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Leads: o que são e como podem ajudar o seu negócio

27 Junho 2018
Leads: o que são e como podem ajudar o seu negócio

Leads: descubra o que são e as vantagens que eles representam para a sua empresa

Leads são potenciais consumidores do seu produto ou serviço, atraídos através da seu posicionamento online. Para ficar mais claro: leads não são visitantes comuns do seu canal online, mas sim aquela pessoa atraída pelos seus conteúdos e que, por interesse próprio, te disponibiliza algumas informações pessoais em troca de ter acesso a este conteúdo.

Os leads são visitantes fidelizados e prováveis clientes. Eles deixam de ser anônimos para a sua empresa, o que possibilita conduzi-los por um caminho de confiança na sua marca que resultará na compra, ou seja, na efetivação deste indivíduo como seu cliente.

Como gerar leads?

Geração de lead está diretamente ligada a criação de conteúdos relevantes, uma coisa não existe sem a outra. Os caminhos que podem levar a sua persona (cliente ideal) ao seu site ou blog são vários, como uma pesquisa no google sobre um tema que sua empresa domina ou uma postagem patrocinada que surgiu na timeline do visitante.

O caminho para manter o visitante ligado até o fim no seu conteúdo e por fim convertê-lo em um lead é só um: qualidade. Isso mesmo, a relevância e a qualidade do seu conteúdo é que vão assegurar a credibilidade do seu canal perante o cliente. Também confere autoridade à sua empresa diante do tema tratado. Seguindo esta estratégia a aproximação entre marca e lead tende a se fortalecer e resultar em bons negócios!

Onde gerar leads?

Existem canais e formatos mais comuns para a criação de conteúdo focado em geração de leads. Para definir quais são os mais adequados ao seu tipo de negócio pesquise os hábitos do seu cliente e sempre considere as opiniões de sua equipe de vendas.

Os canais mais comuns para propagação de conteúdos são perfis em redes sociais, email marketing, sites e blogs corporativos. Para potencializar o alcance do seu conteúdo existem opções como patrocinar os seus posts ou otimizar o seu site para elevá-lo no ranking de buscas através de estratégias de SEO.

Os formatos mais comuns para publicação de conteúdos digitais são os blog posts, ebooks, infográficos, webinars (seminários online) e podcasts. Da mesma forma, cada um destes formatos têm alcances e níveis de aprofundamento diferentes. É muito importante saber em que fase do funil de vendas o seu lead está para definir que formato de conteúdo é mais adequado.

O que a sua empresa ganha com isso?

Retomando a pergunta que fizemos ali no início do texto, se os seus canais online possuem o potencial de ser excelentes prospectores de clientes, de admiradores da sua marca e, consequentemente, podem alavancar o seu volume de negócios, por que não tirar a poeira e as teias de aranha daquele site que você mandou fazer e utilizá-lo a seu favor?

Uma das principais vantagens na utilização de estratégias do marketing digital é o total controle do alcance e da efetividade das suas ações. Dessa forma, através de ferramentas específicas de monitoramento, é possível ter certeza do retorno do seu investimento, do número exato de visitantes, de leads e de clientes prospectados através de cada conteúdo que sua empresa publicou.

Outra vantagem essencial é que, o uso destas técnicas e ferramentas, com o tempo, permitirão traçar um perfil muito mais preciso da sua persona. O seu cliente ideal terá características desvendadas através de dados e informações reais, fornecidas por eles mesmos e aprofundadas à medida que eles se fidelizem à sua empresa.

No fim das contas, se trata de uma readequação aos nossos tempos que, mais cedo ou mais tarde, todas as empresas precisarão fazer para se garantir em um mercado cada vez mais concorrido. Um trabalho de marketing digital bem feito significa um avanço significativo nos quesitos que todo empresário sonha para si: aumento da clientela, aumento das vendas, aumento das fidelizações e o desenvolvimento de uma marca forte e confiável.

A sua empresa mantém canais online ativos? O que acha de atualizar estes canais com estratégias atualizadas de marketing digital e de conteúdo? Deixe um comentário, queremos saber a sua opinião!

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