ROI - Como essa métrica pode alavancar o seu negócio?
ROI vem do termo em inglês Return on Investment, que, traduzindo para o português significa Retorno Sobre Investimento. Basicamente, é a representação entre o capital que foi investido em um projeto ou ação e o resultado obtido a partir desse investimento. Em resumo, o ROI calcula quanto você obteve de receita referente ao que foi gasto dentro de um projeto.
Esse indicativo é fundamental no mundo dos negócios e pode ser aplicado em qualquer ação que tem como objetivo melhorar a lucratividade de uma empresa.
Vale a pena lembrar que o ROI é medido com base nas ações passadas, isto é, ele é aplicado em seu histórico de investimentos. Com essa lógica podemos fazer estimativas quanto pode ser ganho nas ações futuras. E essas estimativas podem ser alcançadas ou não. Por isso, verifique em seguida a importância do ROI para o crescimento do seu empreendimento.
O que a análise do ROI mostra?
O ROI é calculado, entre a relação dos ganhos alcançados por um investimento e o valor que foi aplicado inicialmente, Assim, sua equação é feita através de:
ROI = (Valor gerado pelo investimento – Valor inicial do investimento) / Valor inicial do investimento
Se você teve um investimento em um projeto de R$ 10 mil e adquiriu ganhos brutos de R$ 40 mil, por exemplo, então o valor gerado pelo investimento foi de R$ 30 mil. Nesse caso, o ROI é de 3 ou, multiplicado por 100 para tirar a porcentagem, 300% de retorno no investimento. Por outro lado, se o retorno tivesse sido de R$ 5 mil, o ROI seria negativo e teria o valor de -0,5 ou -50%.
Analisando esse alcance podemos saber, se um investimento é rentável ou não e o quanto ele é favorável para o seu negócio. Quanto maior o ROI encontrado através dos cálculos, mais o investimento rende, levando para a melhor exploração dos recursos disponíveis.
Um ROI, quando negativo, indica que o negócio teve prejuízo e perdeu dinheiro ao fazer esse investimento. Por mais que tenha gerado algum lucro ou ganho, não foi suficiente para cobrir o valor aplicado, e aí já não se torna vantajoso para o negócio.
Quando nos deparamos com um ROI nulo, acontece que o investimento foi indiferente para o seu negócio, e serviu simplesmente para trocar dinheiro.
Qual a importância do ROI para o seu negócio?
Para conquistar o crescimento de uma empresa é necessária a estruturação organizacional e de investimentos visando sempre o maior nível de sustentabilidade financeira possível para o negócio. Ter estes fatores como prioridade evita a ocorrência de problemas de gestão e discrepâncias financeiras que podem até levar um negócio à falência.
É neste momento que a métrica ROI se torna imprescindível para qualquer empresa, uma vez que ela possibilita a constante otimização dos investimentos e a avaliação dos resultados obtidos, evitando aquilo que a gente conhece popularmente como “deixar o dinheiro escorrer pelo ralo”. Entenda a importância que o ROI pode ter no o crescimento de uma empresa:
Prioriza os investimentos benéficos
O capital de um negócio, quando é especificamente destinado para o seu crescimento, vem a ser limitado. Como não é possível fazer tudo de uma vez, é preciso priorizar os destinos para onde os recursos serão atribuídos. O ROI serve justamente para priorizar seus investimentos e determinar onde será a melhor aplicabilidade do seu capital.
Com o desenvolvimento dos cálculos de retorno, a gestão pode dar preferência para fazer investimentos com restituição maior, contribuindo com o desenvolvimento do seu negócio.
Ajuda com planejamento estratégico
Com a tomada inicial da priorização de investimentos, feito também com a análise de resultados, fica bem mais fácil planejar quais serão os próximos passos à serem tomados — inclusive sobre o crescimento do seu negócio.
Em vez de fazer investimentos ocasionais e empreender em ações aleatórias para o crescimento, o ROI é perfeito para que a gestão consiga traçar estratégias perceptíveis e que levem aos resultados que são esperados.
Apoia as decisões importantes
O ROI oferece elementos importantes para a gestão empresarial, com esta métrica é possível entender quais investimentos são favoráveis ou não, dá pistas sobre quais ajustes serão precisos para melhorar as estratégias da empresa e quais investimentos são os mais adequados para cada situação que a empresa se encontra.
Usando o ROI, há um ganho em firmeza na tomada de decisões. Isso diminui as chances de que a gestão tenha que tomar uma decisão subjetiva, diminuindo, também, as chances de que erros aconteçam com base em decisões precipitadas.
Desenvolve o lucro da companhia
Um dos principais objetivos dos gestores é ter uma empresa lucrativa. O cálculo do ROI contribui para essa finalidade. Com ele é possível eliminar os investimentos ineficientes, aumentando a lucratividade da empresa.
Com o suporte desta métrica, é possível usar o dinheiro da empresa de uma melhor maneira, investindo em ações que dão os melhores resultados, trazendo lucro e otimizando o capital do seu negócio.
Cria uma cultura focado em resultados
Cultura é um conjunto dos hábitos, crenças e valores de um grupo. Para muitos, uma boa cultura estabelecida no mercado é mais importante do que qualquer estratégia de atuação dentro da empresa. Então é fundamental desenvolver uma cultura de hábitos focada em resultados.
Para isso, é preciso mostrar aos funcionários que a empresa aprecia, deseja, reconhece e monitora os resultados conquistados.
Cria projeções para o futuro
O ROI também é usado para planejar projeções futuras. Pense que você deseja comprar um computador hoje, mas não sabe se será um bom investimento e se valerá a pena. Utilize então o cálculo para ter uma boa projeção de resultado.
Como usar o ROI no Marketing Digital?
No Marketing Digital, o ROI ganha impulso ao assumir uma grande relevância a partir da facilidade de obtenção e acompanhamento dos dados que são utilizados na sua fórmula.
O ROI se tornou mais preciso e eficiente quando aplicado em estratégias de Marketing Digital, com ele podemos saber, por exemplo, se o seu blog é bem-sucedido, se os leads que são originados desse canal se convertem em clientes e se o marketing de conteúdo representa melhor relação custo-benefício quando comparado a outros tipos de marketing.
Assim, permite que seja feito um planejamento mais confiável para o departamento de Marketing e que também colabora para o crescimento da empresa.
4 maneiras de aumentar o ROI do seu Marketing de Conteúdo
O retorno sobre uma forma de investimento aplicado, pode sempre ser melhorado, através dos feedbacks e dados colhidos. Por isso confira algumas dicas de como aumentar o ROI do seu Marketing de Conteúdo.
1. Ouça a opinião dos leitores e trabalhe na produção de conteúdo
O que afeta bastante no retorno calculado em seu ROI é a qualidade do conteúdo publicado. São elementos específicos, como os temas dos posts publicados e a linguagem usada, podem ser alterados de acordo com feedback do público.
Você nota isso na quantidade de visitas que suas redes recebem, no tempo de permanência dos usuários e nos comentários postados.
Sabe o posts que são menos visualizados, que não conseguem segurar os leitores e que não possuem comentários? Esses são os que podem conter o crescimento do seu ROI.
2. Aumente sua frequência de publicações
Qual é a média de postagens por mês no blog da sua empresa? Para ter uma noção da importância de ter publicações frequentes, apresentamos um dado da pesquisa Content Trends 2019. Nele, as empresas e negócios que utilizam alguma estratégia de Marketing de Conteúdo apresenta em média 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que empreendimentos que não adotam a mesma prática.
Assim entendemos que ter 1,3 mais visitas pode representar 1,3 mais oportunidades de conquistar consequentemente, futuros clientes. Assim como 1,4 vezes mais chances de converter visitantes em leads.
3. Cresça o tamanho das postagens
Quanto mais completo e dinâmico for o seu conteúdo, mais chances ele terá de agradar os visitantes do seu site e de atrair mais tráfego. Assim, caso seus textos não sejam dos maiores, experimente aumentar um pouco a quantidade de palavras (mantendo a relevância do conteúdo) para ver se haverá mudanças positivas nas visitas ao blog.
Inserir interlinks para outros assuntos abordados no texto é uma grande vantagem, assim você mostra que seu site é completo e possui todas as informações para retirar a possível dúvida do cliente, além de manter a audiência por mais tempo no site.
4. Revise e otimize seus custos
Como sabemos, o ROI também engloba os custos de investimento e nada mais apropriado do que reconsiderá-los.
Após ser feita uma análise dos seus resultados, você pode modificar o valor investido nos seguintes pontos, assim você poderá otimizar os custos e ainda obter resultados positivos.
- Palavras-chave que podem ser substituídas por outras mais baratas;
- Segmentação que pode ser mais precisa;
- Canais de divulgação que podem ser alterados;
- Os bancos pagos de imagens podem ser substituídos por bancos gratuitos;
- As horas de trabalho para produção e promoção de conteúdo podem ser diminuídas sem reduzir a produtividade
A fórmula do ROI não é complicada de se resolver. O que dificulta é a soma das receitas, já que depende bastante dos objetivos da sua estratégia e como serão aplicadas.
Fora isso, não podemos deixar de acompanhar esse indicador de forma constante. Sem ele, você não conseguirá calcular o quanto seu Marketing de Conteúdo ou outras estratégias de Marketing Digital são viáveis, eficientes e promissoras para sua empresa.
O ROI, é uma métrica fundamental para viabilizar o crescimento do seu empreendimento porque ajuda na priorização de investimentos, no planejamento de ações, e, principalmente, na tomada de decisões. Utilizando o ROI como referência para as suas estratégias de marketing é possível conquistar o público de forma mais sólida e assertiva, favorecendo o crescimento do negócio e valorizando a sua empresa.
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