Acompanhe-nos

Facebook - Clique para acessarGoogle+ - Clique para acessar

Clique para ser atendido ou deixar uma mensagem.

Clique Aqui que ligamos para você

Atendimento

09:00hs às 18:00hs

WhatsApp Business: Como ele pode te ajudar a vender mais?

17 Junho 2019
WhatsApp Business: Como ele pode te ajudar a vender mais?

O WhatsApp se popularizou de tal forma que assumiu a liderança entre os aplicativos mais utilizados no mundo em smartphones Android e IOS, ultrapassando o Facebook. No brasil, desde a introdução do aplicativo de mensagens, em 2009, o mercado local vem sendo constantemente revolucionado. Ele foi bem aceito desde o início principalmente pelos custos de SMS, que sempre foram altos. O país ocupa o 4° maior crescimento no uso de dispositivos móveis – 138%, contra uma média global de 115%.

Por consequência, em pesquisa realizada no ano passado, o número de usuários do WhatsApp aqui chegou a 127 milhões, nos colocando entre os cinco maiores mercados para a companhia.

Para que serve o WhatsApp Business?

A versão pessoal do aplicativo já era bastante utilizado pelas micro e pequenas empresas como ferramenta para fidelizar clientes. Com a nova funcionalidade, voltada justamente para essas demandas, a usabilidade e os novos recursos podem facilitar ainda mais a vida do empresário.

O WhatsApp Business é uma alternativa voltada para que empresas estabeleçam uma melhor comunicação com seus clientes através de automação, visando maior profissionalismo e agilidade nos negócios. Disponível desde o início de 2018, basta criar um perfil empresarial com informações úteis para que o cliente possa utilizar as funcionalidades. Além disso, possui uma interface mais simples e amigável que a do Slack - um mensageiro com recursos inteligentes muito utilizado em empresas.

Além de conhecer o aplicativo é importante saber como utilizá-lo, pois é uma ferramenta que pode trazer inúmeras melhorias para as suas vendas.

Utilizando o WhatsApp Business

O aplicativo conta com um diferencial logo no início: pode ser ativado utilizando um número de celular ou um telefone fixo. Caso opte pelo celular você pode utilizá-lo normalmente com a versão pessoal do aplicativo instalada em um mesmo aparelho.

O indicado é que a empresa possua um aparelho especificamente para uso profissional, evitando riscos de engano de envio de mensagens, um erro comum na era dos mensageiros instantâneos e até mesmo por conta do horário de funcionamento da empresa, para que não sejam comprometidas suas relações pessoais.

Para quem opta por associar o perfil no app a um número de telefone fixo, é preciso receber um código de ativação, assim como na versão comum. Esta opção funciona para as empresas que não possuem ou não querem utilizar um número de telefone celular como forma de contato, mas que desejam receber mensagens dos clientes em um smartphone. Dessa forma, eles podem deixar mensagens para verificação do número de cadastrou ou um número para contato posterior. A maior vantagem neste caso é poder manter um número que as pessoas já estão habituadas a entrar em contato.

Perfil de usuário

O perfil do usuário é um grande diferencial em relação à versão comum do aplicativo. Ele possui informações que podem ser acessadas pelos clientes desde o primeiro contato, que garantem que a certeza de que se está fazendo contato com uma empresa e não com alguém mal intencionado e sem respaldo institucional.

Tenha muita atenção na hora de preencher os dados, principalmente o nome que será exibido aos seus clientes, pois não tem como alterar depois. Há ainda a opção de colocar uma breve descrição sobre a empresa e sua área de atuação, assim como um espaço para o endereço físico, com localização e mapa, até dois websites e endereço de e-mail.

Recursos do WhatsApp Business

O aplicativo pode ser muito eficiente em ações de marketing, com mensagens personalizadas, avisos de promoções, responder dúvidas e comunicação interna entre funcionários.

Conheça mais sobre os recursos do WhatsApp Business:

Mensagens automáticas

Para ajudar o empresário a organizar o relacionamento com o cliente e tornar a comunicação mais rápida, o aplicativo conta com serviços de automação, como mensagens rápidas. É um recurso conhecido do Slack e do Telegram. Com ele, você pode configurar atalhos, criar textos de agradecimento, mensagens de apresentação e para um período em que você estiver ausente. É possível também colocar os horários de atendimento, para que não haja contato fora do horário.

Etiquetas

Para facilitar a identificação de mensagens, o WhatsApp Business tem a função de atribuir marcadores, como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente” etc. Para criar uma nova tag, basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu e selecionar a opção “adicionar novas etiquetas”.

Métricas

O WhatsApp Business possui um recurso muito interessante: o menu de estatísticas, muito útil para quem gosta de acompanhar métricas. Apesar de simples, é eficiente para mensurar o uso da conta, verificar dados sobre as mensagens lidas, entregues e recebidas.

Como criar um plano de vendas com o WhatsApp Business

Não faz muito sentido fazer o upgrade para a versão empresarial do aplicativo sem um plano de vendas para a sua aplicação. Utilizar as informações dos seus clientes para isso é tão importante quanto mostrar a eles o seu profissionalismo. Para aumentar suas vendas com um bom planejamento, você vai precisar utilizar a função de criação de etiquetas, por exemplo: o agrupamento de clientes por estágio de compra ou de contato, ou seja, um funil de vendas.

Você pode dividi-los em:

  • Clientes fidelizados
  • Novos clientes
  • Possíveis clientes

O WhatsApp Business compila os clientes de cada etiqueta em perfis parecidos, para que você possa trabalhar com eles da melhor maneira para o estágio da compra em que estiverem. Para os clientes da etiqueta de número 1, que já consomem o seu produto: promoções; para o grupo 2, dicas e novidades, e para o grupo 3, as vantagens de adquirir o seu produto, garantia e demonstrações de qualidade. Ou seja, com essa segmentação é possível trabalhar cada grupo com diferentes direcionamentos de conteúdo, voltados, por exemplo, para as características de determinado perfil de consumidor ou para o estágio que o cliente se encontra na jornada de compra.

Você pode ficar livre para escolher quais e quantas etiquetas achar necessário (interesse, região, estilo, tipo de produto etc). É essa estratégia que fará, de fato, com que valha a pena começar a utilizar o Whatsapp Business. E aí, está pronto para vender mais?

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Faça Agora o Diagnóstico de Marketing Digital da Sua Empresa

Veja Também:

Alguns de Nossos Clientes

Multi Contabilidade
Birô de Campanha
Nayara Ferreira
Brasil Localize
Prosemearte
Oratória+

Últimas do Blog

Fique por dentro das últimas postagens do nosso Blog

WB Web - Marketing Digital | Parceiro Oficial do Google APPS for Work

WB Web - Marketing Digital

Clique para acessar nossa página no FacebookClique para acessar nossa página no Google+