5 mitos do Marketing Digital
O marketing digital cresce a cada dia mais e vem sendo utilizado em grandes estratégias de marketing de empresas e negócios.
Por ser prático e dinâmico, o marketing utiliza os benefícios das estratégias digitais e colabora para promover os serviços e produtos da sua empresa para os clientes ativos e em potencial. Usando as estratégias de marketing adequadas para a sua área, você além de manter e melhorar a relação empresa x clientes/consumidores, divulga seus produtos para as pessoas corretas.
Apesar de toda praticidade, esse novo o marketing digital vem acompanhado de inúmeros mitos. No mundo online, a facilidade de se propagar e obter informações é muito grande, por isso é comum pensar que para exercer o marketing é necessário possuir apenas um celular.
No texto de hoje, iremos apresentar 5 mitos do marketing digital e como desmistificá-los, apresentando a verdade por trás do que se é pensando corriqueiramente. Confira!
Métricas de vaidade
Se preocupar com o número de curtidas e compartilhamentos do seu post no Instagram ou Facebook, é algo que ocorre normalmente em perfis empresariais ou pessoais. Porém, um grande número de curtidas não significa clientes em potencial.
Esse número fantasioso são chamados de métricas de vaidade. Essa métrica é definida pelos números que não representam o quanto a sua empresa está próxima de atingir seus objetivos, servindo apenas para uma satisfação momentânea aos olhos.
Para não ser atingido por esse problema, é preciso que as metas e KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), estejam bem definidas.
Marketing para pequenas empresas
É comum ouvir que pequenas empresas não necessitam de campanhas de marketing e que as mesmas só devem ser disponibilizadas para empresas renomadas e com uma cartela grande de clientes.
Porém, com a evolução digital, a capacidade que as ações de marketing têm de direcionar a sua mensagem a um público propenso, é muito maior se comparada com os meios tradicionais.
Com um baixo investimento, existem inúmeras vantagens para negócios de todos os portes se destacarem na web.
O grande desafio é oferecer materiais relevantes, para que as pessoas consumam as informações que você produz, assim é possível aumentar a visibilidade da sua marca.
A maior vantagem do marketing digital para pequenas empresas é que se o seu negócio iniciar pequeno e possuir um público-alvo específico, com o conteúdo e a abordagem certa, você poderá se tornar referência na área em que atua, trazendo novidades e temas que os demais não abordam.
Redes sociais sozinhas são suficientes?
A importância das redes sociais para o marketing digital é grande e todas as empresas sabem disso, mas encaram um novo mundo quando decidem investir nessa estratégia de marketing.
Pode parecer, num primeiro momento fácil, mas para investir nesses canais é preciso planejamento e ter regularidade no conteúdo produzido e postado, que deve ser atrativo e bem escrito. Assim seu possível cliente notará domínio na área e um amplo campo de comunicação, além de diversas formas de divulgar seu negócio.
Para que as suas redes tenham resultados desejados, é essencial que seja gerenciada por quem entende do assunto e quem tem domínio na área. O recomendando para esse primeiro contato é que você contrate uma agência de marketing com foco nas redes sociais. Assim você terá certeza que seu conteúdo está sendo conduzido por quem entende do assunto e pode fazer da melhor maneira.
Mas atenção, os resultados não aparecem do dia para a noite. É necessário pôr em prática todo um planejamento para que os resultados venham, sempre focados em objetivos bem determinados e específicos, levando em consideração seu público alvo, serviço/produto oferecido e necessidades.
Não existe receita pré definida
O Marketing Digital é aquele que é realizado em ambiente digital, isso é fato. Mas não existe uma receita pré definida de como ele deve ser seguido. No marketing digital os canais como redes sociais, e-mail marketing e sites são fundamentais para aumentar o resultado do negócio. Com as mídias digitais, as empresas se aproximam mais do seu público, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta, para que a ação de marketing seja feita da melhor forma e a sua empresa seja vista como referência.
Além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.
Mas, para cada ação digital um planejamento específico é montado, com bases nos dados da própria empresa e suas personas.
Medir os resultados das estratégias usadas é fundamental, pois assim é possível ajustar todas as ações enquanto estão sendo executadas. E caso os resultados não correspondam com o que você deseja, basta adotar novos rumos.
Para o marketing digital não existe regras ou receitas. Existem formas diferentes de abordar os clientes em potencial através dos seus conteúdos, que também são pensados exclusivamente para cada cliente.
Existe sucesso sem investir?
É muito importante ter a consciência que ao inserir o seu negócio na internet, para alcançar o sucesso, você vai precisar de estratégias de marketing digital.
É comum pensarmos que na internet tudo tem que ser de graça, e para obter resultados, não é assim que as coisas funcionam.
As ferramentas disponíveis para realizar ações de marketing custam dinheiro, mas se pensarmos bem, o investimento chega a ser consideravelmente menor que em estratégias fora da web. É comum que no começo seja utilizando apenas as ferramentas gratuitas, sem investimentos, e só depois de obter resultados, investir o que foi ganho em mais ações de marketing.
Para se ter sucesso você precisa investir em seu negócio, traçar objetivos alcançáveis, ser claro na construção de seu planejamento, e é para isso que hoje podemos contar com o Marketing Digital. E não se esqueça, existe um tempo mínimo para que seus projetos comecem a mostrar resultados, não desanime, isso é mais comum do que você imagina.
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