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Marketing digital para pequenas empresas

12 Setembro 2018
Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas: qual sua importância, melhores estratégias e benefícios?

É impossível falar de marketing digital para pequenas empresas sem levar em consideração que mais 116 milhões de pessoas se conectam à internet todos os dias - ou seja, mais da metade da população brasileira está diariamente online. Esse já seria um motivo de sobra para que todas as organizações, inclusive as pequenas empresas, investissem em marketing digital.

Entende-se como marketing digital o conjunto de estratégias online adotadas por uma empresa ou pessoa, para promover um negócio, atrair consumidores, criar relacionamento e desenvolver uma identidade para sua marca. 

Usando canais digitais como blogs, mídias sociais, sites, e-mail, motores de busca e outros, as empresas tentam solucionar os desejos de clientes e gerar leads. Essa nova forma de se comunicar é uma das principais maneiras que as empresas têm para atrair o seu público e interagir de forma direta e personalizada - e a um custo bem mais baixo do que o demandado por estratégias offline como anúncios em rádio e em TV.

A seguir, compreenda melhor sobre os benefícios que o marketing digital pode trazer para o seu pequeno negócio e veja dicas de como iniciar sua estratégia online. Acompanhe.

Benefício do marketing digital para pequenas empresas

1. Baixo investimento

Antigamente, investir em uma boa campanha de marketing era algo que, muitas vezes, não estava acessível para pequenas e microempresas. Com o marketing digital, esse quadro mudou completamente.

Os investimentos necessários para fazer uma campanha de marketing digital são muito menores do que aqueles exigidos por uma campanha de marketing tradicional. Além disso, é possível realizar ações personalizadas de acordo com o budget de cada empresa.

2. Análise de resultado

Em qualquer ação de marketing digital é possível mensurar o resultado - e tudo em tempo real. Por exemplo, o comportamento do consumidor em seu site, o desempenho de anúncios no Google, a interação da sua postagens em redes sociais, os e-mails que foram entregues e abertos, etc.

Assim é muito mais fácil prosseguir com as ações que dão certo e mudar as estratégias que não tiveram sucesso, otimizando a verba e os resultados das pequenas empresas.

3. Presença na internet

Se a sua empresa não está na internet, ela praticamente não existe para uma faixa de público cada vez maior, que faz pesquisas sobre as marcas antes de buscá-las em um PDV ou mesmo no e-commerce.

Portanto, para não perder oportunidades de negócio, é fundamental ter um site com domínio próprio, estar bem posicionado nos mecanismos de busca e ser ativo nas redes sociais.

4. Audiência qualificada

O marketing digital permite que a sua empresa seja encontrada por quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Quando você se conecta com seu público-alvo fica mais fácil se relacionar, vender e fidelizar clientes.

5. Comunicação personalizada

O marketing digital possibilita um alto nível de segmentação, assim é possível personalizar a sua comunicação de acordo com os interesses de cada consumidor e avaliando em qual fase do funil de vendas ele se encontra.

6. Vantagem sobre a concorrência

Cerca de 98% das empresas nacionais não aproveitam completamente as possibilidades do marketing digital. O que significa que, se você investir corretamente, esse será um grande diferencial se comparado à concorrência, você sairá na frente e garantirá uma presença online mais sólida.

4 principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital oferece diversas opções de canais, estratégias e investimentos. A seguir, confira as principais para quem quer iniciar sua presença digital.

1. Blog

Criar um blog é a melhor forma de ganhar confiança na internet e ser reconhecido como autoridade em seu segmento. Publique conteúdos úteis e relevantes para o seu público-alvo e preocupe-se com a linguagem e a periodicidade dos seus posts.

2. Redes sociais

Mais de 100 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, esse é um forte motivo para criar uma página para sua empresa.

Ainda, as redes sociais são uma excelente forma de atrair tráfego para o seu site ou blog, além de ajudar a criar interação com seus seguidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais - portanto, elas têm o poder de ajudar a aumentar suas vendas.

Para isso, estude em quais redes o seu público está e utilize essas plataformas para interagir com ele. Você pode divulgar conteúdos pertinentes ao seu negócio, tirar dúvidas, descobrir o que seu público gosta e espera de você, etc.

3. Links patrocinados

Investir em links patrocinados significa atrair visitantes interessados em seu produto ou serviço. Isso pode ser feito no Facebook, LinkedIn ou qualquer plataforma que venda anúncios, mas a mais conhecida é o Google Ads.

Seus anúncios de links patrocinados são mostrados com os resultados orgânicos a partir da pesquisa de uma palavra-chave, garantindo uma boa exposição de sua marca, produtos e serviços quando seu cliente em potencial pesquisar sobre ele.

4. e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas quando se trata de marketing digital. Refere-se a qualquer e-mail enviado a um cliente ou potencial cliente com o intuito de aumentar o relacionamento, instigar uma recompra ou adquirir novos produtos.

O mais interessante é que ele pode ser segmentado de acordo com o interesse do cliente - e a um custo realmente baixo, trazendo resultados elevados, já que a taxa de conversão pode chegar a até 70%, o que o torna uma ótima ferramenta para direcionar seu cliente em potencial para uma oportunidade de compra.

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