Como conquistar a presença digital da sua empresa?
Se você tem uma empresa e deseja atrair novos clientes, garantir sua presença digital não é só mais um artifício, e sim uma obrigação. Negócios de todos os tamanhos procuram aumentar a visibilidade na internet através de estratégias de marketing digital, marcando presença ativa e constante em redes sociais, plataformas multimídia e mecanismos de busca. Mas essa presença não se dá apenas por estar lá: é preciso ter uma ou mais estratégias para construir autoridade no mercado.
Em todos os lugares pelos quais passamos — restaurantes, bares, praias, shopping centers, até mesmo atravessando a rua — as pessoas estão conectadas. Imagine só apresentar sua empresa a todos esses clientes em potencial, que poderiam muito bem estar visitando ou seu site ou alguma de suas redes sociais. Até mesmo os tipos de instituições mais tradicionais, como as educacionais e as religiosas (você não está lendo errado!) têm ganhado seu espaço na internet.
Seu negócio ainda não possui nenhuma presença digital? Calma, sempre é tempo de reverter a situação. Mas antes de te mostrar como fazer, iremos falar sobre a importância que é para uma empresa se manter presente na rede, para que ela cresça e apareça nesse mar imenso e cheio de tubarões.
Esteja online, assim como seus clientes em potencial
Talvez esse seja o momento em que lá no futuro será visto como a “revolução digital”. A sociedade passou a se projetar inteiramente online: é quase uma nova realidade, como víamos nos filmes de ficção científica. Até a TV precisou se adaptar para continuar relevante na era da internet.
No Brasil, 149 milhões de pessoas já tiveram contato com a internet. Desse número, 140 milhões são usuários ativos, sendo que destes, 85% acessam a internet todos os dias. Essas pessoas estão expostas a um bombardeio de informações, sendo que boa parte delas vem da comunicação feita pelas marcas. É impossível não ver algum anúncio do seu interesse assim que você acessa algum site ou rede social. E é pensando nessa exposição que são direcionados os investimentos de marketing digital para estabelecer uma comunicação direta, interativa e com engajamento real com o público, visando transformá-lo em cliente.
Conquistar um bom posicionamento requer que sua presença digital seja trabalhada de forma diversificada, por meio de diferentes canais/mídias que se complementam em busca de melhores resultados e maior visibilidade. Porém, ao contrário do que muitos pensam, simplesmente criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram e acionar uma campanha do Google Ads não vão trazer resultados concretos de forma mágica. O ideal é que as ações sejam coordenadas, contínuas, apresentem conteúdos coerentes e busquem a convergência para um domínio próprio, a “casa” digital da empresa, ou seja, um website especialmente projetado para relacionamento e vendas.
Como construir sua presença digital?
Caso ainda não tenha ficado entendido, iremos conceituar de forma simples: presença digital é o posicionamento de uma empresa na internet e como ela utiliza os meios digitais para se relacionar com seu público.
Citamos o termo “fidelizar” um pouco acima. Para deixar claro, fidelizar é muito mais que fazer com que um cliente consuma seu produto ou serviço constantemente, e sim uma estratégia focada em criar um público que acompanhe e defenda sua marca. Todo mundo tem aquela marca que “não vive sem” e que compactua dos mesmos interesses, sejam sociais, ambientais ou até mesmo estéticos. A sua marca é muito mais que um produto, é uma ideia, um estilo de vida.
Hoje é possível ver que as grandes marcas do mercado têm optado por posicionamentos de seus valores, ética e compromisso com o cliente, seja na TV ou na internet, porque isso conquista, e tenha certeza de que o cliente irá se lembrar. Vamos agora para a parte prática!
Conheça seu público
O primeiro passo que deve ser tomado é o que vai servir para guiar todas as ações de marketing digital da sua empresa, afinal, não é possível destinar uma ação sem ter para quem destinar, certo? Ela deve atingir justamente as pessoas que têm o perfil de clientes em potencial, caso contrário as estratégias não irão gerar resultados.
Mas como conhecer esse público? Através de pesquisas de mercado e construção de personas, que é uma simulação do cliente ideal (gênero, profissão, idade, gostos pessoais, etc). Dessa forma, as estratégias poderão ser traçadas exatamente para esse perfil específico, atendendo melhor aos seus interesses e necessidades.
Defina suas estratégias
Em quais canais sua empresa está presente? Em quais deles há um real comprometimento de constante atualização em função dos objetivos definidos? Muitas empresas podem se perder em meio a tantas redes e canais para divulgar informações, como blog, site, redes sociais, listas de e-mails, canal no YouTube etc.
Por isso é tão importante especificar quais são os canais mais apropriados para a estratégia do seus negócio. O que mais impede as empresas de encontrarem um caminho rumo aos resultados é a falta de objetivos claros. É importante não dedicar nenhum segundo ou dinheiro da empresa em ações sem antes estabelecer os objetivos de estar presente na internet.
Você quer:
- Vender?
- Ter presença de marca?
- Ter um relacionamento com o público?
- Aumentar a autoridade online?
- Conseguir mais clientes?
- Repaginar a marca para conquistar outros segmentos de público?
São incontáveis metas. Depois de definidas, é hora de traçá-las, por exemplo: conquistar X clientes em Y meses na rede ou canal Z, ou alcançar X seguidores que fazem parte do público alvo Y meses na rede social Z. Tem quem ainda ache que a presença nas redes sociais e outros canais digitais ainda não é algo a se levar a sério. O comprometimento com os objetivos é fundamental para a execução dos mesmos, por isso é importante manter o foco.
Planeje bem os conteúdos
Com os canais certos em mente e a quantidade de conteúdos estabelecidas para cada um deles, tudo fica mais simples de ser otimizado e a gestão de tempo começa a se tornar uma rotina. Após definidas as pautas e com a produção correndo no tempo certo, basta deixar tudo agendado para não haver preocupações do tipo “esqueci de determinado post ou de um e-mail importante”.
A produção de conteúdos bem segmentados e de qualidade, focados em resolver os problemas e sanar os principais anseios do seu perfil de clientes, é um dos pontos mais difíceis de executar pois exigem pesquisa, tempo e muita criatividade para nunca deixar o assunto acabar na relação com o cliente. Se você não tem tempo para se dedicar a essa produção de conteúdos, é melhor contar com um apoio externo de profissionais com alguma experiência.
Utilize boas técnicas de SEO
Tocamos neste assunto constantemente aqui no blog. São elas que vão fazer com que seus conteúdos fiquem bem posicionadas nos buscadores, como Google e Bing. Com um bom SEO, de preferência aliado ao serviço de Ads (anúncios pagos), é possível aparecer no topo dos resultados. Assim, você conquista autoridade, pois as pessoas sempre têm preferência pelos conteúdos que estão melhor rankeados.
Ponha-se no lugar dos clientes
Se tudo foi feito corretamente, não restará dúvidas sobre a imagem e a presença digital da sua marca no mercado. Além de conhecimentos técnicos, um bom relacionamento com os clientes e uma escolha certeira dos conteúdos disponibilizados. Eles devem resolver os problemas do seu público. Isso gera confiança, relevância e engajamento, pois eles irão voltar para buscar por mais, até mesmo fazer sugestões.
Para ser certeiro, basta ter empatia pela sua persona. Pergunte-se “por que as pessoas devem fechar negócio comigo e não com a concorrência?”. Manter-se em sintonia com essa persona é entender qual sua posição na jornada que leva à compra ou contratação. Ficou claro agora por que a presença digital é tão importante para o crescimento de um negócio? Este é só mais um dos inúmeros benefícios que o marketing digital pode te propiciar!
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