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Como anunciar no Instagram e Facebook Ads

18 Setembro 2019
Como anunciar no Instagram e Facebook Ads

Independente da área e do tamanho do seu negócio, é muito importante fazer anúncios no Instagram e Facebook Ads para divulgar sua marca e adquirir uma presença digital mais forte. Você pode até achar que é algo que não merece toda essa importância, mas saiba que o Facebook já possui mais de 2,2 bilhões de usuários, com uma média de 127 milhões de brasileiros conectados e o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos. Ambos são os queridinhos do marketing digital para diversas empresas consolidadas em todo o mundo.

Escolher o melhor local para anunciar não é tão fácil quanto parece. São diversos detalhes que precisam de muita organização, avaliação e comparação. E quanto às diferenças entre Facebook e Instagram Ads, fique tranquilo, pois iremos esclarecer tudo pra você! Por mais que trabalhem sob as mesmas diretrizes, possuem certas peculiaridades.

Os anúncios para ambos pode ser criados nas próprias redes ou através do Facebook, pelo gerenciador de anúncios da plataforma. Com ele, é possível posicionar seus anúncios para em diversos formatos para ambas as redes. Eles são veiculados em formatos de fotos, vídeos e carrosséis. A ferramenta pode ser utilizada para geração de visitas, conversões, instalações de aplicativos, visualizações na página, etc. Isso traz visibilidade, atrai clientes e gera reconhecimento de marca para a sua empresa. Vídeos e posts em formato carrossel são excelentes para educar o público sobre seus produtos ou serviços.

Qual a diferença entre as duas redes?

Que eles divergem em alguns pontos, todos sabemos. Mas em quais, exatamente? Uma das grandes diferenças está no público das plataformas. O perfil dos usuários do Facebook é constituído em sua maioria por adultos, o que gera reações diferentes sobre um mesmo conteúdo apresentado.

O Instagram é mais efetivo no smartphone

Os acessos via smartphones e dispositivos móveis são a maior fonte de tráfego do Facebook. No Instagram, os acessos são inteiramente via mobile. Existe a versão desktop da plataforma, a que usamos para dar uma checada na rede durante o expediente. Mas você já reparou na ausência de mídias pagas para o formato?

Como é apenas um “quebra-galho”, o Instagram para desktop não possibilita diversas funcionalidades que existem no aplicativo, isso porque eles querem que você o utilize cada vez mais. Por isso, as páginas de destino (sites, landing pages, entre outras) para esses anúncios devem ser totalmente responsivas, para que você possa tirar o máximo proveito possível das conversões.

Os usuários do Instagram respondem a diferentes Chamadas para Ação

As Call to Action, ou Chamadas para Ação, são outro ponto em que devemos ter um certo cuidado. A maior parcela dos usuários do Instagram possuem menos de 35 anos, ou seja, é um público muito jovem e com poder de compra inferior ao que encontramos no Facebook. CTA’s como “saiba mais” e “inscreva-se” são muito mais atraentes e eficazes para esse perfil de cliente.

Os usuários do Instagram são mais focados em engajamento do que na compra. Pensando nisso, a rede tem feito diversos esforços para potencializar o poder comercial da plataforma, como o Instagram Shopping, onde é possível personalizar as imagens com ferramentas de link para compra e informações sobre valores e promoções.

Formatos de anúncios

É possível utilizar diferentes formatos nas plataformas. Os tipos disponíveis dependem do seu objetivo, por isso, é importante escolher um que se alinhe às suas metas comerciais. Vamos agora conhecer mais sobre os formatos de mídia paga para Instagram e Facebook.

Imagem

Qualquer anúncio das duas redes precisa de uma imagem. Adicionar uma que seja relevante causa um impacto direto no sucesso do anúncio. Eles podem ser usados para reconhecimento de marca, envolvimento, tráfego ou alcance para o seu negócio. Você pode escolher entre uma única imagem ou um carrossel, coleção, apresentação multimídia ou experiência instantânea - que é aquele anúncio que se expande na tela ao ser clicado.

Vídeo

Se o seu objetivo é alcançar mais pessoas, envolver ou impulsionar conversões, os anúncios de vídeo podem ser a melhor opção. Eles também podem ser veiculados tanto no Facebook quanto no Instagram e é possível criá-los a partir das próprias plataformas ou do Gerenciador de Anúncios.

In-stream

Eles são aqueles vídeos curtos que aparecem dentro de um vídeo que você está assistindo no Facebook, tendo de 10 a 15 segundos. Como são baseados no público, os espectadores verão anúncios diferentes dentro de um mesmo vídeo, dependendo do seu interesse. Eles servem para fins de reconhecimento de marca e envolvimento de publicação. Você pode escolher utilizá-lo para campanhas novas ou já existentes, e seus relatórios de anúncios podem ser vistos separados das outras campanhas.

Apresentação multimídia

Podem ser inseridos em todas as metas de publicidade. Eles ficam disponíveis quando você escolhe o formato de vídeo ou imagem, podendo combinar vários deles, juntamente com texto e som para chamar atenção e contar uma história. Ele permite criar mídias de boa qualidade sem os custos ou a produção que uma campanha de vídeo tradicional demanda. Podem aparecer no Facebook e Instragram, tanto mobile quanto desktop.

Carrossel

Disponíveis para as duas plataformas; permite que sejam adicionados até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link. Eles podem ser usados para reconhecimento de marca, conversões, alcance, e tráfego. Você tem a escolha de criá-los pelo próprio Facebook, Gerenciador de Anúncios ou API de Anúncios.

Coleção

Este formato combina vídeo, apresentação multimídia ou foto com imagens do produto de um catálogo, e pode ser utilizado tanto no Facebook quanto no Instagram. Permite ainda que as pessoas interajam com seu anúncio e naveguem por meio de experiência em tela cheia com carregamento fácil, sem deixar o aplicativo do Facebook.

É um formato ideal para anunciantes de e-commerce, pois é possível mostrar vários conteúdos junto com um criativo principal. Esses anúncios podem ser usados para tráfego ou vendas e catálogo.

Experiência Instantânea

Ela pode ser usada com todos os formatos de anúncio acima: é uma experiência exclusiva para o aplicativo do Facebook, um formato otimizado para apresentar seus produtos, destacar a marca ou inspirar compras. Elas podem ser criadas no Gerenciador de Anúncios ou no API de Anúncios, para fins de envolvimento, reconhecimento, tráfego, conversão ou visualizações de vídeo.

Como começar a anunciar no Instagram e Facebook Ads?

Agora, vamos para a prática! Neste tópico, preparamos um passo-a-passo para você entender como a ferramenta funciona. Para começar, basta acessar o gerenciador de anúncios ou Facebook Business, como é mais conhecido. Existem outras formas de anunciar nas redes, mas neste artigo iremos te ensinar a fazê-lo pelo gerenciador de anúncios. Prontos? Então vamos lá.

Defina o objetivo

A criação de anúncio já começa de maneira intuitiva. Primeiro, selecione o objetivo que se adequa melhor a campanha. Você deseja reconhecimento de marca, maior alcance, tráfego no seu site, envolvimento etc? Escolha a que se encaixa no seu objetivo.

criar nova campanha

Escolhido o objetivo, selecione um nome para a campanha ou utilize um dos títulos disponibilizados pelo gerenciador.

Defina o público

Antes de tudo, a sua buyer persona, que é o público que consome os seus produtos ou serviços, deve estar definida. Dada a hora de segmentar, colete dados dessa persona, como cidade, gênero, interesses, idade, etc. Assim, seu anúncio vai estar direcionado a quem realmente quer comprar o que você vende. Não se preocupe apenas com quantidade, mas principalmente com a qualidade do público atingido.

Com o público segmentado, você vai saber como está o alcance potencial e o diário estimado, quão amplo ou específico é esse público e quais são os critérios para a escolha da segmentação do anúncio.

Posicionamento

Ainda na mesma página de segmentação, você deve escolher onde quer veicular seu anúncio: apenas no feed do Instagram, no Stories ou também no Facebook.

Marque ou desmarque as opções de acordo com os seus objetivos.

plataformas

Caso esteja promovendo um aplicativo, é bom estar atento aos tipos de dispositivos. Você pode escolher até mesmo qual o sistema operacional ou dispositivo for mais adequado para a sua campanha.

Orçamento

O esperado é que o orçamento já tenha sido previamente realizado. Esta é a parte em que você diz à plataforma o valor que será disponibilizado para a campanha. O orçamento pode ser diário, onde você pode estipular data de início e término ou vitalício, que é quando você aplica um total que será gasto conforme os resultados de cada dia, até atingir o orçamento definido.

orçamento e programação

Dica: o gerenciador de negócios muda a estimativa de resultados diários e do seu alcance conforme você faz mudanças no seu anúncio. Uma boa dica pra todas as etapas (principalmente pra essa se você não tem muita habilidade com anúncios ainda) é ficar ligado nesses números que são apresentados no canto direito.

É válido lembrar que os números são apenas estimativas, e que as campanhas podem apresentar resultados muito diferentes. Por isso o andamento deve ser constantemente monitorado.

Criar campanhas de sucesso pelo Gerenciador de Anúncios é um constante aprendizado, por isso a prática e o estudo são tão importantes. Os resultados vêm de acordo com os testes e a partir disso você irá conseguir ver as melhorias. Tendo em vista tantas oportunidades que o número de usuários das redes possuem, agora é a melhor hora para começar a anunciar. Não irão faltar possibilidades de crescimento, engajamento e ROI para a sua marca! Pronto para começar?

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