pesquisam sobre características diferentes de seu produto ou serviço, por exemplo: pessoas que visitaram as páginas de “reparo do ar condicionado” e “reparo do forno” devem ter uma experiência diferente ao acessar seus produtos.

Pois apesar de ambas necessitarem de um serviço parecido, não é sobre o mesmo produto que ambas estão precisando de reparos.

2. Adapte seus anúncios à sua estratégia de remarketing:

Sua estratégia de criação de conteúdos é tão importante quanto sua estratégia de lista de remarketing.

Certifique-se de que seus anúncios sejam relevantes para o público-alvo que você deseja alcançar, que tenham a mesma aparência do seu site, sendo atraentes aos olhos dos seus clientes.

3. Teste diferentes plataformas, tamanhos e formatos de anúncio:

Para alcançar o maior número possível de clientes na Web, crie tipos diferentes de anúncios para sua campanha de remarketing em vários tamanhos e canais.

Em seguida, teste quais formatos, plataformas e tamanhos funcionam melhor para sua campanha.

O importante, nesta fase, é testar para ter a certeza de qual canal funciona melhor para sua empresa vender um determinado produto.

4. Venda direta para clientes atuais:

Seus clientes atuais são os mais fiéis e os que têm mais probabilidade de comprar outros produtos e serviços de você.

É recomendado uma lista de clientes atuais e usá-la para vender produtos novos ou anunciar descontos.

Investir em quem já compra os seus produtos é querer cada vez mais agradar o seu público alvo. Lembre-se disso.

5. Programe seus anúncios para quando seja mais provável que o seu público alvo irá vê-los

Nem todas as horas do dia são indicadas para todas as faixas etárias. Embora os Baby Boomers (Geração entre os anos 40 e 60) possam ser mais ativos pela manhã, a Gen-Z (Geração dos anos 85-95) pode não estar disponível até o meio da tarde.

6. Invista seu dinheiro em publicidade nas plataformas e sites que mostram resultados:

Se o seu investimento em remarketing no Google for mais alto do que o investimento nas redes sociais e não entregam resultados que justifiquem esta disparidade, PARE DE INVESTIR.

É aí que entra a importância de testar diferentes plataformas e sites. Sim, o remarketing funciona, mas apenas se você estiver segmentando as pessoas certas no momento certo e na plataforma certa.

Agora você já sabe como funciona o remarketing, qual sua importância para sua estratégia de marketing digital e o quê ele pode fazer para impulsionar suas vendas.

A WB Web possui a experiência necessária em remarketing para criar as estratégias mais adequadas às necessidades da sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba como o nosso time de especialista pode acrescentar ao seu negócio.

O seu feedback sobre o assunto seria muito enriquecedor! Não esqueça de deixar seu comentário. Críticas, sugestões e compartilhamentos também são bem-vindos! Até mais e fique de olho nos próximos conteúdos!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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