Como fazer minha empresa aparecer no Google Maps?

Como fazer minha empresa aparecer no Google Maps?

E se a gente aqui da WB dissesse a você que existe uma forma de botar muita gente na porta do seu negócio sem precisar pagar nada? O nosso post de hoje é justamente sobre essa ferramenta tão conhecida e utilizada, o Google Maps. Iremos te ensinar a botar sua empresa no mapa — literalmente. Assim, você ficará visível para quem estiver por perto e com um smartphone em mãos, além de aparecer nas buscas do Google com a sua localização e informações em evidência. Ficou interessado? Então vamos lá!

Entendendo o Google Maps

Ele é extremamente dinâmico: ao acessá-lo, a primeira coisa que o usuário vê é uma barra para digitar o endereço desejado. Assim que o fizer, aparecerão as coordenadas do ponto, e junto com elas, uma variedade de recursos disponíveis que servem para facilitar ainda mais, como referências e outros locais que podem ser úteis, como farmácias, hotéis, restaurantes etc. Vale lembrar que ainda há a opção de visualizar o caminho através de imagens tridimensionais feitas através de um mapeamento fotográfico, além de escolher se ele será feito a pé, de carro ou por meio de transporte público.

Como o Google Maps pode ajudar minha empresa?

Se você é empreendedor, sabe como é importante se fazer notar em meio a concorrência. Se acompanha nosso blog, sabe da importância do marketing digital e das estratégias de SEO para que isso aconteça, certo? Enquanto usuário, todos já estamos habituados às utilidades do Maps. Ele serve para facilitar a locomoção pelas cidades, nos mostrando os melhores trajetos, o status do trânsito e até mesmo onde há radares instalados. Ou seja, ele facilita totalmente a vida do motorista, e se tornou uma ferramenta indispensável nos smartphones.

Quando bem utilizado, pode ser uma fonte orgânica de novos clientes para as empresas que realmente dominam a ferramenta. Isso porque uma em cada três buscas na internet feitas em smartphones são baseadas na localização do usuário. Agora imagine milhares de pessoas procurando por determinado serviço próximo a você. Se é o serviço ou produto que sua empresa fornece, esses usuários poderão ser facilmente convertidos em clientes, mas para isso eles precisarão ver que você está lá. A melhor parte é que as direções apontando para o local são exibidas automaticamente!

Qualquer oportunidade de aparecer no Google é bem-vinda, principalmente se for de graça. Dessa forma, o Maps torna-se algo imprescindível porque:

  • Consiste na maior plataforma de busca de localizações do planeta (inclusive vem pré-instalado em smartphones com sistema operacional do Google, o Android);
  • Porque lá é possível encontrar e ser encontrado de qualquer lugar do Brasil e do mundo;
  • Por que estar no maior buscador do mundo é algo que não precisa sequer ser explicado.

As vantagens de estar no Google Maps

Tendo em mente de que para contratarem seus serviços ou consumirem seu produto o público precisa te encontrar, saiba que não basta apenas se cadastrar na ferramenta e achar que ela vai dar conta de tudo. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre como unir técnicas de SEO e AdWords para ficar bem posicionado nas pesquisas e como elas devem ser aliadas ao uso constante de redes sociais e todas as armas que o marketing digital tem a oferecer. O processo não gera frutos da noite para o dia, mas em pouco tempo você verá como ele faz diferença.

Mas vamos agora para as vantagens que o Maps oferece aos seus usuários

É grátis: essa deve ser a terceira vez que tocamos nesse ponto, né? É raro encontrar boas ferramentas que tenham todas as suas funcionalidades disponíveis gratuitamente, então que isso sirva como um empurrão inicial. Quantas vezes você já fez uma busca por determinado serviço e entrou em contato com as empresas que apareceram no topo dos resultados? É justamente assim que vai acontecer quando a sua estiver lá.

Ser visto por quem realmente precisa: a plataforma conta com a opção de preencher todas as informações a respeito do seu negócio, como endereço, telefones, sites, datas e horários de funcionamento e até mesmo uma foto da fachada para que fique ainda mais fácil de encontrá-lo. Com todos os dados disponíveis, fica muito mais fácil para que o cliente realize o primeiro contato, afinal quem precisa tem pressa.

Aproximação com o público: já reparou que quando você abre um cartão de alguma empresa ao pesquisá-la no Google, aparece uma sessão de comentários com feedbacks dos clientes? Então, esse feedback é extremamente importante para que você saiba onde deve melhorar, podendo estabelecer uma comunicação com o público e fazendo-o ser ouvido. Não basta apenas estar bem rankeado, é preciso garantir o melhor atendimento possível para que as pessoas deixem qualificações positivas.

Fortalecimento de marca: se o público se sente à vontade para interagir com comentários e sugestões, é porque sua marca está se consolidando, e ter um ponto firme no mercado é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso.

O Maps não está apenas no próprio domínio: você não precisa necessariamente ficar preso ao Google Maps para colher seus frutos. Hoje, todas as redes sociais possuem integração com o serviço. Quando você posta uma foto no Instagram, por exemplo, aparece a opção de adicionar a localização. Em um perfil comercial, isso é muito importante, pois assim que alguém clica, é aberta uma nova sessão dentro do aplicativo com a rota para o local. É muito interessante como check-in dos clientes também ajuda a fortalecer a presença digital da marca.

Como fazer o cadastro?

Antes de tudo, é preciso fazer um cadastro no Google Meu Negócio. Para quem não conhece, é uma plataforma do Google que serve para divulgar empresas de maneira gratuita nos resultados orgânicos de busca e no Maps. Aquele cartão com um pequeno tour virtual pela empresa, que foi citado acima (informações, fotos, comentários etc) por exemplo, só está ali graças à ferramenta.

O Google Meu Negócio também possibilita a criação de posts, como em redes sociais, para que os clientes fiquem por dentro das novidades da empresa assim que realizarem uma busca, sem precisar entrar nas redes da empresa. Por exemplo: tem um prato novo no seu restaurante? Assim que alguém que estiver nas imediações procurar por “restaurante” e sua empresa aparecer, lá vai estar aquele prato novo. O cliente ficará interessado e o resto você já sabe. O cadastro no Google Meu Negócio é extremamente simples e intuitivo. Ao final do processo, você deverá confirmar a autorização para gerenciar a empresa e pronto, já está pronto para ser visto!

É importante lembrar que o Google não considera apenas os dados fornecidos no Google Meu Negócio, mas também o que está nas outras redes sociais. Por isso é importante, além de estar no Maps, manter o endereço atualizado no Waze, Facebook, Instagram e demais redes por onde os clientes possam encontrar sua empresa.

Quanto ao Maps, o cadastro também é extremamente simples. Veja só:

Adicionar local ausente

1 - O primeiro passo é logar na conta do Google. Depois disso, basta abrir o Google Maps, seja pelo aplicativo ou desktop, tocar nas barrinhas que ficam no canto esquerdo da caixa de digitação e em seguida, “adicionar local ausente”

Adicionar destino

adicionar lugar ausente

2 - Uma tela de configuração será aberta. Lá, você poderá digitar o nome do local e em seguida “marcar local no mapa”. Quando encontrá-lo, toque no ponto exato. Depois disso, conclua a ação.

Localização WB Web

3 - Agora é hora de selecionar a categoria da empresa.
4 - Selecionada a categoria, deverão ser adicionadas as demais informações, como telefone, horários de funcionamento, imagens, website etc.
5 - Finalizando o cadastro, basta enviar a solicitação. Uma tela de agradecimento vai ser exibida. Clique em “pronto” e aguarde até que o Google envie uma resposta.

A solicitação pode demorar até 24 horas para ser realizada. Você ainda pode adicionar quantos locais quiser. Se tudo der certo, sua empresa aparecerá nas buscas com uma ficha que nem essa aqui.

WB Web Google Maps

Olha só como tudo fica organizado e intuitivo para facilitar a vida do cliente!

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Redator(a) WB Web

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