O marketing sazonal é o up que você precisava para o seu negócio!
A internet impôs uma necessidade de constante mudança, uma nova realidade para o marketing, que passou a ter um viés imediatista a fim de se adaptar. Isso nada mais é do que a ordem natural das coisas, mas no mundo contemporâneo não temos tanto tempo assim para estarmos ligados em tudo.
São tendências, novos modelos estéticos de imagem, escrita, formatação, de pensar e agir, e o público tomando de conta e ditando o que é bom e o que não é. E é pensando neste público tão exigente que uma agência de marketing digital deve se propor a fazer o seu planejamento estratégico. Se você quer atrair clientes e fechar contratos, é preciso saber utilizar as táticas certeiras, pois o alvo está sempre em movimento.
Uma estratégia que sempre funcionou na publicidade tradicional é o marketing sazonal. Em certas datas comemorativas, as mãos dos consumidores coçam para gastar dinheiro com promoções. Além do aumento nas vendas nessas épocas, é uma ótima chance para as empresas fortalecerem sua presença e criarem um vínculo com o público.
As datas mais importantes todos nós sabemos: Natal, Dia das Mães e dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da Criança etc. Você já deu uma conferida no calendário de datas comemorativas e viu a quantidade delas que existe? Algumas podem ser de extrema importância para determinados nichos, além de renderem bons conteúdos para a sua estratégia de vendas.
Como isso afeta o seu negócio?
Sazonalidade é a ideia de algo típico de determinada época; temporário. O desempenho das vendas varia de acordo com a estratégia aplicada, o conteúdo elaborado e as oportunidades existentes. É essencial para uma empresa saber que no Natal, por exemplo, não fica legal fazer promoções de moda praia. Algo que foi um sucesso de vendas no ano anterior pode não apresentar os mesmos resultados neste, por isso é importante perceber quais fatores podem afetar os números e agir com precisão.
Boas ideias como criação de novos produtos para determinadas épocas ajudam você a fidelizar o público e se sair bem em qualquer época do ano. Uma campanha sazonal bem direcionada evita até mesmo que você sofra com produtos parados em estoque, por isso é necessário atuar com precisão e não acreditar que essa variação seja ruim.
Como explorar o marketing sazonal no mercado digital?
No varejo, fica clara a importância e até mesmo a “facilidade” com que são exploradas as datas comemorativas, inclusive em lojas online. Mas para novos empreendedores de qualquer nicho, como aplicar essa modalidade de marketing em sua empresa? Montamos um passo-a-passo com dicas importantes para que você comece a trabalhar no planejamento do seu negócio agora mesmo!
Cronograma
Antes de botar a mão na massa, é necessário focar nos seguintes tópicos:
- Objetivos (Vender mais? Obter mais reconhecimento?);
- Redes sociais e formatos de mídia utilizados;
- Frequência de postagem;
- Público alvo e persona.
Faça um mapeamento das datas comemorativas
Se você começa a pensar no planejamento do Natal só em dezembro, já começou mal. As ações precisam de impacto, e para isso é preciso avaliar o terreno - despertar interesse pelo seu produto ou serviço - e mostrar para o seu público que você está lá, para então se certificar de que o território é seu. Anunciar uma novidade em cima da hora não vai surtir o mesmo efeito porque as pessoas já estavam de olho em outro produto ou serviço da concorrência, que fez o dever de casa.
Aqui estão algumas datas que movimentam o comércio e sugestões simples de estratégia de presença de mercado, que também pode impulsionar as vendas, para cada uma delas:
- Carnaval: produto sobre dicas para viajar sem gastar mais do que pode ou DIY (do it yourself, faça você mesmo) de fantasia de carnaval;
- Dia dos namorados: promoção especial para casais, sorteios;
- Dia das crianças: post em homenagem, dicas do que fazer com os brinquedos que não são mais utilizados, dicas para os pais que querem gastar menos;
- Natal: post especial sobre a data, dicas para conseguir comprar presentes com antecedência e sem estourar o orçamento, descontos e promoções
- Réveillon: promoções, posts festivos, dicas sobre planejamento para as metas do ano novo etc.
Tais produtos ou posts podem servir de clickbait (uma tática para gerar tráfego, visualizações ou curtidas através de títulos ou imagens chamativos) e utilizados dentro de uma estratégia de funil de vendas. Assim, o empreendedor digital adapta as ofertas de acordo com a época, aproveitando o mesmo público para realizar diferentes tipos de vendas.
No Google você pode encontrar vários calendários sazonais e selecionar as datas importantes para a área de atuação do seu negócio, para impulsionar o seu reconhecimento e consequentemente, suas vendas. Datas pouco conhecidas ou inusitadas despertam interesse e valorizam o seu produto, assim como os profissionais que trabalham com você, como o Dia Nacional da Torta ou o Dia do Designer Gráfico.
Benchmarking
Buscar inspirações e referências movimenta desde sempre o mercado de criação de conteúdo. Analisar conteúdos já publicados no mercado ou na concorrência e ver sua repercussão te dá uma ideia melhor do que fazer e do que não fazer.
Crie relacionamentos e parcerias
Você não precisa vender um produto sempre que surgir uma data pertinente. às vezes, estreitar o relacionamento com o cliente através de leads, contato frequente e uma postagem diferenciada são uma ótima estratégia para uma data futura, já que marcando presença você será lembrado. Tenha parceiros com os mesmos objetivos e visões que as suas. Um digital influencer, por exemplo, tem o seu público fiel, que pode se tornar o seu público também, dentro de uma parceria.
Saia da zona de conforto
Em épocas especiais, é com que o consumidor adote comportamentos típicos delas. Se o foco da sua empresa é em determinado nicho, use as datas comemorativas para criar e divulgar produtos ou serviços em novos subnichos, até mesmo através de promoções especiais. No verão, aumenta número de vendas de artigos de praia, cosméticos e acessórios para proteger a pele do sol, alimentos e bebidas refrescantes etc. Então vale pensar em todas as chances onde seu produto possa ser compatível e faça o público precisar dele.
Analise os resultados
Tudo o que for feito e o que acontecer em uma campanha deve ser documentado. A única forma de saber como está a receptividade do mercado é botar o que foi planejado em prática e não aguardar milagres já na primeira tentativa. Para acompanhar a evolução do seu trabalho, deve-se utilizar métricas para saber exatamente onde está o problema e encontrar uma solução com mais facilidade.
Redes sociais
É onde seu público ou novos clientes vão estar. Não há campanha de marketing digital, sazonal ou não, sem o uso das redes sociais. É lá onde as pessoas consomem conteúdos de todos os formatos e interagem diretamente com a marca. É um feedback imediato. Sabendo dos desejos dos clientes, é essencial que sejam criadas estratégias para se adequar a eles. Fato importante: todo mundo já fica ansioso por promoções nas redes quando alguma data especial se aproxima.
Ações de branding
Usar algumas datas especiais para fortalecer a imagem da sua empresa, celebrando ou apoiando uma causa, sem a necessidade de envolver vendas e promoções, por exemplo: um post sobre a importância do Outubro Rosa. Dessa forma, seus consumidores vão passar a ter uma memória afetiva dos seus produtos, e quem sabe, passar a interagir mais com a sua marca nas redes.
Preparado para botar em prática?
Essas são apenas algumas dicas para que você tenha uma noção do que é e como utilizar o planejamento sazonal no marketing da sua empresa. Vale lembrar que tudo deve ser minuciosamente traçado e então posto em prática; algumas coisas vão dar certo, outras não, e assim você vai descobrindo o que é melhor para sua empresa e seu público, e em quais datas ele é mais afetado.
Pensar bastante, elaborar com cuidado e antecedência um planejamento com boa estrutura, prezar por bons textos e apelos visuais são coisas que devem ser tidas como prioridade por qualquer empresa que almeje o sucesso. Se esforce para fazer coisas inovadoras e saiba falar a língua do seu público. Se ainda não começou a pensar no planejamento sazonal de 2019, corre que agora que o ano está começando!
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