7 Dicas para sua empresa ser encontrada na internet
O desafio de todo e qualquer empresário, seja em um negócio digital ou físico, é lidar com um problema extremamente comum que é a atração e prospecção de clientes. Criar meios para tornar facilmente localizável a sua empresa na internet é um dos caminhos para intensificar esse fluxo.
Para ser encontrado na rua pelos transeuntes existem diversas táticas já conhecidas: investir em uma fachada chamativa, instalar faixas e banners nas proximidades da sua loja, pagar um carro de som para anunciar na vizinhança, destacar alguns colaboradores para abordar e convidar quem está passando pela rua. Essas são estratégias tradicionais com alguma efetividade, porém com um alcance limitado.
Hoje em dia, porém, existe outra praça onde os consumidores vão atrás de informações quando querem encontrar algum produto ou serviço: a internet. E a esfera online também possui suas próprias táticas de demarcar território, mas o caminho para ser encontrado ainda é um pouco complicado para a maioria dos empresários que ainda não têm domínio do meio digital, das suas ferramentas e canais.
Por isso, o texto de hoje vai te ajudar com algumas dicas. Para começar, faça uma análise de como é a presença digital da sua empresa atualmente e como ela se relaciona com os clientes no ambiente Web. A seguir, confira nossa lista com 7 passos simples para ser encontrado na web, que fazem toda diferença:
1 - Crie um presença digital consistente
O consumidor moderno quer ser mimado, quer acesso ao que procura com o mínimo de esforço. Sendo assim, hoje em dia é fundamental que a sua empresa seja encontrada de forma rápida na internet. Assim o cliente não precisa empreender grandes buscas para encontrar seu endereço, telefone para contato ou qualquer outra informação.
Alguns anos atrás, para encontrar a solução para um problema, era só consultar as páginas amarelas (lista telefônica), que continham todos os dados das empresas e serviços que precisamos. Mas, atualmente ninguém tem mais o tempo nem o hábito de abrir esse grande livro que acabou caindo em desuso. Grande parte do público consumidor tornou-se usuário da internet e as pesquisas por contatos, produtos e serviços tornaram-se majoritariamente online.
Websites
Seguindo esta tendência online, se tornou praticamente obrigatório manter um site, uma espécie de escritório/vitrine virtual da sua empresa onde você pode oferecer seus produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O ideal para quem vai demarcar seu território empresarial na web através de um website, é desde o início já otimizá-lo com as técnicas de SEO.
Redes Sociais
Além do site, outra forma importante de consolidar sua presença online, é ativar perfis institucionais nas principais redes sociais e produzir conteúdo (informativo, promocional, institucional, educativo) de forma frequente e sistemática, respeitando as regras, formatos e dinâmica de cada plataforma social.
Plataformas empresariais
Também é indicado ativar cadastros em plataformas voltadas especificamente para o mundo empresarial. Como exemplos comuns temos o LinkedIn, o Google Meu Negócio, o Google Maps (Leia o conteúdo: Como fazer minha empresa aparecer no Google Maps?). Todas essas plataformas contribuem para que a sua empresa tenha uma maior presença digital, ampliando o raio de alcance da sua marca.
2 - Melhore a visibilidade do seu site
Ter um site com conteúdo que atraia os seus cliente é fundamental para que sua imagem seja consolidada. Porém, esses conteúdos precisam estar otimizados para a compreensão e análise dos motores de busca.
Mas o que é SEO? Podemos classificar o SEO como uma estratégia capaz de aumentar os acessos e a visibilidade do seu site de forma orgânica (não impulsionada). Através do uso dessas técnicas, podemos permitir que um site tenha seu posicionamento melhorado nos resultados dos mecanismos de busca.
Um SEO bem desenvolvido consiste na organização e distribuição dos conteúdos presentes em um site. Trata-se de ater-se aos detalhes e moldar elementos como os títulos de textos, palavras chaves, títulos, URLs e até o tamanho de texto e imagens de forma a impactar positivamente na relevância que os motores de busca classificam seu Website.
Esta otimização e visibilidade reflete na performance dos projetos e podem reduzir os investimentos da sua empresa ou negócio com mídias pagas, aumentando os resultados orgânicos.
3 - Analise seus possíveis clientes
O próximo passo é captar o comportamento do público alvo, e daqueles que vão adquirir o seu produto. Que lugares ele frequenta? Quanto costuma gastar? Qual a idade média? Aspectos como esse ajudam a entender os seus potenciais clientes. Tendo maior conhecimento de seus interesses, você pode adaptar a imagem e a mensagem da sua empresa para uma apresentação mais vendável e focada no perfil do seu público.
Dessa forma, você aumenta as chances do seu visitante se tornar um cliente na sua empresa. Para essa etapa é interessante a criação de personas e compreensão das jornadas de compra, etapas que são fundamentais no Inbound Marketing (se você ainda não conhece este termo, temos o conteúdo ideal para te informar: Inbound Marketing: faça o cliente ir até você!).
4 - Construa uma boa relação de empresa e cliente
Um ponto muito marcante nas relações de consumo modernas é o poder da interatividade e a importância da avaliação do consumidor. Ou seja, assim como no seu escritório ou loja físicos, no ambiente web a qualidade do atendimento também faz toda a diferença. As boas experiências e avaliações dos clientes geram uma espécie de “boca-a-boca” virtual, que é decisivo para atrair uma nova clientela.
Seja prestativo e ágil para fornecer respostas e tirar dúvidas, não ignore críticas e elogios feitos online, ofereça soluções quando houver mal-entendidos. Tudo isso, claro, aliado a um bom produto ou serviço, renderá importantes “estrelinhas” para o seu negócio e ampliará o seu alcance.
5 - Crie conteúdos atrativos
Os conteúdos que você irá produzir, são parte fundamental para tornar o seu site e redes sociais relevantes. O objetivo é aumentar a atração de clientes, para isso podemos produzir posts de blog, vídeos, fotos, conteúdo visual (cards) tudo recheado de conteúdos interessantes e relevantes para o seu público, não apenas sobre sua empresa ou serviço, mas sobre temas de interesse que possam aproximar e criar uma relação de confiança do público com a sua empresa.
Mesmo que de início essa relação não gere vendas, lembre-se que isso vai refletir na forma com que você é visto, facilitando a forma como será encontrado na internet.
6 - Se preciso, invista em mídias pagas!
É possível um bom resultado digital de forma orgânica? Sim, mas se estiver dentro do seu orçamento é recomendável realizar investimentos estratégicos em mídias pagas, isso certamente ajuda a dar um impulso inicial na sua visibilidade. Talvez essa seja a forma mais rápida e fácil para que a máquina de vendas funcione em um prazo curto de tempo.
Somando um planejamento estratégico eficiente e um bom investimento em mídias, o seu público-alvo é impactado pelas essas mídias pagas, aumentando a quantidade de pessoas atraídas para o seu Website.
7 - Analisar e otimizar resultados
Ao longo do processo de criação da sua estratégia digital, da apresentação dos seus produtos e serviços, conhecimento de público-alvo e investimento em campanhas pagas, é importante que seja realizado testes e coletas de dados. Através deles, será feita a mensuração dos resultados positivos ou negativos.
E se esses esforços não tiverem o resultado esperado? Você deverá, fazer a correção e a relocação dos recursos investidos, através dos resultados obtidos.
O mais importante no desenvolvimento de ações no meio digital, é o histórico de tudo que foi realizado, e que no futuro poderá ser reaplicado para um melhor desempenho.
Para uma empresa ser reconhecida no meio digital, a expressão “cresça e apareça” faz todo o sentido. Para além do seu significado literal, pode ser encarada como uma forma estimulante para lembrar que sua empresa, pode ser facilmente encontrada na internet. Investindo em inovação e conteúdos diferentes, seu negócio pode se tornar o diferencial e uma referência na área em que atua.
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