Trabalho remoto: os melhores aplicativos para videoconferência

Trabalho remoto: os melhores aplicativos para videoconferência

Não temos dúvidas de que estamos vivenciando um momento singular em nossas vidas, desencadeado pela pandemia do novo coronavírus, e que promete ser um divisor de águas, trazendo consequências concretas para a vida de todos nós daqui em diante.

Um dos primeiros elementos que já podemos sentir, devido ao isolamento social forçado a que muitos estão se submetendo, é a alteração nas relações interpessoais (sejam profissionais ou familiares) marcadas pela distância e mediadas pelo uso generalizado da tecnologia. Nunca se ouviu tanto termos como: home office, videoconferência, meets, lives, trabalho remoto, dentre tantos outros.

Um grande número de negócios adotou o home office (também chamado de teletrabalho) como alternativa para não ter que suspender o atendimento, as vendas ou a produção, e assim conseguir reduzir o nível de contato social entre clientes e colaboradores.

Junto com a expansão dessa modalidade de trabalho, veio a necessidade de buscar novas soluções, ferramentas, plataformas e dinâmicas de produção que se adaptassem à nova realidade. Nesse contexto, muitos clientes e parceiros têm dividido suas angústias e nos pedido algumas sugestões, dentre as quais uma das mais comuns é:

  • Qual a melhor plataforma para fazer reuniões online?
  • Qual ferramenta utilizar para realizar uma videoconferência com meus funcionários?

Não há resposta única para essa pergunta, afinal são muitas as plataformas, com prós e contras, diferentes interfaces e funcionalidades. Listamos abaixo algumas das mais utilizadas e confiáveis atualmente disponíveis, bem como suas principais características.

Vamos lá? Leia, compare e escolha a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio! 

Google Hangouts Meet

O Hangouts Meet é a solução de videoconferência da Google para os usuários do G Suite e do G Suite For Education. Dentre suas principais vantagens estão a segurança das informações e a integração com todas as outras ferramentas utilitárias presentes no G Suite (como o Agenda, o Drive e o Docs), tendo potencial para se tornar uma verdadeira estação de trabalho online.

É possível utilizar o Google Hangouts Meet no PC através do navegador ou no smartphone Android, baixando o aplicativo gratuitamente na Play Store. Outras características são:

  • Permite videochamadas e chamadas de áudio em alta definição com até 250 participantes (na versão premium);
  • Permite acesso fácil através do compartilhamento do link de convite, envio de e-mail ou por evento marcado no Google Agendas;
  • Compartilhamento de tela em tempo real;
  • Número de discagem internacional (para quem desejar participar por meio de ligação).

OBS: O Google liberou os recursos premium do Hangouts Meet de forma gratuita a todos os usuários da plataforma até o dia 1º de julho de 2020, como forma de contribuir com a comunicação durante o período de pandemia da covid-19.

Skype e Skype For Business

O Skype For Business é uma versão corporativa do conhecido Skype.

O Skype, gratuito, é uma versão padrão do aplicativo de videoconferência da Microsoft e permite realizar chamadas ou videoconferências com até 20 pessoas em uma mesma chamada. Embora não seja o ideal para o uso em ambiente corporativo, o mensageiro permite envio de arquivos, troca de mensagens instantâneas em texto e chamadas de áudio e vídeo, podendo ser utilizado por empresas com equipes menores para reuniões de alinhamento.

O Skype For Business é um pacote adicional ao Office 365 da Microsoft, que pode ser utilizado mediante assinatura e é voltado ao ambiente corporativo, com funcionalidades mais avançadas e um acréscimo na segurança dos dados em relação à versão gratuita. Dentre as principais características do Skype For Business estão:

  • Suporte a videoconferências com até 250 usuários simultaneamente;
  • Ferramentas de integração à suíte Office 365;
  • Permite a criação de apresentações no PowerPoint durante uma conferência;
  • Permite a transmissão de videoconferências para até 10.000 telespectadores;
  • Suporte a participação de até 10 não-assinantes (convidados de fora da empresa) em uma reunião.

É importante dizer que o Skype For Business, apesar de ainda ativo, está sendo substituído pelo Microsoft Teams, do qual falaremos logo abaixo.

Microsoft Teams

O Teams é mais uma ferramenta de colaboração e comunicação online da Microsoft, voltada ao ambiente corporativo oferecendo diversas funcionalidades como bate-papo, compartilhamento de arquivos, edição colaborativa de documentos, transmissões ao vivo e, claro, videoconferências.

O Teams é integrado à suíte de produtividade Office 365, mas permite a utilização de extensões não pertencentes à Microsoft.

A versão gratuita do Teams permite pesquisa e chat ilimitados, chamadas de vídeo com até 250 participantes, 10gb de armazenamento coletivo e 2gb de armazenamento particular por usuário, compartilhamento de tela e colaboração em tempo real pelas versões web dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint.

Os planos pagos, além de tudo que foi citado acima (mas com limites bem maiores!), a depender de cada plano, também apresenta recursos avançados de segurança de dados e administração de equipe, a utilização de outros aplicativos da Microsoft ou não, o agendamento e a gravação das reuniões, bem como o seu armazenamento em nuvem, além de permitir a transmissão online de palestras e conferências para até 10.000 pessoas simultâneas.

Zoom Meetings

O Zoom é uma das ferramentas mais utilizadas tanto no ambiente corporativo quanto para reuniões não empresariais, seja pela sua interface simples ou pela facilidade na organização e participação de reuniões.

É possível utilizar essa solução tanto em smartphones quanto em desktops, e também há a possibilidade de usar a ferramenta gratuitamente com algumas limitações. As principais características desta plataforma são:

  • Reuniões com até 500 pessoas e webinars com até 10.000 participantes;
  • Convite via e-mail ou link, não sendo necessário download para participar via desktop;
  • Compartilhamento de tela e transferência de arquivos;
  • Bate-papo em tempo real e quadro de anotações;
  • *No modo gratuito, as reuniões são limitadas à duração de 40 minutos e o número máximo de 100 participantes.

Outras plataformas para videoconferências

Bom, agora que já citamos algumas das principais ferramentas para a realização de videoconferências no ambiente corporativo e seu principais pontos, vamos mencionar uma série de outros serviços que também suportam a funcionalidade de videochamada.

Alguns destes serviços também são amplamente utilizados, outros são mais utilizados para reuniões de aspecto pessoal, não possuindo funcionalidades muito compatíveis com o ambiente empresarial. Segue a lista!

Como dissemos no começo, as opções são muitas, bem variadas e não acabam com essa lista. Pode ser que futuramente façamos um outro texto abordando um pouco mais cada uma delas.

É bom lembrar que além do uso de ferramentas que facilitem a produtividade, garantir a sobrevivência de um negócio também passa por estimular o engajamento da equipe e pensar novas estratégias para destacar o seu negócio no mercado em um momento onde todos estão tentando inovar e sair na frente. Quer algumas dicas de marketing digital que podem ajudar o seu negócio? Confira o conteúdo abaixo!

Leia agora: Como usar o marketing digital para sobreviver à crise?

E você, já utilizou alguma dessas ferramentas? Como foi a sua experiência? Sobre qual plataforma você gostaria de saber mais?

O seu feedback sobre o assunto seria muito enriquecedor! Não esqueça de deixar seu comentário. Críticas, sugestões e compartilhamentos também são bem-vindos! Até mais e fique de olho nos próximos conteúdos!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x