Como conquistar autoridade com marketing de conteúdo

Como conquistar autoridade com marketing de conteúdo

Para conquistar autoridade no mercado em que sua empresa atua, é necessário anos e anos de inovação e comprometimento, certo?

No marketing digital a situação é bem parecida. Você não precisa das mesmas décadas necessárias, porém ainda precisa da inovação, do comprometimento e também do melhor conteúdo ao seu lado.

O marketing de conteúdo nada mais é do que estratégias voltadas a elaboração de um determinado material, com o intuito de vender um produto ou serviço.

Claro, muitas das vezes a venda não está explícita, porém a criação de autoridade sempre deve estar.

Para explicar um pouco mais como você pode conquistar autoridade com marketing de conteúdo, a WB Web preparou mais um artigo completo!

Vamos lá!

Persona: o que é, qual sua importância e a diferença para o público alvo

Sem uma persona definida, dificilmente a estratégia por trás do seu conteúdo vingará. Mas o que é persona? Qual sua importância?

Persona é um termo utilizado por especialistas de marketing digital com o intuito de definir um comprador ideal baseado o mais fielmente nas “dores” de uma pessoa real.

Como assim? A gente explica.

No mundo do marketing, o público alvo sempre foi o modelo definidor de como as empresas viam os seus compradores. Porém, este mesmo público alvo é muito amplo.

Diferença entre persona e público alvo

Público Alvo:

  • Mulheres dos 25 aos 45 anos, moradoras da região sul do Brasil, com salários entre R$1.500,00 até R$10.000,00.

Em primeiro momento, é bastante comum pensar que um público alvo amplo é uma maneira de vender amplamente seus produtos, conquistando todas as faixas etárias existentes no mercado.

Porém, mulheres de 25 anos são completamente diferentes de mulheres aos 45. Suas rotinas são diferentes, suas dores são distintas e seus desejos são quase opostos.

O mesmo produto que vende para mulheres de 45 anos, não será bem visto por mulheres aos 25 — e vice-versa.

Enquanto uma tem grandes chances de ter uma carreira sólida, a outra nem saiu da faculdade. Isso sem mencionar a diferença que pode existir entre um poder aquisitivo e outro.

As realidades são tão diferentes que, acredito, ter ficado bem claro que a estratégia de público alvo por trás do planejamento de seu conteúdo dificilmente dará certo.

Esta tática de identificar quase que por completo um possível comprador, identificando suas dores, seus desejos e suas atuais condições, é chamada de persona.

Persona:

  • Rafael, 35 anos, Empreendedor no setor alimentício, morador de Araguaína, possui um relacionamento sólido com sua noiva, está pensando em se casar, porém o seu negócio não está vingando como esperava.

Rafael gostaria de implementar novas estratégias de marketing na sua empresa, porém tem um pouco de receio sobre o retorno que investimento pode trazer.

A diferença entre público-alvo e persona ficam muito diferentes exatamente quando mostramos o “raio-x” que a persona pode fazer no comprador.

Com os dados da persona acima, é possível perceber que:

O indivíduo é um homem;

  • Possui 35 anos;
  • É empreendedor no setor alimentício;
  • Mora em Araguaína;
  • Gostaria de implementar uma estratégia de marketing no seu negócio;
  • Ainda tem receio sobre o ROI que o marketing pode trazer.

Perceba quanta informações temos sobre um indivíduo. Com os dados levantados acima, podemos realizar uma campanha de marketing voltada ao conteúdo que crie autoridade e que sane as dores deste cliente. Lembrando que uma mesma empresa pode produzir conteúdos voltados para diferentes personas e ter sucesso com todas!

Como criar conteúdos direcionados à persona

Vamos utilizar o exemplo acima do “Rafael” para basearmos nosso conteúdo. Mas para entregar o melhor resultado possível, precisamos identificar alguns aspectos:

  • Quais suas dores: Seu negócio não está vingando como esperava.
  • Problema: Quer investir em marketing digital, porém tem receio sobre o retorno que pode receber deste investimento.

Percebe que com estes dados nós temos a noção exata do que oferecer e como oferecer ao potencial cliente?

Podemos criar um conteúdo atrativo explicando o retorno positivo que diversos empreendedores do setor alimentício tiveram após investirem no marketing digital.

E se possível, demonstrar a este potencial cliente os cases de sucesso que sua empresa obteve ao elaborar estratégias para empreendedores neste mesmo setor.

Lembre-se sempre: criar autoridade não significa ganhar o respeito de todos. Significa ser respeitado pelas pessoas certas e lembrado em ocasiões especiais, como: pesquisa e compra.

Por isso, para você obter o melhor que o marketing de conteúdo pode oferecer, é fundamental que você contrate os serviços de uma agência de marketing voltada à elaboração de uma estratégia voltada às personas.

A importância do conteúdo para conquistar autoridade

O conteúdo é a forma como a sua marca vai se comunicar na internet. Tendo isso em vista, investir nas melhores técnicas de marketing e nas redes sociais adequadas, facilitará e muito a mensagem que você deseja passar.

Primeiramente, sua empresa deve estar presente nas redes sociais que o seu cliente em potencial está. Pois é através dela que você postará os seus materiais, certo?

Mas como saber qual rede social o seu cliente está e qual o melhor conteúdo que você pode entregar em cada uma delas?

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, aqui é quase certeza que o seu cliente estará ativo. No entanto, há alguns conteúdos que você deve priorizar.

Como o Facebook possui um feed organizado de acordo com os algoritmos da plataforma, você precisa que o seu cliente interaja ao máximo com suas publicações.

Portanto, aposte em um tom de voz amistoso, que visa educar o cliente sobre as demandas do seu produto ou serviço.

Outra ideia muito interessante é sempre colocar CTA’s (Call to Action) - Chamadas para ação - na legenda de suas publicações.

Isto é, incentivar o seu cliente a comentar, curtir, compartilhar ou até mesmo visitar o seu blog.

Aproveite o canhão de marketing do Facebook para alavancar os seus negócios.

Instagram

O instagram, também pertencente ao Grupo Facebook, é a rede social que melhor cria autoridade às empresas que criam um conteúdo atrativo.

Suas opções são inúmeras e vão desde uma postagem no feed, até o compartilhamento de imagens ou vídeos no Instagram Stories.

Como a plataforma da rede social é 80% voltada às imagens, aqui você precisa caprichar muito na peça gráfica e utilizar um tom de voz mais sucinto.

A caixa de texto disponível não é lá essas coisas e colocar muito texto em uma imagem nunca é uma boa ideia. Então, seja como um sniper: gaste pouca munição, mas dê aquele tiro certeiro.

Quando vamos para o Instagram Stories, a história se repete: utilize as ferramentas disponíveis para vender o seu produto. Onde puder evitar textos grandes, evite. Troque textos grandes por cards, vídeos e enquetes interativas, etc..

O público que se concentra no instagram é bastante volátil. Antes era jovens em grande maioria, hoje já têm diversas empresas e a faixa etária aumentou consideravelmente.

Muitos acham que a plataforma chegou ao seu ápice — da mesma forma que o Facebook já fez as campanhas renderem mais.

Porém, nunca se sabe. O investimento nesta plataforma é primordial, pois suas ferramentas disponibilizam às empresas diversas formas de encontrar o seu cliente, fazê-lo passar pela jornada de compra e trabalhar com o encantamento do mesmo.

Linkedin

Se a sua ideia é trabalhar no b2b, criar autoridade no mercado e fazer com que sua marca obtenha um crescimento exponencial, o LinkedIn pode se tornar a “menina dos seus olhos”.
Esta é a rede social onde os profissionais mais gabaritados de todos os setores debatem sobre determinados assuntos, compartilham suas experiências e procuram parceiros para os seus negócios.

Portanto, manter-se visível, no LinkedIn é fundamental para que o seu setor conheça mais sobre você. Não há plataforma melhor para você criar autoridade no seu setor do que o LinkedIn.

Você só deve tomar muito cuidado com conteúdos não verossímeis e com as fake news. Um conteúdo destes pode queimar a imagem da sua empresa. Não deixe que um boato estrague anos e anos de construção de uma marca.

Marketing de conteúdo é nada mais do que entregar ao potencial cliente as soluções para os seus problemas, fazendo com o que o mesmo compartilhe com os outros a ótima experiência que teve com sua empresa. Simples.

Para criar autoridade neste mundo, você precisa fazer com que o melhor conteúdo possível chegue ao seu cliente de uma forma incrível. Seja qual for a rede social escolhida

O encantamento é cereja do bolo por trás de toda criação de autoridade. E, acredite: sem ele, você não conseguirá fidelizar um cliente em potencial.

Uma agência especializada no marketing de conteúdo poderá realizar uma pesquisa aprofundada sobre como o comprador ideal de sua empresa se comporta e quais as dores que ele possui e que sua empresa pode sanar.

Blogposts

Blogposts nada mais são que artigos compartilhados por sua empresa, com o intuito de informar o seu cliente da melhor forma possível em relação a um produto ou serviço específico.

Eles são fundamentais para que você consiga iniciar sua estratégia de marketing digital com o pé direito. Pois além de atrair leads, você gera tráfego, coloca o cliente na jornada do comprador, obtendo uma autoridade muito maior dentro do seu setor.

Os blogposts, para influenciarem positivamente no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca do Google, precisam apresentar as seguintes características:

  • Escaneabilidade: texto de fácil leitura.
  • Responsivo: que se adpate aos diversos dispositivos (celulares, notebooks, tablet)
  • Formatação do Texto em F: parágrafos em forma de F, parágrafos curtos, porém concisos
  • Ortografia e gramática impecáveis

Muitos especialistas em conteúdo dizem que o principal agravante para conseguir um bom ranqueamento no Google é criar um conteúdo de alta relevância: que sane as dúvidas do seu potencial cliente e que apresente as características citadas acima.

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados.

Segundo alguns estudos da HubSpot, mais de 70% dos usuários não vão até a segunda página dos sites de busca para concluir sua busca — encontrando relevância apenas na primeira página.

Estes dados nos explicam que é preciso criar um conteúdo relevante e aplicar as regras de SEO para obter um bom ranqueamento no Google e, consequentemente, angariar visitas de potenciais clientes ao seu site.

Além do mais, se os seus clientes não estão encontrando sua empresa através do Google, dificilmente eles terão acesso ao seu site.

Rememorando!

Agora você já sabe como conquistar autoridade no marketing de conteúdo: levando o melhor conteúdo possível a um potencial cliente.

O seu comprador ideal nada mais é do que uma criação fictícia de uma pessoa real. Portanto, quanto mais informações você obtiver sobre ele melhor.

Faça constantes pesquisas no LinkedIn, Facebook, Instagram, procure por dados demográficos, acadêmicos, profissionais, etc…

Elabore sua persona o mais perfeita possível, desta maneira você conseguirá sanar suas dores, entregando o conteúdo que ele espera.

A WB Web possui uma vasta experiência na criação de conteúdos estritamente voltado ao potencial cliente de sua empresa.

Entre em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e saiba quais as estratégias que a WB Web vai implementar para sua empresa criar autoridade no marketing digital!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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