Marketing para o seu E-commerce: Saiba as melhores estratégias
Um negócio online, assim como o físico, requer a presença humana para dar certo. Afinal, é necessário separar estoque, ter um bom atendimento, saber se relacionar com o público e traçar as melhores estratégias para potencializar as vendas no seu e-commerce.
No setor de comércio, a internet vem conquistando um espaço que jamais imaginaríamos há alguns anos. Já é hábito das pessoas navegar pela rede e fazer compras pela internet, tanto pela praticidade quanto pela diversidade de opções de produtos e de empresas.
O marketing digital, nesse contexto de mudanças, representa uma verdadeira e completa caixinha de soluções, abrangendo várias estratégias que se encaixam perfeitamente no seu negócio, te dando meios e ferramentas para aumentar alcance e atingir resultados.
Como funciona o marketing digital para e-commerce?
Ele se difere do marketing tradicional exatamente por utilizar diferentes processos e canais ao mesmo tempo, permitindo, dentre outras coisas, a análise dos dados em tempo real, bem como o ajuste de estratégias para otimizar resultados. Enquanto a forma tradicional de marketing se dá em uma via de mão única através de veículos offline, como TV, rádio e impressos, sem chance de mensurar os resultados, o marketing digital funciona de acordo com a experiência de navegação do usuário.
Um bom exemplo são os anúncios que aparecem em outra página assim que você fecha o site de um produto que estava olhando (estratégia que chamamos de “remarketing”!). É possível acompanhar diversas métricas e saber em tempo real quem está clicando em seu anúncio. E se o seu anúncio estiver com um desempenho aquém do esperado, é possível fazer ajustes na peça, no texto, ou na segmentação de público visando melhorar a performance.
Vantagens do marketing digital para o seu e-commerce
As estratégias de marketing para e-commerce são feitas especialmente e principalmente para atrair e conquistar possíveis clientes. E Isso pode ser realizado tanto pela produção de conteúdos, que despertem o interesse do público, quando por anúncios direcionados, de acordo com as preferências e o comportamento do consumidor na internet.
Mas, para isso, não adianta apenas criar um site e perfis em redes sociais. Para ser mais preciso, a estratégia deve levar em conta inúmeros cenários e fatores, que influenciam, de forma inteligente, baseada em uma coleta de informações concretas. Só assim você terá todas as vantagens que o marketing digital oferece para o seu e-commerce do seu lado e ao seu alcance.
Cabe no seu bolso!
O marketing digital derrubou o custo de captação dos clientes e aumentou a lucratividade dos negócios online. Dessa forma, ele passou a ser um aliado poderoso das vendas. Com muita criatividade e pouca verba, não é difícil ser um case de sucesso.
Basta foco
O processo de marketing tradicional possui uma desvantagem: a generalização das campanhas, ou seja, com as táticas offline não é tão simples e viável fazer sua mensagem chegar a públicos específicos, então há um certo desperdício de energia.
O marketing digital, por sua vez, permite a segmentação do público almejado a partir de características previamente identificadas. Para isso, basta mapear e determinar a persona de seu negócio e focar nela. Tenha uma mira a laser e capture em cheio os seus clientes ideais para o seu negócio.
Essa abordagem, mais centralizada, reduz os custos de uma campanha, pois você mira no local certo e não precisa “gastar cartucho” atirando para todo o lado.
São aplicadas de forma muito mais fácil
As plataformas de marketing digital estão cada vez mais simples e intuitivas. ferramentas permitem a realização de ações rápidas e ajustes no planejamento em tempo real, mesmo em processos que já estejam em andamento
Coisas como essa não aconteciam no velho marketing, onde para elaborar toda uma campanha, por mais simples que fosse, era necessário contratar uma equipe completa, lidar com diferentes fornecedores e desempenhar um grande esforço logístico para qualquer ação um pouco mais robusta.
As coisas mudaram? Felizmente
E se você precisar de fotos profissionais e elaboradas para as suas campanhas? Existem os bancos de imagens pagas ou gratuitos, que ajudam. Precisa gravar um vídeo para o youtube? Use o seu smartphone, recursos que estão disponíveis e ajudam o tempo todo, estão ao alcance de nossas mãos.
Tudo isso contribui para reduzir os custos, mas também possibilita que você comece do básico.
E se você não tiver tempo e experiência? Hoje em dia existem agências especializadas apenas em marketing digital, diagnosticando todo o seu problema com foco na solução. Ou seja, caso você precise de ajuda com suas campanhas, é fácil encontrar profissionais e empresas capacitadas para atender a sua demanda.
Tudo será mensurado
Quantas pessoas chegaram ao seu site? Quantas delas viram seu vídeo? De onde foram as suas maiores vendas no último mês? São essas apenas algumas das coisas que podem ser medidas com as possibilidades de monitoramento presentes nas estratégias de marketing digital.
Conforme o tempo, podemos retirar de todas as informações coletadas, sobre o público que atingimos e se o conteúdo é de interesse da persona que definimos. Todos esses dados coletados através de acessos, é sem dúvida, uma das maiores vantagens do marketing digital. Através desses dados você tem conhecimento do que funciona para seu e-commerce e do que não serve.
Você consegue assim, ter mais controle de tudo o que ocorre em seu negócio e pode mudar de ideia diversas vezes. A grande vantagem é que todas as métricas e os KPIs podem ser personalizados. Assim, você foca apenas nos dados que são úteis para seu negócio e não se preocupa com todo o resto.
Mas o que são KPIs? KPI vem da siglas em inglês, Key Performance Indicator, que significa Indicador-chave de Performance. É uma forma de poder medir uma ação ou um conjunto de iniciativas tomadas pelo e-commerce, e ver se ela está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela empresa.
Aqui é um lugar para todos (ou quase)!
Em todo empreendimento o maior problema é a concorrência. Por exemplo, em alguma avenida no seu bairro se o limite de lojas ultrapassa o número ideal, consequentemente alguém deixa de lucrar e perde dinheiro.
A “grande avenida” da internet, no entanto, é um ambiente diferenciado e ilimitado, onde existe sempre espaço para novidades. Assim, mesmo que existam milhões de outros e-commerces que atendam o mesmo setor, você ainda pode crescer e ter a chance de se destacar. Para isso é necessário que a sua marca tenha uma posição no mercado diferente das demais lojas.
Cada vez está mais difícil se diferenciar, logicamente o mercado tende a se acirrar cada vez mais, mas para quem consegue fazer isso, é esperado o alcance de um lugar ao Sol no mercado virtual.
Negócios ruins não têm vez na rede. Com o perfil do consumidor mais exigente e que possui as informações a um clique, só os melhores e mais bem posicionados terão resultados. O marketing digital possui as ferramentas e as estratégias ideais para comunicar, destacar e fazer chegar ao público certo qual o diferencial e tudo de vantagem que a sua empresa tem a oferecer.
Estratégias de marketing digital para aplicar no e-commerce
Para começar a planejar a presença digital de uma empresa, é preciso antes de tudo definir um objetivo e o que se espera do marketing digital. Pode ser fortalecer a marca, gerar autoridade, partir pra venda direta… tudo vai depender do momento que sua empresa vive no mercado e, também, da sua capacidade de investimento em diferentes estratégias
Antes os anúncios em rádio e televisão eram mais que suficientes para garantir o sucesso de uma empresa e o seu estabelecimento razoável no mercado, hoje é preciso fazer muito mais do que isso para conquistar novos clientes e garantir as suas vendas.
Confira algumas estratégias usadas para promover um e-commerce:
SEO
A técnica SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de métodos que busca aperfeiçoar a localização de páginas e conteúdos em sites, de forma orgânica.
Mas como ocorre esse posicionamento? Principalmente por meio da utilização correta de termos específicos, como por exemplo palavras-chave capazes de atrair um público desejado. Essa estratégia é constantemente usada na criação de sites institucionais, conteúdos multimídia e produção de textos para blogs, estratégias muito utilizadas na divulgação de lojas virtuais, por exemplo.
Para uma campanha orgânica, aquela em que o público acessa voluntariamente em suas redes, acontecer, estima-se que sejam em média três meses para que os primeiros resultados claros se apresentem. E com o peso da busca orgânica, gera também a credibilidade, pois todos os usuários sabem que os resultados são selecionados por critérios de qualidade e exigência dos buscadores.
Redes sociais
Para ter sucesso no seu e-commerce, uma das estratégias fundamentais é o investimento nas redes sociais. As mídias sociais ajudam tanto em postagens orgânicas, quanto pagas. Por meio de perfis na web, as lojas virtuais ganham mais força e visibilidade, além de potencializar a criação de novas oportunidades de negócio.
Essa estratégia digital pode faz uma grande diferença nos resultados de vendas dos e-commerces.
Anúncios Patrocinados
Anúncios pagos, ou links patrocinados, configuram um tipo de estratégia não-orgânica baseada no impulsionamento de conteúdos ou links mediante pagamento prévio. São ideais para quem deseja bons resultados em pouco tempo. É um tipo de estratégia também considerada fundamental para evoluir o número de acessos (audiência) e por consequência aumentar as vendas do seu e-commerce.
Vamos conhecer os principais meios e plataformas para a realização de campanhas pagas?
Anúncios para redes sociais
O Facebook já possui mais de 2,2 bilhões de usuários, com uma média de 127 milhões de brasileiros conectados e o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos. Ambos são os queridinhos do marketing digital para diversas empresas consolidadas em todo o mundo.
Os anúncios para ambos pode ser criados nas próprias redes ou através do Facebook, pelo gerenciador de anúncios da plataforma. Com ele, é possível posicionar seus anúncios para em diversos formatos para ambas as redes. Eles são veiculados em formatos de fotos, vídeos e carrosséis.
A ferramenta pode ser utilizada para geração de visitas, conversões, instalações de aplicativos, visualizações na página, etc. Isso traz visibilidade, atrai clientes e gera reconhecimento de marca para a sua empresa.
Aqui citamos as duas principais (em números de usuários), mas outras redes sociais como o Twitter e o LinkedIn também possuem suas plataformas de anúncios e, a depender do seu tipo de negócio, podem ser bons ambientes para divulgar a sua marca.
Anúncios para a rede Google
O Google Ads, é feito para você ampliar sua exibição dentro dos principais resultados de busca gerados no Google.
Essa é a estratégia que a grande maioria das empresas utilizam, por proporcionar um alcance imediato e grande, gerando um maior tráfego para o seu site e ótimos resultados em métricas dentro de um curto prazo.
Os principais formatos de campanha no Google Ads:
Rede de Pesquisa
Esse tipo de campanha funciona da seguinte forma: ela é exibida em anúncios nas páginas de resultados do Google ou em redes parceiras do buscador.
Esse tipo de campanha funciona como uma espécie de leilão: você diz ao Google qual palavra-chave quer “comprar” e quanto você quer gastar nela.
Por exemplo: imagine que você tem um ecommerce de maquiagens, para isso você sabe que quem quer comprar maquiagens vai ao Google e busca por “sites de maquiagem”. Com essa informação, você vai ao Google Ads e colocará seu anúncio para aparecer sempre que alguém digitar essa palavra-chave exata e que quer pagar R$1,50 por cada vez que alguém clicar em seu anúncio.
Dependendo do lance e de outros fatores, o Google vai exibir seu anúncio mais em cima ou embaixo.
Remarketing
É uma estratégia para conquistar o usuário que entrou na sua loja virtual mas por algum motivo específico não comprou.
Nos deparamos com essa forma de campanha todos os dias, você já deve ter entrando em algum ecommerce, e clicado para visualizar um determinado produto, de repente, em todo canto que você acessa esse produto aparece para você. Isso é o remarketing.
Isso faz com que o visitante lembre do produto pelo qual se interessou e aumenta significativamente as chances dele voltar ao site e comprar.
Esta estratégia pode ser aplicada usando o Google Ads, onde aparecerá em sites parceiros do Google, mas também é uma estratégia aplicada em anúncios para redes sociais, neste caso os produtos aparecerão dentro da plataforma contratada (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, dentre outras).
Inbound Marketing
Inbound Marketing é um novo conceito de marketing focado em atrair, encantar e converter clientes para o seu negócio.
Para conseguir o grande crescimento nas vendas com e-commerce, é necessário que você conheça o seu mercado, o público-alvo e estabeleça as estratégias de marketing digital necessárias para o aumento das vendas.
O Inbound Marketing, utilizando uma combinação articulada de estratégias, contribui significativamente para a captação de mais informações e a captura de novos leads, permitindo assim um aumento exponencial no conhecimento que você possui sobre o mercado e o público.
Mais do que isso, o Inbound tem como um dos focos a gestão do relacionamento com leads e clientes, o que te possibilita colocar a sua equipe de vendas sempre um passo à frente, com a abordagem certa no preciso momento em que alguém está realmente disposto a comprar.
Com essas dicas é possível trabalhar com facilidade o marketing digital para seu e-commerce, e você pode começar hoje! No entanto, não podemos esquecer que os resultados não aparecerão do dia para a noite, no marketing digital tudo é fruto da continuidade das ações e como a concorrência na web é grande, é necessário paciência para garantir o sucesso das estratégias e o prestígio do seu negócio.
O que achou das nossas dicas de estratégias digitais para bombar o seu e-commerce? Deixe seu comentário, curta e compartilhe. Seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!
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