Como utilizar SEO e AdWords em conjunto para otimização de sites

Como utilizar SEO e AdWords em conjunto para otimização de sites

Diariamente, 5,6 bilhões de buscas são feitas no Google, ou seja, 2 trilhões de buscas anuais! A grande questão é: como se fazer visível no meio tanta informação e concorrência? Quando um e-commerce ou site de empresa é lançado na internet, o empreendedor logo pensa em como irá divulgá-lo para atingir seu público, afinal, a maior utilidade da rede para um negócio é a venda de produtos e serviços. Uma das formas mais eficazes de conseguir isso é investindo em marketing de busca para otimização de sites, que é uma variedade de formas para você ser encontrado, não só no Google, mas nos outros mecanismos, como Bing, MSN, Yahoo!, etc.

Para isso, existe o SEO (Search Engine Optimization ou Mecanismo de Otimização de Busca) e o Google AdWords. Mas qual dos dois é o melhor para o seu negócio? Ambos possuem seus prós e contras, então tudo vai depender das necessidades de cada empresa e do que ela espera obter com o investimento. Vamos entender as diferenças?

Google AdWords

Sabe aqueles anúncios que aparecem no topo dos resultados das pesquisas? São campanhas de AdWords, que possuem análises métricas bem específicas, o que ajuda muito na hora de acompanhar os resultados.

O AdWords consiste em um jeito de aumentar o tráfego e a visibilidade de um site, assim como as técnicas de SEO. O que acontece é que os resultados vêm mais rapidamente, pois a ferramenta é paga. Ela trabalha com palavras-chave e facilita a segmentação dos anúncios para públicos específicos. Dessa forma é possível encontrar quem está buscando por produtos ou serviços específicos através das palavras-chave, dando maiores chances de acertar na hora de atingir seu público.

Com o AdWords, ainda é possível fazer anúncios no YouTube, com comerciais que aparecem antes ou durante os vídeos, links e display em sites de parceiros. A cobrança é feita por cliques, apenas quando alguém clicar no anúncio. Aqui, o que traz bons resultados não é o valor investido, mas a qualidade do conteúdo. Os resultados não dependem de análises dos robôs do Google para aparecerem bem ranqueados, apenas das palavras-chave da busca.

O anunciante pode pagar por quando clicam no anúncio (CPC ou custo por clique) ou apenas quando o virem (CPM ou custo por mil impressões), que é o modelo mais usado por sites com grande número de acessos.

SEO

O SEO, como já dito acima, é um mecanismo de otimização para que um site tenha mais visibilidade e aumente o número de visitantes. A melhor parte é que nele não é necessário nenhum investimento (compra de mídia). Ele é totalmente feito com um trabalho de palavras-chave que serão analisadas por robôs, que irão definir a relevância da página nas pesquisas orgânicas. Para se destacar com SEO, a melhor maneira é ter um blog, onde é possível atualizá-lo com conteúdos relevantes, com uma frequência estabelecida, para que os bots analisem o site sempre que algo for postado, aumentando a relevância do site.

Outro fator de importância é o tempo de permanência do público na página, por isso os conteúdos devem prender o seu interesse. Você sabia que é possível utilizar técnicas de SEO e AdWords em conjunto?

Trabalhando com SEO e AdWords

Se ambas trazem resultados, é natural que quando utilizadas em conjunto sejam ainda mais eficientes. Mas vale levar em conta que se existem diferenças, alguma das estratégias pode ser mais indicada em determinados momentos, dependendo dos objetivos, tempo de projeto e investimento. Para resultados imediatos, ao passo que se prepara o terreno para estratégias de SEO, é recomendado o investimento em AdWords.

Importante: mesmo que se pretenda dar continuidade à estratégia das campanhas pagas através do Google Ads (AdWords), continua sendo fundamental pensar no posicionamento orgânico, afinal a maior parte dos links acessados pelas pessoas são de resultados orgânicos, por questões de confiabilidade (a maioria da audiência considera os resultados orgânicos mais confiáveis que os identificados como publicidade). Além disso, levando estes aspectos em consideração, quando chegar o momento de encerrar as campanhas pagas o seu site continuará bem posicionado nos resultados das plataformas de busca graças ao bom uso das estratégias de SEO.

O que queremos dizer com isso? Tendo em vista que a utilização de ambas estratégias juntas ainda possuem custo inferior ao da publicidade tradicional, não há dúvidas que o melhor para uma empresa é avaliar estratégias integradas que permitem investir tanto em SEO quanto em AdWords.

A palavra chave é “integração”

Sendo assim, não há porque utilizar apenas um deles. Ambos são imprescindíveis para qualquer empresa criar presença na internet. Como trabalham de maneiras diferentes, não tem porque dizer que um é melhor que o outro, já que a utilização combinada potencializa a entrega de resultados.

Começando com SEO para tornar o site mais relevante organicamente e então iniciando uma campanha de AdWords para alavancar sua imagem vai fazer com que as pessoas passem a conhecer seu negócio, visitando as páginas naturalmente, gerando mais movimento e reduzindo os gastos com anúncios patrocinados. O AdWords sempre será necessário quando houver algo para dar destaque especial, principalmente nas vendas sazonais. Não foi dessa vez que conseguimos escolher apenas um dos lados!


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