16 07 2019
| Atualizado em
03 02 2020

Profissional de marketing de conteúdo: você sabe o que faz?

Profissional de marketing de conteúdo: você sabe o que faz?

Você sabe o que faz o profissional de marketing de conteúdo? Uma das principais premissas do marketing é que ele sempre deverá mudar e se adaptar de acordo com a realidade contemporânea, partindo do pressuposto de que ele é um estudo do relacionamento entre empresas e consumidores. Até algum tempo atrás, por exemplo, a ideia de marketing digital parecia algo muito distante, quase que impossível.

Todo dia aparece um novo termo que vem para melhorar a performance das empresas diante do seu público-alvo, e a melhor parte é que com custos menores que as mídias tradicionais que reinaram por tanto tempo. O outdoor que realmente importa agora é o banner em um site com bom fluxo, o comercial em vídeo só é apreciado, de fato, se as pessoas não o pularem antes do início de algum vídeo no YouTube.

Uma dessas novas modalidades de conquistar seu espaço no mercado digital é o marketing de conteúdo, uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas que pensam em conquistar bons resultados de maneira criativa, efetiva, e o melhor: gastando menos. E para um bom marketing de conteúdo ser feito, é preciso confiar a tarefa nas mãos de profissionais de confiança, que sabem o que estão fazendo. O post de hoje irá te ensinar o que é esse famoso-que-você-não-conhecia marketing de conteúdo e o perfil ideal do profissional da área.

O que é marketing de conteúdo?

Ele diz respeito à estratégia e presença digital de uma empresa. É a criação de conteúdo relevante para o público com o intuito de gerar interesse e engajamento da parte dele, como o nosso blog, que posta textos informativos sobre marketing digital semanalmente para você! Além de criar essa relação de confiança com o público, que vai absorver o que você cria, gera um aumento de valor à sua marca e imagem na internet.

É bem mais que apenas tentar vender um produto, é criar um cenário que induza à compra de maneira totalmente orgânica, fazendo com que o público sinta a necessidade de adquirir seu produto ou serviço por conta própria. Ou seja, vai muito além de uma simples propaganda, é um processo de conquista.

É importante frisar que o marketing de conteúdo não surgiu na era da internet. Por exemplo: o Guia Michelin, uma referência para o profissional que começa a estudar sobre o assunto, começou a ser produzido por volta de 1900, para que os motoristas tivessem uma rota com restaurantes, hotéis e vários outros. Qual o intuito por trás disso? Fazer com que gastassem as rodas e voltassem para uma nova compra, afinal a pessoa viajou o tempo todo com a ajuda do Guia, então já havia sido estabelecida aquela relação de proximidade e até mesmo gratidão à marca.

Guia Michelin

Quem nunca parou para ler as embalagens de alimentos que vêm com receitas, revistas de empresas que, “por algum motivo”, não falam sobre seus produtos e coisas do tipo? Isso sempre foi marketing de conteúdo. A diferença é agora, com a internet, fazer e consumir conteúdo se tornou mais acessível, tanto por questões financeiras quanto pela gama de mídias disponíveis, assim como a efetividade da ferramenta de segmentação de públicos.

Quem são essas pessoas que fazem o marketing de conteúdo acontecer?

O serviço é digital, mas não acontece sem mãos humanas. Ficou curioso para saber quem está por trás da mágica? Geralmente falamos sobre o lado prático e sequer mencionamos quem está todos os dias quebrando a cabeça para produzir conteúdos relevantes e trazer clientes para a sua empresa. O mercado do marketing digital é extremamente mutável, e o profissional que não tem a capacidade de acompanhar esse ritmo, infelizmente, acaba ficando para trás. Ou seja, é um mundo de expectativas e exigências crescentes. Ser bom na escrita não quer dizer que esse profissional não deverá encontrar outras formas de se diferenciar. É sempre importante lembrar que ninguém é tão bom a ponto de não poder melhorar.

pessoas que fazem o marketing de conteúdo

As empresas não param de procurar novos talentos que preenchem essas exigências, e muitas delas precisam servir de escola, pois há uma deficiência muito grande de atualização nas grades dos cursos de comunicação em universidades. Mas o talento é algo que pode ser moldado. O que importa é que esse profissional tenha conhecimentos técnicos e artísticos: boas referências, carga cultural, vocabulário rico e dinâmico, tudo isso atrelado às técnicas de SEO que são imprescindíveis para o marketing de conteúdo prosperar.

Experiência conta (e muito!)

Por conta dessa deficiência nos cursos de comunicação, quem procura trabalhar na área sabe que deve começar cedo para fazer escola. Aquela experiência como estagiário vai valer a pena lá no futuro, muitas vezes sendo mais válida que a formação acadêmica. O diploma é indispensável, claro, mas a carga de experiência adquirida com a prática é insubstituível. Ok, mas quais funções essa pessoa precisa desempenhar em uma agência para criar aquele conteúdo atrativo para a sua empresa?

experiência conta

Produção de conteúdo

“Content is king” é uma frase bastante citada na nossa redação. O conteúdo é a base de todas as ações eficientes de marketing digital. É o responsável por tornar a empresa relevante, agregando autoridade, atraindo leads e gerando vendas. Dessa forma, o produtor de marketing de conteúdo precisa:

  • Gostar de escrever;
  • Saber escrever bem;
  • Conhecer e estar disposto a aprender cada vez mais sobre a sua área;
  • Ser criativo e pensar em conteúdos que façam diferença para o público;
  • Ter bom ritmo, pois a produção é constante;
  • Ter familiaridade com as plataformas de postagem.

Gestão de redes sociais

gestão de redes sociais

Gostamos de falar sobre redes sociais? Claro que sim, elas são as nossas maiores aliadas e as queridinhas do público! É lá onde uma empresa pode interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Ao criar um conteúdo, deve-se levar em conta a linguagem de cada rede social. Elas funcionam como universos diferentes, onde as pessoas se comunicam de maneiras diferentes. Cada uma possui uma ferramenta específica que segmenta a comunicação, como o Instagram TV e o Periscope, no Twitter. Conhecer esse público de cada rede é extremamente importante, pois o conteúdo replicado deverá ser direcionado para cada um deles em específico. Para isso, o profissional deve:

  • conhecer as principais redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin) e seu funcionamento;
  • gerenciar com muita responsabilidade essas contas;
  • estar sempre por dentro sobre as mudanças nesses canais e sobre o surgimento de novas mídias e funcionalidades, para estar sempre um passo à frente;
  • pensar em conteúdos que direcionem o público das redes para o seu site e vice versa, gerando conversões;
  • saber analisar as métricas dos canais para identificar onde devem ser realizadas melhorias.

Possuir habilidades técnicas

O marketing digital tornou-se totalmente dependente de ferramentas e funcionalidades que garantem sua efetividade, muitas delas citadas aqui no blog, como AdWords, WhatsApp Business, chat online, dentre outros. Ter familiaridade com a parte técnica ajuda todos os funcionários de uma agência a trabalharem em conjunto, tendo noção do que é importante para que a função do outro também seja efetiva.

Algumas dessas habilidades de praxe são as: técnicas de SEO (análise de palavras-chave, link building, otimização de conteúdo), análises de desempenho (medir e registrar o desempenho das ações permite com que elas passem constantemente por melhorias), HTML e CSS (ninguém precisa saber criar um site, mas entender sobre as linguagens básicas de codificação é muito útil na hora de postar um conteúdo e gerenciamento de landing pages)

Criatividade

tenha criatividade

As habilidades criativas são aquelas mais conceituais, que vêm de dentro, porém podem ser moldadas e aperfeiçoadas assim como qualquer outra habilidade. A criatividade também pode ser passada para frente com a prática e a convivência com quem é experiente na área. Como dito lá em cima, a escrita é um dos principais pontos que define um bom produtor de marketing de conteúdo. Ela vem de bons hábitos de leitura, estudo e prática. Ninguém aperfeiçoa seus talentos em redação se não botar a mão na massa.

Além de criativo, ser estrategista é um grande diferencial. Isso implica em pensar de maneira assertiva, traçar metas e focar em maneiras de trazer mais e mais clientes para a empresa. Independente de tempo de atuação, algo que sempre será levado em conta é a vontade de aprender e manter-se ativo e informado. Estar ligado em conteúdos da concorrência não é pecado, é ótimo para adquirir conhecimento, na verdade, e serve ainda para desenvolver novas ideias a partir de conceitos já estabelecidos. O profissional do marketing de conteúdo é o perfeito exemplo de camaleão do mercado de trabalho, sempre mudando suas cores para se manter vivo nessa selva que é o mundo do marketing digital.

Ficou interessado? É muito melhor quando a gente sabe que tem alguém disposto a nos ajudar a crescer e entender, de fato, como é realizado esse trabalho. Não fique esperando a concorrência fazer primeiro, contrate serviços de marketing de conteúdo e tenha a autoridade que sua empresa precisa para conquistar cada vez mais clientes!

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