26 07 2018
| Atualizado em
19 10 2019

Redes sociais: 5 bons motivos para investir

Redes sociais: 5 bons motivos para investir

Comunicação corporativa, marketing, publicidade, propaganda, enfim, tudo que pavimenta o caminho das marcas até a preferência dos clientes, acompanham a evolução da tecnologia. Assim tem sido desde a mais primitiva imprensa até a época de ouro do rádio, da primeira transmissão de televisão até os painéis iluminados de LED espalhados pelas grandes cidades.

O advento da internet inaugurou uma nova linha evolutiva nos meios de comunicação cujo principal diferencial reside na comunicação interativa, de mão dupla, onde o “receptor” da mensagem também pode ser emissor de opiniões e preferências. Este novo contexto, em constante revolução, também fornece às empresas um ativo muito valioso: a informação sobre quem é e o que pensa o seu público.

É nesse ponto estratégico que se encontram hoje as redes sociais. Sendo a ponte mais curta e íntima entre empresas e clientes (ou potenciais clientes), pode-se dizer que as redes sociais são a mídia do futuro e, principalmente, do presente.

Listamos abaixo 5 motivos que comprovam por que é um bom negócio investir em redes sociais. Acompanhe!

1 - Todo mundo está conectado (e em todo lugar!)

O brasileiro é a terceira população no mundo que mais passa tempo conectada à internet, segundo pesquisa divulgada no portal Techtudo. São mais de 9h por dia dedicadas à navegação web, sendo que quase 4h diárias são interagindo com as redes sociais.

Instagram, Facebook, Twitter e o próprio WhatsApp são utilizados pelos usuários espontaneamente para interagir e buscar informações sobre produtos e serviços de interesse particular. Esse contexto é facilitado pelo fato de que muitas das operadoras não cobram os dados móveis utilizados nesse tipo de navegação.

92% dos usuários do Facebook (a rede social mais popular no Brasil), acessam o site utilizando aparelhos móveis. Na prática, significa que eles podem acessar o perfil de uma empresa para consultar o endereço, tirar alguma dúvida, fazer um check in ou mesmo tirar uma foto dentro do estabelecimento criando identificação e engajamento orgânico com a marca.

2 - Mais alcance com menos investimento

Abrir um perfil em qualquer rede social é gratuito e o simples fato de desenvolver um perfil, com informações relevantes e a identidade da marca disponíveis, já é o suficiente para deixar a sua empresa facilmente rastreável para os interessados.

Mais do que isso, as principais redes sociais oferecem recursos voltados especificamente para a promoção de marcas e para isso cobram valores bem mais atraentes do que os custos de campanhas publicitárias tradicionais.

Resumindo: investe-se pouco, com possibilidade de segmentar o alcance dentre um perfil desejado de público e ainda se possibilita à empresa conquistar engajamentos orgânicos e trabalhar conteúdos que, de fato e sem custos, despertem o interesse dos potenciais clientes.

3 - Acesso aos números e mensuração de resultados

Ao contrário das campanhas offline tradicionais, de raro feedback e alcances dificilmente mensuráveis, ações em redes sociais podem monitorar com fidelidade cada clique, cada reação e cada interação conquistada. Mágica? Não, isso é tecnologia.

As próprias redes sociais oferecem ferramentas de mensuração que permitem acesso aos relatórios de alcance de cada ação. Além das ferramentas nativas, existem softwares, serviços externos e profissionais qualificados capazes de interpretar resultados e ajudar a criar novas estratégias.

O resumo da ópera é que o seu investimento, além de comparativamente mais baixo, é completamente monitorável.

4 - O seu público está nas redes sociais

O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo e incríveis 103 milhões apenas no Brasil.

70% dos celulares do Brasil têm o WhatsApp instalado e mais de 30% da população utiliza o aplicativo diariamente.

O Instagram conta com 300 milhões de usuários ativos mensalmente no mundo todo, destes, mais de 57 milhões são usuários brasileiros, cerca de 29% da nossa população.

Estes são apenas alguns dados sobre as principais redes. É importante saber que nas redes sociais os anúncios e ações devem ser segmentados de acordo com o perfil do seu público. De acordo com este mesmo perfil também é possível escolher qual rede social tem mais a ver com o seu tipo de negócio.

Não podemos nos esquecer que ainda tem o Twitter, o Pinterest, o Snapchat, o LinkedIn, e por aí vai…os números são grandes, mas encontrar o seu perfil de público é mais fácil do que você pensa.

5 - Geração de leads e fidelização de clientes

Já falamos aqui sobre o que é qual a importância de gerar leads, certo? Pois é, as redes sociais possuem também esse incrível potencial de te colocar em contato direto com clientes em potencial.

De repente, aquela “@” que te seguiu ou aquele “Fulano de Tal” que curtiu displicentemente a página da sua empresa, já não são mais anônimos na multidão e abriram um canal direto para que você o identifique, saiba gratuitamente o perfil dele e possa comunicar a sua mensagem/produto/serviço.

Leads já convertidos também podem ser fidelizados e consolidar a identificação com a sua empresa. Para isso, basta que você utilize corretamente esta ponte criada entre a marca e o cliente e mantenha o interesse vivo através de conteúdos interessantes e ações que representem alguma vantagem.

Além do mais hoje em dia ninguém vai procurar sua empresa na lista telefônica e sim nas ferramentas de busca da internet. E #ficaadica: a presença nas redes sociais potencializam o seu rankeamento SEO.

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Redator(a) WB Web

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