Conheça o RD Station CRM e suas funcionalidades
Já ouviu falar no RD Station CRM? Quer saber se vale a pena? Quem precisa de um sistema de CRM sabe que é preciso escolhê-lo com cuidado, de maneira que atenda a tudo que você precisa. Por isso, iremos mostrar a você quais as funcionalidades e vantagens que a ferramenta oferece!
O que é CRM?
CRM é a abreviação de Customer Relationship Manager (gestão de relacionamento com o cliente). Muitos associam o termo diretamente às conhecidas ferramentas de CRM, mas é algo que vai além disso. Na verdade, o conceito amplo de CRM consiste em um conjunto de estratégias e tecnologias que as empresas utilizam para gerenciar e analisar interações com os clientes, a fim de colocá-los no centro, voltando-se para as suas necessidades.
Já a ferramenta de CRM serve para operacionalizar essa estratégia. Nela, podemos guardar informações de clientes atuais e em potencial, como nome, endereço, telefone, entre outros dados relevantes, assim como as interações que eles já tiveram com a empresa: visitas ao site, e-mails abertos, ligações atendidas etc.
Levando em consideração o funil de vendas, a estratégia de CRM se faz presente na etapa de oportunidades de negócio, trabalhando (principalmente) com os leads que foram qualificados como prontos para realizar a compra. Com uma ferramenta do tipo, é possível mapear esse cliente por meio de notas, comentários, documentação de atividades, etc. Além disso, fica claro em qual etapa da venda o lead está, e quando ele foi conquistado ou perdido.
Resumindo: é através do CRM que a empresa organiza o processo comercial e monitora o ciclo de vendas, ajudando os vendedores a acompanhar melhor as oportunidades, além de trazer mais inteligência para a gestão das vendas, uma vez que a equipe poderá acompanhar as métricas mais de perto, podendo identificar falhas e corrigi-las.
A criação do RD Station CRM
Desde o início, o foco do RD Station sempre foi na gestão de Inbound Marketing. A parte do processo relacionada às vendas ficava por conta de integrações com outras ferramentas. A Resultados Digitais, desenvolvedora do RD, então, anunciou a aquisição da empresa Plug CRM, marca que já possuía um destaque no mercado com CRM que permitia toda a gestão do processo de vendas de maneira mais simplificada.
A aquisição veio para suprir a demanda de conversão de oportunidades em vendas, que é o que muitas empresas que geram uma grande quantidade de oportunidades não estava conseguindo fazer. A questão que pairava era basicamente “gerei leads, e agora?”.
O RD Station CRM surgiu como uma solução para que as empresas possam ter um processo de vendas melhor organizado e estruturado, integrando times e ferramentas na operação, facilitando todo o desenvolvimento de uma máquina de vendas.
Funcionalidades do RD Station CRM
Assim como em outros softwares, o RD Station CRM trabalha com modalidades de planos para os clientes, sendo elas:
Plano Free
Voltado para quem busca melhor organização dos processos, histórico de interações, integração com Whatsapp, relatórios de resultados, campos personalizados, alerta de atividades, disparo de e-mails e acompanhamento do funil de vendas, follow-ups e métricas. Mesmo gratuita, é uma versão sem limite de usuários e contatos (as limitações encontram-se em algumas funcionalidades), sem necessidade de cadastro de cartão de crédito.
Plano Basic
Nesta modalidade, é cobrada uma mensalidade. O plano é voltado para empresas que já possuem um processo de vendas e querem melhorar a performance. Ele possui todas as funcionalidades da versão gratuita, além de 6 visões de trabalho, 10 tipos de relatórios, mais de 30 integrações com outras ferramentas e suporte online via chat, tudo ilimitado.
Agora, vamos conhecer algumas dessas funcionalidades!
Alertas de atividades
Para fazer o rastreio de e-mails, algumas pessoas ainda utilizam extensões do Chrome. O Alerta de Atividades vai te avisar sempre que um lead abrir um e-mail e estiver lendo a mensagem. A vantagem é a abordagem, que agora poderá ser feita no momento certo.
Disparo de e-mails
Para que todas as informações fiquem em um só lugar, é possível disparar e-mails diretamente do RD Station CRM, podendo também salvar os templates, garantindo mais agilidade nas abordagens. A maior vantagem aqui é ter todo o histórico de interações com o lead, mantendo-o sempre atualizado.
Integração com Whatsapp Web
O Whatsapp é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais utilizadas por vendedores em suas abordagens, por conta do seu alto poder de conversão. O problema é que as mensagens ficavam apenas no celular. Com a integração com o RD Station CRM, sua equipe poderá realizar as abordagens através do WhatsApp Web, registrando as informações da conversa no histórico de negociações da ferramenta.
Aplicativo
Um bom vendedor não pode se prender apenas ao desktop, certo?. O RD Station CRM, pensando na agilidade que o processo de vendas demanda, conta com um aplicativo móvel, disponível para Android e IOS, oferecendo acesso às oportunidades de onde estiverem, acompanhando as movimentações no funil em tempo real. Para empresas que vão até o cliente, é imprescindível ter um aplicativo, pois assim que terminar uma reunião, já é possível registrar todas as informações necessárias.
Relatórios
Uma das funcionalidades mais interessantes é a aba de análises. Nela, temos acesso a vários relatórios e gráficos, permitindo uma boa avaliação do desempenho da equipe e de cada vendedor individualmente. Assim, fica possível entender onde existem falhas e buscar por soluções;
Integração entre RD Station e RD Station CRM
Um excelente diferencial do RD Station CRM é a integração nativa com o RD Station. Isso torna possível obter mais informações sobre o lead. Por exemplo: a equipe de vendas poderá consultar todo o histórico de interações do lead com a estratégia de marketing (materiais baixados, conteúdos consumidos, abertura de e-mails etc), tornando a abordagem muito mais assertiva.
O marketing também vai conseguir provar o retorno de ações com base em vendas gerada e criar novas, segmentadas por dados como produto comprado ou motivo de perda. A troca entre marketing e vendas é muito importante para que as coisas funcionem. A integração nativa entre os softwares fortalece ainda mais esse vínculo estratégico e operacional, aumentando a eficiência em ambos os processos e na empresa de modo geral.
Concluindo
Depois de tudo o que você leu, ficou claro que não há mais desculpas para continuar trabalhando de forma ultrapassada e desorganizada. Ferramentas como o RD Station CRM são o que toda pequena e média empresa precisa para crescer e melhorar de vez o relacionamento com os clientes, pois isso gera um impacto enorme nas vendas. Claro que existem outras boas ferramentas de CRM, e deve-se sempre levar em conta que nada adianta sem o profissional estar sempre acompanhando, mensurando e traçando novos caminhos a partir da análise das estratégias.
É bom lembrar, ainda, que existem empresas especializadas em RD CRM que oferecem a outras empresas consultoria e assessoria para melhor utilização da ferramenta, integração com o RD Station Marketing e treinamento da equipe de vendas. Essa pode ser uma solução perfeita para agilizar os processos, economizar tempo e começar a colher resultados mais rapidamente.
Independente da ferramenta, tudo vai depender do atendimento e do timing certo para fazer a abordagem. O bom empresário tem ainda mais “poder de venda” quando utiliza boas ferramentas e a que apresentamos hoje pode ser uma ótima maneira de fazer com que a sua empresa cresça de forma previsível, escalável e sustentável, afinal no marketing digital, previsibilidade é sinônimo de vantagem.
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