28 03 2020

Como usar o marketing digital para sobreviver à crise?

Como usar o marketing digital para sobreviver à crise?

Ok, não temos mais como fugir do assunto Coronavírus e nem devemos. Ele já é onipresente em nossa rotina doméstica, nos noticiários, na dinâmica do trabalho, em nossos sonhos e até nos pensamentos mais corriqueiros. Isso tudo é natural, afinal, estamos em um momento sem precedentes da história do nosso país.

Tanto quanto o cidadão comum que está convivendo com o medo de ser infectado, os empreendedores também estão receosos e inseguros sobre a sobrevivência das próprias empresas. A economia não tem como fugir da recessão e é preciso ter coragem, atenção e sagacidade para conseguir passar por essa má fase. Dessa forma começamos esse texto com os seguintes questionamentos que estão na cabeça de todo e qualquer empresário nesse momento: “como sobreviver financeiramente ao coronavírus?”. E, principalmente, “como o marketing digital pode ajudar o meu negócio nessa crise?”.

É, de certa forma, esperado que neste momento os olhos de todos empresários estejam voltados ao Marketing Digital, na expectativa que daqui saiam soluções que garantam a sobrevida do seu negócio. Não é por menos, uma vez que o distanciamento social, o isolamento e a quarentena recomendada pelos especialistas em saúde aumentou de forma nunca antes vista o volume de acessos e o tempo médio gasto online pelos usuários.

Ora, as pessoas estão em casa! A internet, mais do que nunca, se tornou a grande janela por onde podemos ver a vida passar sem correr risco de nos contaminar ou de transmitir essa doença sobre a qual ainda não sabemos muita coisa.

Uma coisa é certa: você não pode ficar parado vendo o seu público se afastar, vendo suas vendas despencarem e sua empresa se apequenar no mercado. Lembre-se: momentos de crise trazem, junto com as dificuldades, boas oportunidades de se destacar da concorrência. Esse é o ponto de virada onde é imprescindível buscar alternativas, ser criativo e traçar novas estratégias para fazer a sua marca, serviço ou produto chegar onde quer que o seu cliente esteja.

Abaixo algumas dicas e insights de marketing digital que podem fazer total diferença para a sua empresa no contexto da pandemia do coronavírus. Continue lendo!

Mantenha seu público por perto

Não se engane: assim como você está preocupado com a perda dos seus clientes, o público em geral também anda muito preocupado em como ter acesso a determinados produtos e serviços que lhe são importantes ou necessários. Neste momento, é essencial garantir que a sua presença digital está “positiva e operante” e que a audiência não vai esquecer do seu negócio em meio ao turbilhão de informações e sentimentos que chegam a todo instante. Mas como fazer isso? Duas palavrinhas podem resumir a solução: CONTEÚDO RELEVANTE.

Como já dissemos, as pessoas em geral estão dispondo de um tempo bem maior conectadas, consumindo conteúdos e rolando a TL das redes sociais indefinidamente. Visto isso, nem pense em manter o seu planejamento o mesmo, como se estivesse tudo normal no mundo. Agora é preciso mudar o foco do assunto para atrair as pessoas, então relacione os seus temas e estratégias com o assunto do momento.

Nada de materiais genéricos, faça um planejamento totalmente direcionado para o momento, produza materiais educativos, se engaje em campanhas solidárias e procure formas de correlacionar os valores da sua empresa com a conjuntura. Aproveite esse momento para agregar valor à sua marca e manter sua imagem quente na memória da audiência.

Abaixo algumas sugestões de conteúdos que podem agregar bastante valor à credibilidade da sua empresa em meio à pandemia do coronavírus:

  • Informe ao público quais medidas estão sendo tomadas internamente para tornar o trabalho seguro para os seus colaboradores;
  • Informe as precauções que garantem que é seguro acionar o seu produto ou serviço sem medo de ser infectado pelo coronavírus;
  • Grave vídeos, tire fotos e deixe o público por dentro da nova rotina que a empresa está seguindo;
  • Informe ao público quais alternativas (delivery, teleconferência, whatsapp, etc) sua empresa adotou para manter o atendimento no contexto da pandemia.

Foco na captação e nutrição de leads

O seu site e landing pages estão funcionando? Os seus leads estão sendo nutridos e preparados? Neste contexto em que um volume maior de pessoas passa mais tempo online não dá para deixar de aumentar também o seu ativo digital.

Assim como falamos no tópico anterior, é necessário procurar formas ainda mais específicas de captação de leads, levando em conta os assuntos, sentimentos e novas dores que impactam a sua persona nesse momento de crise. Mais do que isso, é necessário criar uma forma automatizada de captar, nutrir e guiar esses leads em meio à jornada de compras. Automatizar o seu marketing digital pode render bons frutos e aproximar futuros e atuais clientes da sua empresa, aumentando a confiança, passando credibilidade e até - porque não? -, oferecendo oportunidades realmente vantajosas e tentadoras para o fechamento do negócio.

Soluções de automação de marketing permitem tratar de forma personalizada cada lead, reunindo de forma organizada o histórico de interações, informações de segmentação por perfil e áreas de interesse, manter um sistema de pontuação (lead scoring) no qual é possível classificar os leads e saber quão promissores eles, de fato, são. Existem soluções com planos sob medida e custo-benefício muito bom, se você ainda não usa nenhuma, talvez seja a hora certa de cogitar agregar essa estratégia à sua empresa.

Gerencie as suas oportunidades mais quentes

Sabe aquele negócio que estava por um triz de ser fechado antes da pandemia mudar tudo? Sabe aquele lead indeciso que fica dando voltas e ainda não tomou a decisão final? Você não pode deixar ele escapar. Claro que nesse momento de incertezas os seus leads podem estar ainda mais ariscos e cuidadosos com os gastos, mas talvez esse seja o momento certo de fazer aquela proposta irrecusável.

Lembre-se que a crise é real, a recessão afetará a todos, então talvez seja a hora de lucrar um pouco menos oferecendo grandes vantagens, mas garantindo que a entrada de receitas não ficará estagnada. Em suma: ganhar menos para continuar ganhando.

Uma forma de gerenciar essas oportunidades com muito mais precisão e assertividade é lançando mão de alguma ferramenta CRM (Customer Relationship Manager), uma solução utilizada para administrar o seu relacionamento com clientes e possíveis clientes e não deixar as possibilidades se perderem no esquecimento ou na turbulência da crise. Anote isso: o relacionamento com as oportunidades pode garantir que o capital continue entrando e ainda significar uma expansão significativa na sua carteira de clientes depois que tudo isso passar.

Integrar soluções de Automação de Marketing com estratégias inteligentes e bons conteúdos te darão um verdadeiro arsenal comercial capaz de agitar sua base de leads e conseguir resultados significativos na geração de oportunidades reais de negócios (a esse conjunto de estratégias damos o significativo nome de Máquina de Vendas!). A partir daí só cabe a você saber gerenciar sua clientela e apostar no relacionamento para vender mais.

Invista ou desapareça no turbilhão de informações

Nós cantamos a pedra logo no começo do artigo: os olhos de todos os empresários estão voltados para o marketing digital. O que isso quer dizer? Significa que o volume de usuários e o tempo gasto na internet estão maior sim, porém o volume de conteúdo produzido e de empresas apelando para as soluções virtuais também aumentaram na mesma proporção.

Basicamente, o momento é de reformular o seu planejamento e se for preciso realocar para as estratégias digitais verbas de outras estratégias que podem não ser tão efetivas neste momento. Investir em mídias pagas, como os anúncios em redes sociais e os links patrocinados, é a melhor maneira de se destacar em meio ao grande volume de informações despejadas nos canais online.

Mais uma vez reiteramos a necessidade de integração de estratégias: impulsionar publicações e patrocinar anúncios, de nada adianta se o conteúdo não tiver técnica e qualidade. Gerar audiência e engajamento de nada adianta se você não for capaz de convertê-la em leads / oportunidades. É preciso ser estratégico para fazer valer o seu investimento.

Intensifique o relacionamento

Para além da gestão de oportunidades através de soluções como o CRM, esse é o momento de triplicar a atenção que você dá para a sua base de clientes no ambiente online. Entenda uma coisa: todo mundo está de olho no seu cliente, então trate-o com a importância e a reverência que ele merece.

Nada de deixar mensagens, interações, críticas, elogios e sugestões passarem em branco sem a devida resposta. Seja o mais ágil, solícito, honesto e transparente no relacionamento com o seu cliente neste momento. Em um contexto de crise e insegurança, tudo que o consumidor quer é se sentir contemplado e priorizado, é saber que pode contar com a sua empresa e que pode confiar que está lidando com profissionais íntegros e atenciosos.

Seja qual for o canal (whatsapp, redes sociais, e-mails, mensagens no site), ofereça um atendimento personalizado e amigável, busque entender as dores e oferecer uma interlocução sincera e profissional.

O marketing digital oferece uma relação de custo-benefício que é certamente a mais adequada e coerente para o atual momento, porém, como enfatizamos no decorrer de todo o artigo, são os detalhes e o nível de maturidade da sua estratégia que farão real diferença em um universo repleto de investimentos amadores e não-otimizados.

Em termos de mercado e saúde financeira, o que podemos tirar de mais positivo dessa situação é a possibilidade de sair da crise mais forte do que entrou em uma série de aspectos. Uma das vantagens de uma estratégia digital bem planejada, é que o ativo digital que você constrói (leads e audiência), a infraestrutura digital que você edifica (sites, landing pages, automação, CRM) e as boas práticas online que você implementa, são um ganho perene que podem manter a sua empresa um passo à frente mesmo quando o cenário de crise for superado.

Ficamos por aqui e esperamos que esse conteúdo possa ter aberto um leque maior de ideias na sua cabeça para superar essa crise sem perder o entusiasmo e a disposição de se manter firme enquanto essa onda passa.

Se tiver outras ideias e sugestões sobre estratégias para o momento de crise, não esqueça de deixar seu comentário, será um prazer conhecer o seu ponto de vista. Críticas, sugestões e compartilhamentos também são bem-vindos! Até mais e fique de olho nos próximos conteúdos!

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