30 07 2020

Marketing Sazonal: como aproveitar datas comemorativas

Marketing Sazonal: como aproveitar datas comemorativas

O maior objetivo de todo empreendedor é aumentar exponencialmente suas vendas, isso é óbvio. Mas além das vendas, há diversos outros fatores que fazem os empreendedores encherem os olhos de esperança.

Ideias para se obter mais clientes, fidelizá-los à sua marca e fortalecer o seu setor comercial, são sempre bem-vindas para fazer com que o seu negócio tenha uma linha contínua de crescimento.

Portanto, é fundamental que você se atenha às novidades relacionadas às melhores formas de se aproveitar do marketing sazonal no contexto do marketing digital.

Enfim, o que é marketing sazonal? Como ele se aplica na prática? Será que minha empresa está pronta para realizar este procedimento? O que o marketing digital tem a ver com isso?

Para responder estas e outras perguntas que podem surgir no decorrer deste artigo, nós da WB Web preparamos um material completo para lhe mostrar os benefícios que o marketing sazonal pode trazer ao seu negócio. Vamos lá!

Marketing Sazonal: o que é marketing digital

Quando pensamos em sazonal, a primeira coisa que passa pelas nossas mentes é como algo momentâneo — que acontece de tempos em tempos, mas que sempre acontecerá.

Se juntarmos ao conceito atual da palavra marketing, teremos uma ação de vendas para eventos ocasionais.

É justamente neste ponto que queremos chegar.

O marketing sazonal nada mais é que você aproveitar datas comemorativas para aumentar suas vendas, atrair novos clientes ou até mesmo expandir sua marca — o conceito não muda, mas a prática depende das necessidades de sua empresa.

Vamos utilizar o Dia das Mães como exemplo.

Quando chega nesta data comemorativa, muitas empresas aproveitam todo o mês que antecede a data para elaborar e executar uma estratégia de marketing, visando atrair possíveis clientes interessados no seu produto/serviço.

Se utilizar da sazonalidade para pensar em estratégias criativas para vender mais pode ser muito promissor! E, como citamos no primeiro parágrafo, todo empreendedor tem como maior objetivo aumentar suas vendas.

Como utilizar o marketing sazonal para aumentar suas vendas

Para tirar o maior proveito das datas comemorativas, você precisa traçar as ações corretas e elaborar uma estratégia de marketing eficaz.

Não existe uma estratégia mais favorável. Em algum momento será melhor investir em apenas uma data comemorativa — aquela que mais tem a ver com seu setor — porém, há momentos onde o melhor a se fazer é investir pouco em cada uma das que mais favorecem o seu negócio.

APLICANDO O MARKETING SAZONAL

Como amplamente citado acima, você precisa de um planejamento adequado às realidades da data comemorativa que você deseja investir, por exemplo:

Digamos que você tenha uma loja de roupas femininas, com diversas opções no estoque para sua cliente. Certamente, uma das datas mais esperadas é o Dia das Mães, certo?

Desta forma, suas campanhas de marketing devem estar prontas no começo de abril, juntamente de suas mercadorias adquiridas com o intuito de aumentar suas vendas.

Uma campanha de marketing sazonal pode focar tanto no produto quanto no serviço ou outros diferenciais de uma determinada empresa. O importante é atrair e instigar.

O segredo está na elaboração de uma estratégia eficaz, onde uma agência especializada fará todo o planejamento para sua empresa conquistar os clientes certos.

Sua empresa pode investir em peso nas mídias sociais, demonstrando as qualidades do seu produto ou serviço, criando campanhas que criam autoridade no mercado, fazendo lives (vídeos ao vivo) nas contas de suas rede sociais, enfim.

Vale lembrar que o marketing sazonal não funciona somente com datas comemorativas, por exemplo:

Durante o inverno ou época de chuva, muitas sorveterias deixam um pouco de lado os seus produtos principais para focar em outros serviços, como: fondue, chocolate quente e promoções que atraiam o público mesmo em uma época desfavorável.

Dessa forma, conhecendo os períodos de sazonalidade, é possível aproveitar melhor os meses de altas vendas e se organizar para enfrentar períodos mais fracos.

Há diversas maneiras de sua empresa aproveitar o marketing sazonal para aumentar as vendas. Porém, a melhor delas sempre será aquela que se adequa melhor à realidade do seu negócio.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA AÇÕES SAZONAIS

Uma ótima opção é investir nas campanhas impulsionadas por segmento; Mas o que é isso?

É bem simples: as campanhas segmentadas são nada mais que estratégias, onde são utilizados dados, métricas e ferramentas que permitem que ela atinja um público-alvo específico e relevante.

Esta segmentação determina o conteúdo que será publicado nas peças, em quais locais ela será veiculada (redes sociais, sites, etc) e até mesmo quanto a mesma irá custar — especialmente se você utilizar as redes sociais para esta campanha.

Com uma campanha segmentada, fica muito mais fácil de você entregar um conteúdo relevante a um certo público. Somente pessoas que realmente se interessam pelo produto/serviço de sua empresa serão impactadas pela campanha, e isso se torna um trunfo ainda maior em datas comemorativas, permitindo traçar uma segmentação perfeita que considere a temática da data, o produto a ser oferecido e o perfil de público desejado.

Porém, para a sua campanha ficar ainda melhor, agregar dados relevantes sobre potenciais clientes e reter as pessoas que já consomem produtos ou serviços da sua empresa, o CRM deve ser um grande aliado das campanhas segmentadas.

O CRM (Customer Relationship Management), são estratégias focadas no relacionamento da sua empresa com o cliente.

O CRM armazena informações de clientes atuais e antigos – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

O valor dessa ferramenta está em aproveitar as informações obtidas na interação com prospects e clientes em diferentes áreas, como no caso do marketing. Essas informações tanto pode ajudar na segmentação das campanhas, pois se baseiam em dados reais, quanto podem servir para aproveitar um gancho temático para reaquecer a relação com aquele cliente que nunca mais fez negócio com a sua empresa.

Quer um exemplo? Já pensou se no dia das crianças você possui dados o suficiente armazenados no CRM que te permitam fazer uma campanha de dia das crianças tentadora apenas para os seus clientes que tem filhos?

Com os dados obtidos pelo CRM você poderá fazer sorteios entre os seus clientes e prospects, elaborar promoções dos seus serviços baseadas em todo armazenamento de dados feitos pela ferramenta, etc.

Com a campanha segmentada e o CRM caminhando lado a lado nas suas estratégias de marketing sazonal, suas chances de engajar as pessoas certas e vender seus produtos em maior quantidade, são muito maiores.

E você? O que acha de investir no marketing sazonal para aumentar as vendas da sua empresa à partir das datas comemorativas?

É uma excelente opção para todo e qualquer empresário que trabalha no setor do comércio, especialmente àqueles que trabalham com o varejo.

A WB Web possui a experiência necessária para criar as estratégias mais adequadas às necessidades da sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba como o nosso time de especialista pode acrescentar ao seu negócio.

O seu feedback sobre o assunto seria muito enriquecedor! Não esqueça de deixar seu comentário. Críticas, sugestões e compartilhamentos também são bem-vindos! Até mais e fique de olho nos próximos conteúdos!

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